A Colonização Espanhola na América

Autor: Ademilson Marques de Oliveira


A História assegura que tanto Portugal como a Espanha foi conduzidos a colonizar suas possessões americanas por causa das pressões políticas de alguns países europeus, em especial Inglaterra e França, visto que efetivamente só respeitavam as terras efetivamente ocupadas e não as garantida pelo Tratado de Tordesilhas. Será como que os espanhóis organizaram a administração política colonial? Como pode ser caracterizada a economia colonial espanhola?

Para os historiadores, no começo da colonização, a primeira providência do governo espanhol foi montar uma máquina administrativa que se incumbisse de realizá-la. Assim, medidas político-administrativas foram tomadas, algumas merecem destaque:

Conselho das Índias: criado pelo rei D. Fernando em 1511. Era responsável pela preparação das leis e decretos no Novo Mundo. Ele era formado por oito elementos.

A extensão territorial da colônia espanhola na América ocasionou a fragmentação administrativa em vice-reinados e capitanias gerais. Vice Reinados: Nova Espanha, Nova Granada, Peru, Prata; Capitanias Gerais: Guatemala, Cuba, Venezuela e Chile.

Casa de Contratación: criada em 1503. Seu objetivo era supervisionar as relações marítimas e comerciais entre a América e Metrópole. Exercia no setor comercial, a função de Corte de Justiça.

Vale ressaltar que “a economia é parte dessa história, mas não a única”. Além disso, afirmar que na América espanhola e portuguesa não existiam projetos de povoamento do continente é algo que não se sustenta diante da análise de nossa história.

Afinal, vários historiadores entende que a América espanhola seguiu um caminho diferente e a sua independência começaria no início do século XIX, em um período que se estendeu de 1808 a 1898, com a emancipação cubana. O iluminismo foi um elemento importante em terras espanholas. Contudo, a desestruturação do Império, o crescimento do poderio regional dos criollos e o aumento da rivalidade entre criollos e ibéricos (nas áreas administrativas e clericais) foram elementos ainda mais decisivos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna