sábado, 20 de junho de 2015

Qual o conceito de autonomia segundo a filosofia Kantiana?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Para Kant, a vontade se equivalerá a lei moral em sua forma. O imperativo categórico é representado pela razão. Logo, uma vontade, a qual unicamente a simples forma legislativa pode servir de lei, ou seja, é uma vontade livre.

Qual a relação da Filosofia com os quatros eixos da educação?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Vivemos em um momento de diversos avanços tecnológicos. Então, será que existe alguma relação da filosofia com os quatros eixos da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser?

A história da humanidade é marcada por vários momentos em relação aos avanços da sociedade.

Nesta perspectiva histórica atual, com base nos grandes avanços tecnológicos, a filosofia se relaciona com os quatros eixos da educação.
Ao falarmos em aprender a conhecer, entende-se que os primeiros passos para o nosso desenvolvimento bom com o mundo, se dá quando nós nos conhecemos bem, conforme orientação do filósofo grego: Sócrates.

E aprender a fazer? Se relaciona, pois a filosofia nos orienta a está constantemente buscando conhecimentos.
Já ao falarmos em relação no eixo em aprender a viver, podemos afirmar sua relação com a filosofia, por que, ela visa nortear a vivencia de forma ética e em harmonia com a nossa consciência e com a natureza.

E, por fim, a filosofia busca colaborar para a formação de mente autônoma, criativa, reflexiva, então, ela também se relaciona com o eixo da educação, aprender a ser. 

Será que existe distinção entre professor de filosofia e filósofo?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

É comum depararmos com estas expressões: professor de filosofia e filósofo. Será que podemos fazer distinção em relação a estes profissionais? Qual o sentido da filosofia na escola? Penso, que não podemos fazer esta distinção, pois, o professor de filosofia, não deve ser somente aquele que transmite conhecimentos de filósofos clássicos. Ele deve usar os elementos históricos, porém, é importante utilizar a reflexão acerca da realidade atual. Ainda, é de sua responsabilidade desenvolver o pensamento crítico de seus aprendizes. É necessário repensar o pensamento existente! Portanto, ambos, são e devem ser filósofos.

O sentido da filosofia é de contribuir para a formação dos cidadãos, fomentando-os o pensamento crítico, reflexivo. Dessa forma, o professor de filosofia, deverás constantemente utilizar mecanismos visando possibilitar a criatividade de seus educandos, fazendo com que eles gostem da disciplina.


Parta tanto, conclui-se que não é ideal fazer distinção entre professor de filosofia e filósofo.  

Lembranças do meu saudoso Pai: Teodoro Marques de Oliveira



Teodoro Marques de Oliveira, nasceu em Afonso Cláudio, ES, Brasil em 09/11/1923.  
Faleceu em 16/07/1996, na mesma cidade.

Quanto tempo faz? Faz muito tempo!
Eu podia abrir meu coração,
Confidenciar um amigo.
Presentemente, amigos são poucos,
Confidente menos ainda.

16 de julho, de 1996
Sentidamente, uma data.
Fomos surpreendido humanidade,
Perdemos um grande amigo.

Somente bondade em teu coração,
Julho de 1996,
Época de forte emoção,
Perdemos um mestre.

Se pudesse,
Tirar de dentro do peito,
A dor que você deixou ao partir.
Dor nenhuma sentiria,
Pois esta ainda, sinto, dentro de mim.
  
Autor: Ademilson Marques de Oliveira

quarta-feira, 17 de junho de 2015

A minha Mãe, Marfisa Henrique Braga, exemplo maior de minha vida



MINHA ETERNA GRATIDÃO!

Pelo amor ao trabalho incansável,
Pela luta e a fibra inquebrantável,
Pelo teto e o coração acolhedor.

Pela mente na realidade,
Pela paz e honestidade
Pelo exemplo como herança.

Os momentos que revivo
São retalhos coloridos,
A vestir minha lembrança.

No "zig-zag" da estrada,
Com tuas palavras tão suaves,
Me ensinou a caminhar.

Portanto, agradeço-te comovido,
Por me ensinar que a vida,
É uma arte de amar.

Mãe, tu és o amor maior do mundo!
Autor: Ademilson Marques de Oliveira





domingo, 13 de abril de 2014

Como acabar com a corrupção no Brasil? Há que se cuidar do broto, para a vida dê frutos e flores!

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Há que se cuidar do broto, para a vida dê frutos e flores!

Há um princípio último que tudo explica, uma verdade suprema que tudo ilumina: esta verdade é o Deus vivo e real que mantém em equilíbrio o mecanismo do mundo(...) negar a Deus é negar a razão do mundo.

O conhecimento é a finalidade do universo. Sendo assim, é fácil deduzir as leis da conduta. Antes de qualquer outra coisa duas são as regras fundamentais da moral: primeira, conhecer ati mesmo; segunda, conhecer a natureza.

Além desde duplo conhecimento, será a consecução da verdade que constituirá. A norma suprema do reto proceder. Mas a verdade não possuímos inteira e completa. O que fazer? Proceder de acordo com que a natureza nos deu em lugar dela, proceder de conformidade com o que se nos apresenta como verdade no foro da consciência, isto é, com a convicção. Portanto, eis o critério supremo da conduta.

Infelizmente, hoje deparamos com tantas inverdades na política de nosso país. O desrespeito aos  princípios constitucionais estão presente na ausência do direito de ir e de vir, devido os altos índices de violência que ocorrem em nossa pátria. A Constituição Federal Brasileira avança para a garantia do direito a vida e dignidade para todos. Contraditoriamente depara-se com tantas desigualdades sociais, o que contribui,significativamente para o aumento da criminalidade.

A não obediência aos princípios da impessoalidade, da publicidade, da eficiência, da competência e da legalidade, e quando a finalidade não é visar o bem comum, não é administrar para a coletividade, acaba gerando o que chamamos de crise política.

Diante desde fenômeno: temos uma missão difícil, mas gratificante, lutar incansavelmente para acabarmos com a corrupção para que ela não acabe conosco.

No entanto, sabemos a dificuldade de vencê-la, talvez até pode não ser vencida. Porém, nos é sabido que se chegarmos no máximo: criar na maioria das pessoas uma disposição moral, cultural e econômica que funcione como obstáculo em sua prática.

Atingir este estágio equivale dar enorme salto civilizatório, como o que o ocidente deu muito séculos antes do oriente rumo a valorização a vida, o que redundou no  respeito aos direitos humanos, à diversidade de opinião e a democracia. Alguns povos chegaram perto de tornar a corrupção um estigma, espécie de doenças contagiosas a ser evitada. Portanto, que combatam fortemente a corrupção, não votando em políticos fichas sujas, não elegendo corruptos.

quinta-feira, 20 de março de 2014

O mundo precisa de paz! Por que não cultivá-la?

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Amigos e amigas, a Palavra de Deus diz: “É para liberdade que Cristo no libertou" (GL5,1).

Com é triste depararmos com índice de violência contra as mulheres tão grande em nosso Estado. O Espírito Santo é o Estado que mais tem cometido este tipo de violência. Será de onde que nasce está cultura de violência? Por que não darmos lugar a cultura da Paz em nossos corações? Quantas vidas de mulheres estão sendo tiradas por homens possessivos? Também, não podemos esquecer de que existem mulheres com esta personalidade, obcecadas pelo a sede insaciável do ter, do ódio e da ganância. Será que o mundo está em caos? Talvez, sim! O que virá depois desse caos? Não sabemos! Então como descobrir o caminho do bem e evitar o caminho do mal?  É preciso que se desenvolva a ética da solidariedade e a moral do amor.

Diante de todas estas reportagens fico a pensar, como deve estar os corações dos familiares e amigos das vítimas. Qual a vantagem que têm colocar fim na vida de uma pessoa? A vida com seus princípios e valores está cada vez mais banalizados! Por que será? Vida é dom de "Deus", somente Ele pode tirar, pois foi Ele quem nos deu!

O Estado do ES tem desenvolvidos vários programas de proteção as mulheres; mas não está alcançando a plenitude. Portanto, faço meu apelo a toda sociedade de bem: vamos fazer de tudo para que a cultura da Paz seja reinada em nosso meio. Vamos cuidar melhor da educação de nossas crianças, de nossos adolescentes e jovens. E, se for necessário, que trabalhem também a educação dos pais de nossas crianças, adolescentes e jovens. Que nossas escolas, igrejas, associações, emissoras de televisão e de rádio juntamente com a sociedade pesem mecanismos que sirva de obstáculos para estas práticas criminosas. É bom que todas as Instituições públicas e privadas estejam engajadas neste processo de desenvolvimento da cultura da paz.

É necessário mudar, sob pena de a civilização brasileira desaparecer em meio à violência e ao descrédito na sua própria capacidade de se organizar. É urgente agir em busca de um padrão social equilibrado.

Não estamos aqui para julgar ninguém; já basta o sofrimento de todos, situação que nos entristecem. Enfim, espera-se que haja compromisso de mudança. Mudar a história triste, atual, de nosso Estado! Que dêem um basta em todo tipo de violência em espécie que contém vida, de modo especial: o SER-HUMANO.

Uma crescente e fecunda revolução amorosa (e cultural) irá fincando as estacas dos que nos garantirá sobrevida: a ética da solidariedade, a moral do respeito à alteridade (contra a discriminação e o preconceito), a política do amor ao próximo.

Enfim, só o que comove, move.




GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...