A relação entre afetividade e aprendizagem em sala de aula

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Acredito que o excelente resultado da aprendizagem se dá através do conhecimento cognitivo e da afetividade. Cognição e afetividade devem andar juntas no ambiente escolar.

O educador, na busca de excelentes resultados precisa procurar desenvolver a auto estima, o auto conceito nos seus aprendizes. Os profissionais de educação devem valorizar os conhecimentos que os alunos trazem consigo por meios de suas histórias de vida.

Sabe-se que ao valorizar e respeitar as crenças e os valores dos sujeitos educandos, a educação caminha para uma gestão democrática, e com isso, os alunos desenvolvem mais competências e habilidades.

Por outro lado, quando os professores estimulam o desenvolvimento do pensamento dos alunos, com afirmações positivas, os estudantes apresentam melhores resultados finais acerca de aquisições de conhecimentos, resultando melhor desenvoltura na aprendizagem.
Porém, com a ausência do afeto, desconsiderando os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo de sua existência, podem resultar em fracasso escolar.

Portanto, os docentes podem potencializar ou inibir seus alunos na busca de conhecimentos. Se os alunos não forem bem condicionados ou os professores mal qualificados podem desencadear problemas nos estudantes como: baixo auto estima, desinteresse, apatia e atitudes agressivas.


Assim, os profissionais de educação não devem ver os alunos como tábuas rasas. Mas, na qualidade de professores, devem ser facilitadores no processo educativo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna