As Américas Coloniais

Autor: Ademilson Marques de Oliveira 

Segundo a historiografia, nas Américas, antes da colonização existiam várias civilizações, como: a civilização maia, a asteca e os incas. Será como ocorreu a colonização da América? Como foi a colonização espanhola e inglesa na América? 

Para alguns historiadores, passado o período de conquista, subjugados os nativos, os colonizadores europeus arquitetaram sua estrutura de exploração nas Américas. Mesmo semelhantes em diversos aspectos, algumas diferenças foram se estabelecendo nas diversas áreas da nova colônia.

Neste contexto, foi a partir da extração mineral que a dominação espanhola se estabelece, secundada por uma agricultura de subsistência e de um complexo comercial que permitia a chegada dos minerais à Espanha e dos produtos europeus à América colonial. Já a dominação portuguesa, depois de um período de extrativismo, por exemplo: O pau-brasil, passa a basear-se na fomentação da produção de açúcar e na importação de escravos.

Por outro lado, a exploração inglesa, embora tenha dados históricos semelhantes ao da portuguesa (a plantation de algodão no sul do que são hoje os Estados Unidos), recebe também imigração de famílias que se deslocam em massa para a América devido a problemas políticos e religiosos que enfrentavam na Inglaterra.
                      
  Referências Bibliográficas:
  ORDOÑEZ, Marlene. QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo: IBEP, 1996.
  PINHEIRO, Marcos Sorrilha. História da América II. Batatais, SP: Claretiano, 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna