FILOSOFIA DA RELIGIÃO

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

A Religiosidade da Visão de Welte

Segundo Welte, na religião, o ser humano se encontra determinado e referido a Deus. No entanto, num tempo em que cresce o ceticismo e a descrença em deus, é preciso identificar os meios pelos quais Deus, é preciso identificar os meios pelos quais Deus pode ser vivido na Religião a partir das experiências humanas comuns. Welte propõe que são três as experiências fundamentais que permite falar em geral da experiência do divino: a experiência da existência, a experiência do nada e a do postulado do sentido.
O primeiro fato a partir do qual Welte pretende encontrar indícios da experiência religiosa é o da existência, ou seja, de que estamos aqui em nosso mundo.
A segunda experiência fundamental nessas considerações é a experiência de que em algum momento não estávamos aqui e em algum momento já não estaremos mais. Trata-se da experiência do nada.
A presença íntima do nada na existência tem consequências importantes para a própria existência. Umas das consequências é o fato de que estamos sempre nos perguntando pelos os sentidos das coisas nos diversos âmbitos de nossas vidas.
Segundo Welte, o postulado justificado da existência humana em geral
está no fundo e na raiz da existência humana, embora a sua necessidade e justificação sejam, no mais das vezes, ocultos para nós.
A exigência ética que cala em nossa consciência indica que deve haver um sentido fundamental, diz Welte.
Portanto, parece haver na abordagem de Welte uma distância considerável entre esse nada como a ocultação absoluta e o sagrado da religião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: Hierofania