História da América Pré Colombiana e Colonial

Autor: Ademilson Marques de Oliveira 

Ao estudar a história da América pré-colonial, depara-se com o termo Mesoamérica. Será qual o significado desse termo? Qual sua origem? Em fim, quem habitou a região dos Andes antes da colonização europeia? Como eles viviam? Como foi a sociedade Inca? Quais foram os principais aspectos da descoberta, conquista e colonização do continente americano? 

Segundo a historiografia, Mesoamérica significa América Intermediária. Este termo denomina-se região do continente americano que inclui o México, os territórios da Guatemala, El Salvador e Belize, bem como as porções ocidentais da Nicarágua, Honduras e Costa Rica.

A trajetória histórica conta com a constituição dos principais povos da região andina Central, que teve seu apogeu com os Incas, entre os séculos XV e XVI. Entretanto foi no século XX que ocorreu intentos de taxar o Império Incaico como um modelo muito próximo do Estado Socialista.

Ao falarmos sobre esta sociedade, vale destacar o Templo dos Guerreiros em Chichén-Itza, pois é um dos mais belos exemplos de arquitetura maia-tolteca. Esta população foram os grandes civilizadores do Planalto Mexicano.

Já em relação ao Império Maia destaca-se a Copan porque é a mais bela cidade clássica maia. Seus monumentos mostram uma civilização misteriosamente desaparecida em meio à selva. Entre as ruínas foram encontrados templos magníficos, escadarias, estelas e locais reservado do jogo de pela.

As estelas maias na Praça Cerimonial de Copán, nas Honduras eram ricamente trabalhadas e cobertas de hieróglifos. Neste cenário destaca-se a Uxmal. Era famosa por seus templos e santuários. Entre os monumentos importantes de Uxmal é o Palácio do Governador, cujo hall era mantido por colunas, o frontispício ornado com estátuas e com paredes esculpidas.

Ainda neste contexto encontram-se os Astecas. Eles tinham um calendário trabalhado em pedra. Esta população possuía um alto nível artístico, segundo os estudos realizados por arqueólogos.

Na América pré-colombiana existiam altas civilizações e culturas primitivas. Portanto, o México e os Andes Centrais tinham uma respeitada cultura. A metalurgia e o cultivo de plantas eram conhecidos dos antigos americanos. As culturas clássicas conheciam a matemática e a astronomia. Portanto, a bela Copán era a Alexandria do mundo maia.  Eles ainda desenvolveram um sistema de cultivo original: o col.

O que caracterizou a organização política maia foi à confederação de cidades. A estrutura social maia refletia-se na vestimenta. Nesta época o único meio de transporte terrestre conhecido era o carregador humano. Eles davam a sua escrita, uma origem divina.

Já em relação aos Incas nota-se a grande contribuição para a engenharia e a arquitetura. Eles foram pioneiros na construção da cidade de Machu Picchu. Esta cidade incaica esta situada do majestoso cenário andino das vertentes, do rio Urubanba, a beira de um precipício de quase mil metros. Era a cidade perdida dos Incas, cujos descendentes a esconderam dos conquistadores até 1912, quando Hiram Bingham a descobriu. Entre as ruínas da cidadela de Machu Picchu encontra-se o Intihuatana, suposto calendário solar e de adoração ao sol.

Por outro lado, a região de Tiahuanaco caracteriza-se por suas esculturas gigantescas e pelas construções megalíticas atualmente quase desaparecidas. Essas construções representam o período clássico nos Andes Centrais. Afinal, o termo Inca era o nome da dinastia reinante.

Diante da expansão europeia, os europeus saíram em buscas de novas conquistas, assim chegaram ao Continente Americano, a fim de colonizá-los. As colônias eram centros dos produtores. Nas colônias foram criadas as intendências. Elas tinham o objetivo de fiscalizar o governo e colaboravam com os vice-reis nos encargos administrativos.

Os contrabandos chegaram a ser quase uma instituição, mesmo com a efetiva fiscalização. Foi intensivo o aproveitamento da mão de obra colonial. Os levantes de negros e índios foram frequentes. Neste contexto, percebe-se que alguns governos coloniais coibiram os abusos de alguns colonos.

Outro fato importante é a cristianização dos indígenas através das ordens religiosas. Na América do Sul os jesuítas estabeleceram suas famosas missões orientais dos índios guaranis. Eles construíram vários conventos, em tornos de alguns surgiram às primeiras universidades, como as Universidades de Lima, de Kito, a Xaveriana de Bogotá, a de Cusco e a da Córdoba.

Um belo exemplo de arte colonial é o frontispício da igreja da Companhia de Jesus em Cusco, a antiga capital dos incas. A cidade de Lima, capital do Peru, também foi um importante centro de arte colonial. Isto é visível no altar da igreja de São Pedro.

Referencias Bibliográficas:
PINHEIRO, M. S. História da América I. Batatais: Claretiano, 2014.
JOBIM, Leopoldo Collor. LINDOSO, Dirceu Accioly. Grande História Universal. Vol. II. Rio de Janeiro: Editora: Bloch Editores S.A., 1973.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna