Seca e rompimento das barragens em Minas revela a tragédia do Rio Doce

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Descoberto em 1501 por André Gonçalves, o Rio Doce começou a ser utilizado para a penetração no interior do Estado por Sebastião Fernandes Tourinho. O Rio é importante para a economia de 27 municípios do Norte do ES. Até a década de 1960 era utilizado para transportar produtos na região. Hoje, existem várias áreas do rio comprometidas pela seca e pelo rompimento das barragens ocorridas no distrito de Bento Rodrigues, cidade de Mariana, MG.

As barragens estavam localizadas na Região Central de Minas Gerais, cujos donos são, Samarco a Vale e a anglo-australiana BHP. Elas causaram uma enxurrada de lama que inundou e estragou o futuro de muita gente e de espécies de animais que nunca mais existirão.
O Rio Doce nasce na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, e percorre mil quilômetros até a foz. Nesse percurso ele é gravemente agredido de diversos modos. O alto nível de assoreamento, provocado pelo desmatamento ocorrido em suas margens dificulta a navegação e compromete a pesca. O robalo, que desovava no rio, não tem como voltar para o mar, sendo pescado com muita facilidade.
Várias áreas que antes eram cobertas pelas águas do rio foram transformadas em campo de futebol. Certa vez conversando com um pescador das margens do Rio, ele disse:” Sustentei nove filhos e netos com a pesca, mas hoje não sei o que vai ser de mim”. Além dos pescadores, os produtores das ilhas espalhadas pela região da foz do rio, também estão sendo fortemente prejudicados.
O Espírito Santo se uniu a Minas Gerais para buscar uma solução para salvar o Rio Doce a partir de 1989. Naquela época enviaram para a câmara técnica do Conselho Nacional de Recursos Hídricos um projeto para captação de recursos, com a seguinte proposta: “Vamos identificar os problemas em cada sub-bacia, os projetos que já estão sendo executados e estabelecer os planos de recuperação”, disse o coordenador de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado para Assuntos Ambientais do Governo do Estado do ES na época. Afinal. de lá pra cá foi feito o que de prevenção e conservação desse patrimônio natural da população?
Será quanto que custará para recuperar o Rio Doce? E quanto tempo demorará? Têm valor que pague os prejuízos causados a tantos seres vivos devido essa tragédia no Rio?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna