Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Acredito que o excelente resultado da aprendizagem se dá através do conhecimento cognitivo e da afetividade. Cognição e afetividade devem andar juntas no ambiente escolar.
O
educador, na busca de excelentes resultados precisa procurar desenvolver a auto
estima, o auto conceito nos seus aprendizes. Os profissionais de educação devem
valorizar os conhecimentos que os alunos trazem consigo por meios de suas
histórias de vida.
Sabe-se
que ao valorizar e respeitar as crenças e os valores dos sujeitos educandos, a
educação caminha para uma gestão democrática, e com isso, os alunos desenvolvem
mais competências e habilidades.
Por
outro lado, quando os professores estimulam o desenvolvimento do pensamento dos
alunos, com afirmações positivas, os estudantes apresentam melhores resultados
finais acerca de aquisições de conhecimentos, resultando melhor desenvoltura na
aprendizagem.
Porém,
com a ausência do afeto, desconsiderando os conhecimentos adquiridos pelos
alunos ao longo de sua existência, podem resultar em fracasso escolar.
Portanto,
os docentes podem potencializar ou inibir seus alunos na busca de
conhecimentos. Se os alunos não forem bem condicionados ou os professores mal
qualificados podem desencadear problemas nos estudantes como: baixo auto estima,
desinteresse, apatia e atitudes agressivas.
Assim,
os profissionais de educação não devem ver os alunos como tábuas rasas. Mas, na
qualidade de professores, devem ser facilitadores no processo educativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário