Gestão Educacional Democrática - Apresentação Ciêntífica no IX ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Ciêntífica
Autor: Ademilson Marques de Oliveira
O eixo
norteador do trabalho realizado pelo gestor educacional visa conduzir,
compreender e aplicar um modelo que seja adequado à realidade no qual a escola
está inserida, promovendo práticas que fomentem o crescimento e o
desenvolvimento do trabalho de todos que atuam na instituição, de modo a obter
o máximo de resultados, satisfazendo, da melhor forma possível, às necessidades
dos que contribuem e colaboram para que isso ocorra. O tema desse resumo
formula-se o seguinte questão problema: “ Qual é a importância da gestão
democrática em instituições educacionais?” Justifica-se este trabalho pela
importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional,
que busca a excelência em serviços prestados a sociedade. Este trabalho é de
relevância para todos da área da Educação e que querem construir um edifício do
conhecimento em administração escolar, na perspectiva democrática. Para este
trabalho optou-se em uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos,
monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o
assunto. O objetivo desse trabalho é demonstrar a necessidade de conduzir as
instituições de ensino de forma democrática. Portanto, gestores escolares são
responsáveis pela organização, divisão e distribuição dos trabalhos, planejamento
e controle de resultados, a motivação, avaliação e feedback de
desempenho de subordinados, a decisão de quem deve ser admitido, promovido ou
demitido, a orientação, educação e treinamento dos novos
funcionários/colaboradores e também por organizar o cotidiano escolar,
compartilhando e delegando tarefas à equipe pedagógica e administrativa. A
atuação do gestor escolar deve ser de liderança, formando pessoas que o
acompanhem em suas tarefas, além de prepará-las para serem abertas às
transformações. Nesse sentido, é necessário que este gestor tenha motivação,
responsabilidade, dinamismo, criatividade e capacidade de atender às
necessidades mais urgentes, o que requer um constante aprendizado, de forma a
atualizar-se e conhecer as mais recentes contribuições dos pesquisadores sobre
os processos de capacitação de lideranças educacionais, o que justifica a
atenção constante a atual à Gestão de Pessoas. Portanto, conclui-se que o
trabalho coletivo se apresenta como fundamental, pois a gestão que busca a
modernidade, a cidadania e o resgate de valores éticos constitui-se
verdadeiramente como democrática e integradora.
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