Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Vivemos em um momento de diversos avanços tecnológicos. Então, será que existe alguma relação da filosofia com os quatros eixos da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser?
A
história da humanidade é marcada por vários momentos em relação aos avanços da
sociedade.
Nesta perspectiva histórica atual, com base nos grandes avanços tecnológicos, a filosofia se relaciona com os quatros eixos da educação.
Ao
falarmos em aprender a conhecer, entende-se que os primeiros passos para o
nosso desenvolvimento bom com o mundo, se dá quando nós nos conhecemos bem,
conforme orientação do filósofo grego: Sócrates.
E aprender a fazer? Se relaciona, pois a filosofia nos orienta a está constantemente buscando conhecimentos.
Já
ao falarmos em relação no eixo em aprender a viver, podemos afirmar sua relação
com a filosofia, por que, ela visa nortear a vivencia de forma ética e em
harmonia com a nossa consciência e com a natureza.
E, por fim, a filosofia busca colaborar para a
formação de mente autônoma, criativa, reflexiva, então, ela também se relaciona
com o eixo da educação, aprender a ser. Em suma, a filosofia está intimamente ligada aos quatros eixos da educação, pois auxilia no desenvolvimento integral do ser humano, estimulando a busca pelo conhecimento, o desenvolvimento de habilidades práticas, a promoção de valores éticos e a formação de uma identidade autônoma e reflexiva.
Dessa forma, a filosofia se mostra como uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento humano em um mundo em constante transformação tecnológica. A relação da filosofia com os quatros eixos da educação se mostra relevante e necessária para a formação de indivíduos mais conscientes e capacitados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário