A Colonização na América

Autor: Ademilson Marques de Oliveira 

Segundo estudos historiográficos, os países ibéricos (Portugal e Espanha), por volta do início do século XVI e, um pouco mais tarde, a Inglaterra, a França e a Holanda resolveram colonizar as terras que haviam conquistado no continente americano.

Foi implantada a colonização ligada à expansão marítima e comercial da Europa, ao fortalecimento das monarquias nacionais absolutistas e à política mercantilista. Vale ressaltar como fator importante nesta nova empreitada, o desejo de expansão do cristianismo, de modo especial, do catolicismo.

Neste contexto, as colônias foram defendidas por suas metrópoles. Elas conduziram a administração, organizaram o controle fiscal e estabeleceram o monopólio do comércio colonial.

Dessa forma, as colônias deveriam produzir apenas os produtos que interessassem ao mercado europeu tornando-se, assim centro consumidor dos produtos metropolitanos. Com essa política, as metrópoles lucravam duplamente, pois vendiam os produtos coloniais na Europa e forneciam os produtos às suas colônias.

Entretanto, desde os primeiros dias dos europeus na América, a busca por ouro e prata foi constante. Nos diários de Colombo as referencias aos metais preciosos é um dos destaques nos rastros deixados por sua pena.

Porém, a história da economia colonial não se resume à história da exploração dos recursos minerais em nosso continente, mas, também, na história das pessoas e do trabalho desenvolvidos em nossas terras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna