A importância de dar voz ao outro em sala de aula e a sua relação história com a filosofia.

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Será quando que o ser humano começa a ser capaz de pensar? É possível desenvolver intelectuais sem permitir o diálogo entre o aluno e professor? Então, é importante dar voz ao aluno em sala de aula e qual sua relação com a filosofia?

Sabe-se que na atualidade existe especializações em filosofia infantil. Então, fica visível a importância do estímulo ao desenvolvimento do pensamento de nossas crianças, desde os primeiros anos de alfabetização.
Acredito que a educação é uma via de mão dupla, portanto, a necessidade do diálogo entre professor e aluno.


Penso que, a criança ao começar a falar, ou seja, a se comunicar, ela dever ter direito a vez e voz, ela deve ser respeitada. Percebe-se, assim, que a criança ao começar a vida estudantil, tem que ser ouvida, e sua voz tem que ser considerada em todas as disciplinas, e de modo especial, nas aulas de filosofia, pois, sabe-se que se aprende filosofia filosofando, por meio do diálogo e reflexão. Esta orientação educativa, já era defendida na Grécia Antiga pelo filósofo Sócrates, através do método da maiêutica.

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