REFLEXÃO SOBRE A ALMA

Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Para início de conversa, levantemos algumas indagações: De onde se origina a alma? O que ela é? Como ela se une e procede unida ao corpo? E o que acontece quando ela se separa do corpo? 

O único autor de qualquer alma é Deus. A alma é o centro do conhecimento, não é material; é imortal e divina por que Deus que o coloca, por não ser material ela não é sensível, portanto é inteligível. A alma é perfeita por que vem de Deus. É o que anima o corpo. É o sopro de vida.
A união da alma com o corpo está na relação divina, porque a alma representa a presença de Deus em nós. Ela procede em Deus e por Deus, se move em Deus. Portanto, ela é alertada quando acontece alguma coisa fora dela para produzir conhecimento. Já quando ela se separa do corpo, ele perde a animação, morre. Ela separada do corpo volta a Deus, pois Dele saiu. 

Platão, antigo filósofo grego acreditava que a alma era superior ao corpo, assim, defende que ela é imortal e perfeita; Já Santo Agostinho, um dos maiores Teólogos da história da humanidade, escreveu muito sobre essa temática, na obra: Potencialidade da Alma. Portanto, ele diferencia de Platão, pois para ele, Deus coloca as ideias na alma, enquanto Platão afirma que a alma contempla as ideias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna