História Antiga de Roma: Monarquia / República / Império

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a historiografia, a História Antiga de Roma é dividida em três modelos políticos: Monarquia, República e Império. A Monarquia é a forma de governo mais antiga de Roma. É lá que encontramos Rômulo, o Rei Lendário.

Entretanto, ressalta-se também a existência de dois reis verdadeiros: Tarquínio Prisco, (pai) / Tarquínio, o soberbo, (filho).

Diante da política de arrocho, os Patrícios inconformados lutaram e conseguiu derrubar o governo de Tarquínio, o soberbo. Isso acarretou algumas ações, tais como: criação de órgãos administrativos, Senado, Pretores, ou seja, justiça, Questores ou finanças, Censores ou censo, Edis ou policiamento.

O senado cria algumas leis visando diminuir os conflitos. Foi criada a Lei da Canuléia que permitia o casamento entre Patrícios e Plebeus. Também, ocorreu a criação da Lei da Licínia com finalidade de acabar com a escravidão por dívida.

Vale ressaltar que os Plebeus em Roma eram pequenos agricultores, pastores e artesãos; Já os Patrícios eram superiores as outras classes, ou seja, eram os nobres.

Revoltados, a Plebe entrou em ação, reivindicando direitos de participação política.  Assim, conseguiram que o Senado criasse a tribuna da plebe. Posteriormente o Senado elege Plebeus para governar Roma. O primeiro plebeu eleito foi Tibério Graco. Ele Criou a Lei Semprônia, a Reforma Agrária; Logo em seguida foi assassinado. Com a morte de Tibério, Caio Graco subiu ao poder. 

Caio Graco criou a Lei Frumentária, baixou o preço do trigo e retornou com a Lei Semprônia. Depois se suicidou.

Neste contexto, o poderoso Senado Romano decide eleger Generais para governar Roma.

1º General: Mário. Ele efetuou o pagamento do soldo;
2º General: Silas. Este aumentou os privilégios do senado.

Entretanto, aparentemente, Roma não ficou satisfeita com a política dos Generais. Tanto que, o Senado cria um novo modelo político: Triunvirato, ou seja, três pessoas no poder;

1º Triunvirato: Sobem ao poder: Crasso, Pompeu e Júlio Cezar. Crasso Morre. Pompeu é dominado na Gália por Júlio Cezar. Júlio Cezar controla Roma.

2º Triunvirato: Marco Antônio, Otávio e Lépido. Lépido não tinha grandes ambições políticas.
 Foi afastado do poder e exilado de Roma. Marco Antônio e Otávio se odiavam. Entraram em guerra abertamente. Em 31 a.C, Antônio suicidou-se. Otávio ficou no poder sozinho. Ele criou a política do pão e circo. 

Outro governante que merece destaque é Nero. “Segundo o que se conta, Nero mandou colocar fogo em Roma a fim de destruir partes das antigas obras para poder reconstruí-las ao seu gosto, mas a culpa foi colocada nos Cristãos, que pagaram pelo incêndio sendo executados”. Nero acusou os cristãos de porem fogo em Roma.

Vale ressaltar que a cultura de Roma Antiga está bastante ligada a cultura Grega. Isto é visível em vários aspectos da arte romana como na religião. Porém, nota-se que os romanos também tiveram sua originalidade.

Fonte: SILVA, S. C. História Antiga II. Batatais: Claretiano, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna