História Antiga



Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a Historiografia, a Sociedade Romana é uma das mais antigas civilizações da humanidade. Quais são os principais aspectos dessa sociedade? E os principais aspectos dessa população? E qual a importância da cultura e da sociedade para o desenvolvimento de Roma? 

Com base na História Antiga, a desigualdade reinava na sociedade romana. Ela possuía pouca mobilidade social. Entretanto, algumas conquistas de direitos sociais foram alcançadas, a exemplo, no caso dos Plebeus que adquiriram direitos políticos. 

Neste contexto, valem ressaltar diversas revoltas entre as classes sociais. Fatos geradores de bastantes conflitos. A Roma Antiga era dividida em cinco grupos sociais diferentes: Patrícios, Plebeus, Clientes, Escravos e Libertos. 

Os Patrícios eram considerados a “nata da sociedade”. Eles ocupavam os altos cargos públicos, estavam no topo da pirâmide social romana. Portanto, possuíam muitos escravos e riquezas. Já os Plebeus eram os pequenos comerciantes, na maioria, desenvolviam trabalhos como artesanatos e serviços equivalentes. Havia também uma população formada por refugiados pobres e estrangeiros, denominados de Clientes. Era uma classe dependente dos Patrícios. Ainda na Civilização Romana, habitavam os Libertos e os Escravos. O primeiro são os escravos; Já o segundo, não possuía direito social em Roma, geralmente eram prisioneiros de guerras. 

Ao dissertarmos sobre Roma Antiga, nos faz voltar ao passado, e, relembrar o pensamento grego. Roma dominou a Grécia; mas foi conquistada pela cultura grega. “O vencedor se rendeu ao vencido”. Na esteira dos acontecimentos, diante das diversas lutas entre Patrícios e Plebeus e outros fenômenos sociais deu origem ao Direito Romano, marco da cultura romana. Outros elementos culturais merecem destaque como: Cícero, com sua oratória; os poetas Horácio, Ovídio, marcantes na literatura, entre outros. 

Portanto, a sociedade e a cultura foram importantes para o desenvolvimento de Roma. Por meio da sociedade construiu-se um dos maiores impérios da antiguidade. Desenvolveu-se a história, a cultura, as crenças, as políticas, as artes, o direito, entre outros. Assim, colaboraram para o desenvolvimento historiográfico da humanidade. Já a cultura, através das diversas classes sociais contribuiu na formação da identidade populacional e territorial no processo de desenvolvimento de Roma. 

Assim, conclui-se que a civilização romana, influenciada pela cultura grega, contribuiu fortemente para o desenvolvimento da humanidade. 

Referência bibliográfica:
SILVA, S. C. História Antiga II. Batatais: Claretiano, 2013.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna