Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Será quando que o ser humano começa a ser capaz de pensar? É possível desenvolver intelectuais sem permitir o diálogo entre o aluno e professor? Então, é importante dar voz ao aluno em sala de aula e qual sua relação com a filosofia?
Sabe-se que na atualidade existe especializações em filosofia infantil. Então, fica visível a importância do estímulo ao desenvolvimento do pensamento de nossas crianças, desde os primeiros anos de alfabetização.
Acredito
que a educação é uma via de mão dupla, portanto, a necessidade do diálogo entre
professor e aluno.
Penso
que, a criança ao começar a falar, ou seja, a se comunicar, ela dever ter
direito a vez e voz, ela deve ser respeitada. Percebe-se, assim, que a criança
ao começar a vida estudantil, tem que ser ouvida, e sua voz tem que ser
considerada em todas as disciplinas, e de modo especial, nas aulas de
filosofia, pois, sabe-se que se aprende filosofia filosofando, por meio do
diálogo e reflexão. Esta orientação educativa, já era defendida na Grécia
Antiga pelo filósofo Sócrates, através do método da maiêutica.
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