De que maneira, o questionamento da postura do mestre pode fundamentar a metodologia EAD ?

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a professora Cláudia Murta, "a EAD deve ser compreendida como uma dimensão da educação, que pode contribuir para mudanças paradigmáticas, que superem a escola tradicional".
Nesta metodologia, o aluno está em um lugar de igualdade diante do mestre. Assim, o mestre é mais um neste processo, não o dono do saber. Inclusive os alunos, nesta perspectiva podem apreender sem mestre. Aprendem através da tensão do seu próprio desejo.
Portanto, o aluno não é um mero expectador de tarefas determinadas por equipes de trabalho, mas um importante participante de um projeto comum de formação. Dessa forma, a postura do mestre deve ser de motivador, estimulador, ou seja, de animar o aluno na buscar do saber, não por meio de respostas prontas, mas sim, através de dúvidas, de indagações. Vale lembrar que o que move o mundo não são respostas, mas perguntas.
Portanto, o questionamento da postura do mestre pode fundamentar a metodologia EAD,  por meio da gestão democrática do conhecimento, onde busca-se a pro atividade de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as competências e habilidades são adquiridas através das trocas de experiências, ou seja, de saberes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna