A riqueza cultural do Continente Africano e a influência na construção e proximidade cultural entre África e Brasil

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

A África possui um cultura rica em diversidade e é milenar. A cultura brasileira tem uma variedade costumes originadas do povo africano, que aqui chegaram na condição de escravos para trabalhar nas plantações da cana-de-açúcar, mineração, lavouras de café, entre outros, no período em que o Brasil era colônia de Portugal. Então, quais as principais características culturais do continente africano pré - colonização? Como a presença dos africanos no Brasil contribuíram com a construção de nossa cultura?

O Continente Africano é reconhecido por diversos motivos, vale destacar a sua rica diversidade cultural. Afinal, segundo a história, foi na África que surgiu o homem. Alguns historiadores defendem que ela é a região mais antiga do mundo, por isso, possuí uma extensa e variadas diferenças étnicas, físicas, linguísticas e organização sociopolítica que faz com que a realidade africana seja de grande valia para a humanidade.

Mas, como pode ser definido o conceito cultura? Segundo os historiadores, cultura pode ser definido como um conjunto de símbolos e valores que compartilham a maneira de pensar, agir e de comportamento de um povo que vive em coletividade. Sendo assim, cultura é composta tanto por elementos materiais como por obras de arte, técnicas ou instrumentos de trabalho do grupo, como também suas vestimentas, elementos espirituais ou religiosos que incluem ideias, crenças, normas, valores e costumes do grupo.

Entretanto, trataremos especificamente da África pré – colonial. Ela tem origem egípcia, assim, é do Egito sua base cultural e filosófica. Também merece destaque o Islã, pois desempenhou papel importante neste período histórico.

Porém, é complicado afirmar o que era natural da religiosidade africana e o que foi modificado com a incorporação das religiões islâmicas e cristãs. Mesmo assim, é possível encontrar traços muito fortes das religiões tradicionais da África.
Segundo Ki-Zerbo (2010), o principal motor da sociedade pré-colonial era a família patriarcal. Inclusive os grandes reinos tinham uma organização política e social bem estabelecida a partir do núcleo familiar.

Outro fato importante é a presença da cultura de castas e categorias sociais. Elas eram uma maneira de demarcar o pertencimento de uma determinada categoria profissional.
Também, o que se destaca como característica fundamental da construção social africana é a existência do regime escravocrata, da posse da mão-de-obra.

Neste contexto, encontra-se os Bantos. Estes viviam na região do reino do Congo, situado no sul da África Ocidental. Eles dominavam a agricultura, a metalurgia, a fabricação de tecidos e cerâmicas e o comércio de metais preciosos.


Outro ponto importante é a influência da linguagem. As línguas afro-asiáticas desenvolveram na África do Norte e em parte da África Oriental. Entretanto, na atualidade a predominância linguística e cultural da África do Norte vem árabe.

A presença dos africanos no Brasil foi importante na formação de nossa cultura brasileira.
A sociedade africana colaborou em vários aspectos na construção de nossa identidade cultural, passando pelas questões religiosas e dos cultos afro-brasileira, como: umbanda, quimbanda, candomblé, etc. Além na presença influente na linguística, na culinária, nas músicas, entre outros.

Atualmente vivemos em um período que busca a valorização e o entendimento cada vez mais essas influências no nosso contexto sociocultural.

Sabemos que, na atualidade depara-se com um diálogo intercultural. Isso por que somos resultados de uma mistura de culturas, oriundas do comportamento dos povos africanos, europeus, indígenas em sua maior proporção. Portanto, significa dizer que no Brasil não há uma cultura puramente africana ou europeia ou indígena, isto, por que a união de todas deu origem a uma nova cultura.

Dessa forma, com a contribuição de todos saberes representados neste ambiente cultural, “determinou” nosso modo de ser, de viver, agir e de se comportar no meio em que vivemos.
Com essa mistura de povos ocorreu a miscigenação, marcando a nossa realidade brasileira. Isso fez com que a sociedade brasileira tenha características específicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna