sábado, 26 de novembro de 2016

SELEÇÃO BRASILEIRA

AUTOR: ADEMILSON MARQUES DE OLIVEIRA


Olimpíada – Rio - 2016

Poesia


Seleção Brasileira: Campeã Olímpica

Seleção brasileira!
Levanta vosso altivo pavilhão
Venceu heróica e invicta,
Oh glorioso campeão!

Conquistou pouco a pouco,
Pelo esforço e o união,
O título nobre e sublime
De forte e audaz campeão!

Os nossos zagueiros são de ouro,
Não teve iguais nas defesas,
Rodrigo Caio, Luan e Marquinhos
Causaram assombro e fizeram surpresas!

Os nossos laterais,
Da defesa ao ataque,
Foram: William, Douglas Santos e Zeca,
Que jogaram com muita arte!
                                                

Jogadores do meio-campo,
Foram maestros na função,
Thiago Maia, Rodrigo Dourado e Rafinha,
Que jogaram com o coração!

Além desses tivemos outros,
São habilidosos e valentes,
Conquistam todo o mundo,
Wallace, Felipe Anderson e Renato Augusto não desmente!

Os nossos atletas,
Jogaram com luz,
O inimigo já tem medo,
Do atacante Gabriel Jesus!

Diz o nosso goleador,
Sempre estou em posição,
Todo o povo já conhece,
O Neimar, campeão!

O Gabriel Barbosa em campo,
É um jogador muito valente,
O seu shoot é certeiro,
Sua carga é resistente!

Vai driblando, vai passando,
Luan avança,
Chegam perto, shootam, é gool!
O adversário não descansa.

Grita o técnico da Seleção:
Pessoal muita atenção,
Está na hora do pesado,
Fazer a combinação!

Fala Fernando Prass, o goleiro.
Eu não brinco, estou ganhando,
Quando shootam, defendo o gool,
Todos ficam comentando.

Também, tivemos o Uilson,
Um grande goleirão!
Defensores do Brasil,
Consagrou-se campeão!

O Brasil teve um grande time,
Com eles não tiveram embaraço,
Quanto eles entravam em campo,
A torcida saia “pro” o abraço!

Os brasileiros (as) foram convocados,
Pra jogarmos com a seleção,
Então, jogamos juntos,
Por isso, somos campeões!


Autor: Ademilson Marques de Oliveira, em 26/11/2016


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Gestão Educacional Democrática - Apresentação Ciêntífica no IX ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Ciêntífica






Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Resumo
O eixo norteador do trabalho realizado pelo gestor educacional visa conduzir, compreender e aplicar um modelo que seja adequado à realidade no qual a escola está inserida, promovendo práticas que fomentem o crescimento e o desenvolvimento do trabalho de todos que atuam na instituição, de modo a obter o máximo de resultados, satisfazendo, da melhor forma possível, às necessidades dos que contribuem e colaboram para que isso ocorra. O tema desse resumo formula-se o seguinte questão problema: “ Qual é a importância da gestão democrática em instituições educacionais?” Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional, que busca a excelência em serviços prestados a sociedade. Este trabalho é de relevância para todos da área da Educação e que querem construir um edifício do conhecimento em administração escolar, na perspectiva democrática. Para este trabalho optou-se em uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. O objetivo desse trabalho é demonstrar a necessidade de conduzir as instituições de ensino de forma democrática. Portanto, gestores escolares são responsáveis pela organização, divisão e distribuição dos trabalhos, planeja­mento e controle de resultados, a motivação, avaliação e feedback de desempenho de subordi­nados, a decisão de quem deve ser admitido, promovido ou demitido, a orientação, educação e treinamento dos novos funcionários/colaboradores e também por organizar o cotidiano escolar, compartilhando e delegando tarefas à equipe pedagógica e administrativa. A atuação do gestor escolar deve ser de liderança, for­mando pessoas que o acompanhem em suas tarefas, além de prepará-las para serem abertas às transformações. Nesse sentido, é necessário que este gestor tenha motivação, responsabilidade, dinamismo, criati­vidade e capacidade de atender às necessidades mais urgentes, o que requer um constante aprendizado, de forma a atualizar-se e conhecer as mais recentes contribuições dos pesquisadores sobre os processos de capacitação de lideranças educacionais, o que justifica a atenção constante a atual à Gestão de Pessoas. Portanto, conclui-se que o trabalho coletivo se apresenta como fundamental, pois a gestão que busca a modernidade, a cidadania e o resgate de valores éticos constitui-se verdadeiramente como democrática e integradora.








IX ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Ciêntífica - As Contribuições de René Descartes




AS CONTRIBUIÇÕES DE RÉNE DESCARTES


Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Resumo

René Descartes, apesar da vida intelectual relativamente curta, trouxe uma série de benefícios para o campo da Filosofia e das Ciências Naturais e contribuiu para a Física, a Matemática, a Óptica, a Meteorologia e a Fisiologia. Descartes proporcionou um dos grandes benefícios para a filosofia moderna. Foram os estudos na metafísica, considerada uma das mais duradouras de suas realizações intelectuais. O tema desse resumo formula-se o seguinte questão problema: “Qual é a importância da demarcação do método cartesiano?”. Justifica-se este trabalho pela importância de Descartes para a sociedade atual. Isto desde a máxima “Penso, logo existo”, as coordenadas cartesianas e além das muitas contribuições para a Filosofia e a Matemática. Este resumo é de relevância para todos que queiram entender o início da era moderna. Para este trabalho optou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Após uma leitura do material, foi feito um fichamento com os textos destacados. Concluiu-se que a demarcação do método cartesiano trouxe uma grande evolução para a história da humanidade. Seu pensamento se mostrou de alto padrão intelectual e complexo, onde toda a filosofia moderna e contemporânea se reporta. Por meio dessa pesquisa identificam-se quatro elementos principais na demarcação cartesiana. O primeiro elemento seria a questão do método, síntese da filosofia e a ciência cartesiana, em que se postulam a metafísica. No segundo aspecto, destacam-se a teoria da criação das verdades eternas por Deus e a teoria da criação continuada, onde há a primeira formulação metafísica do filósofo. O terceiro elemento visualiza-se a metafísica sistemática por meio da dúvida, ponto de partida, ao cogito, primeira certeza. Esses dois aspectos estão em perspectiva quanto a questão Deus. O último elemento analisa as questões divinas, através da identificação do eu e das ideias do homem e de Deus. Por meio das provas de sua existência, e o principio da causalidade e as acusações que Descartes recebe, ao incorrer em círculo e em ateísmo. O Método Cartesiano proposto por Déscartes é um método de construir o objeto. Então percebemos que quando estamos decompondo e recompondo nós estamos exatamente construindo. Portanto a implicação disso, a decorrência desta postura para a educação é justamente essa, se educa a mente do educando, a mente do aprendiz, praticando o método científico.

IX ENCIC - Encontro Nanional Claretiano de Iniciação Ciêntífico - A Importância do Trabalho Artesanal na Região da Grande Vitória, ES





A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ARTESANAL NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA – ES

Autores: Ademilson Marques de Oliveira & Herlem Raquel Barbosa Marques

Resumo
Segundo a historiografia, os gregos consideravam o trabalho manual como tarefa árdua, portanto era visto como uma verdadeira tortura. Entretanto, com as mudanças ocorridas na sociedade, o trabalho passou a ser visto como sinônimo de possibilidade de aquisição de riqueza, ou seja, passou a ser entendido como virtude. Nesse trabalho abordaremos profissões desenvolvidas através da arte do artesanato na Grande Vitória. O tema deste resumo formula-se o seguinte questão problema: “Qual é a importância da história do trabalho artesanal para esta região?”. Justifica-se esta temática devido a sua importância para a sociedade capixaba. Estes seguimentos fomentam o desenvolvimento turístico, econômico e social da região. O objetivo desse trabalho é apresentar à sociedade profissionais que desenvolvem suas economias por meios de trabalhos artesanais. Essa pesquisa é relevante para o conhecimento do recorte histórico regional de algumas profissões voltadas para o artesanato no Espírito Santo. Para este trabalho optou-se por uma metodologia de pesquisa de campo. Foram fotografados profissionais artesãos em três municípios que compõe Grande Vitória. As fotografias além de ter uma linguagem própria, ela consegue representar a realidade com mais precisão. A fotografia nos traz uma compreensão melhor do passado. Ela também pode ser usada como forma de documentação, apesar de ser uma imagem congelada, pode ser entendida por todos. A primeira etapa realizada foi pesquisar e selecionar as profissões que seriam retratadas no trabalho. Em todas as saídas a campo a observação foi primordial para o registro de todos os movimentos, buscando não perder nenhum gesto realizado pelo trabalhador. Foram selecionadas quinze profissões: barbeiro, desfiadeira de siri, rendeira de bilro, artesão de vidro, doceira, engraxate, artesão de casaca, pescador, cabouqueiro, redeiro, catraeiro, seleiro, sapateiro, paneleira e pedreiro. Conclui-se que os trabalhos realizados pelos artesãos na Grande Vitória contribuem fortemente para o desenvolvimento social, econômico e turístico da região. Os objetivos foram alcançados. Ou seja, mostramos a existência de algumas profissões que resistem a toda modernidade de hoje, e que mesmo a tanta tecnologia conseguem se manter no mercado de trabalho. Durante as saídas fotográficas conseguimos criar contato com os trabalhadores entrevistados e retratar suas atividades, em vários ângulos, de perspectivas diferentes, mostrando suas alegrias e tristezas.














O Império Carolíngio

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a historiografia o Império Carolíngio foi a principal organização política da Alta Idade Média. A Dinastia Carolíngia formalizou um novo modo de legitimação do poder real, reconstituído sobre outras bases a centralidade política-administrativa no Ocidente. Além disso, foi inovadora na divulgação das tradições culturais. Será como que aconteceu o processo de formação do Império Carolíngio? Quais as características desse importante Império? Ele foi importante quanto à manutenção da Cristandade Ocidental? 

Com a morte de Pepino de Herstal, Carlos Martel, filho abastado de Pepino, assumiu o cargo de prefeito do palácio. Para alguns historiadores, ele “martelou as revoltas neustrasianas e suprimiu a independência dos frísios e dos alamanos, assim como a dos borgonheses e dos provençais”. 

Posteriormente, o filho de Carlos Martel, Pepino, o Breve, assumiu o poder ao suceder seu pai, em 741. Este obteve o apoio da Igreja Católica à sua pretensão de aclamar-se rei. Acabou com o último reinado do rei merovíngio – Childerico III - que ocupou o poder, iniciando assim uma nova dinastia, a dinastia Carolíngia. Em seu reinado, ajudou o papa em sua luta contra os lombardos no norte da Itália e após vencê-los, doou ao papado todas as terras conquistadas. Essas terras passaram a ser denominadas como Patrimônio da São Pedro. Assim, consolidava a aliança entre o Estado Franco e a Igreja Católica.

Após Pepino, o Breve, assumiu o poder seu filho Carlos Magno, que apoiado pela Igreja, teve seu longo governo, de quase meio século, marcado por inúmeras realizações. Fomentou guerras de conquistas dando origem ao Império Carolíngio, que compreendia os atuais territórios de França, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Alemanha, parte da península Ibérica, Áustria, Iugoslávia, Suíça e Itália. A Igreja Católica reconheceu a existência de um novo Império do Ocidente. No dia de Natal do ano de 800, na Basílica de São Pedro, Carlos Magno foi coroado imperador pelo papa Leão III.

Carlos Magno organizou a administração dividindo o Império em: 

Contados: territórios do interior, governado por condes;
Ducados: territórios das fronteiras, governados por duques;
Marcas: territórios mais vulneráveis das fronteiras, governados por marqueses.

Visando regular e fiscalizar as atribuições de seus súditos, expediu diversas leis, e para garantir a boa execução das mesmas, mandava emissários – os missi dominici – percorrer com o objetivo de fiscalização das províncias.

No campo cultural, o imperador fundou bastantes escolas, onde eram estudadas gramáticas, retórica, ortografia e música. Também, construiu importantes monumentos religiosos como a Igreja de São Vital, em Ravena. Neste contexto, as artes se destacaram tanto que se costumam falar num “Renascimento Carolíngio”.

Referências Bibliográficas:
ORDOÑEZ, Marlene. QUEVEDO, Júlio. História. São Paulo: IBEP, 1996.
BOVO, C. R.; RODRIGUES, R. C. B. História Medieval I. Batatais: Claretiano, 2013.

GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...