domingo, 5 de novembro de 2017

Qual a relação apresentado por Sócrates, com a postura do professor ou tutor EaD?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

A Relação entre educação e tecnologia não é recente. Desde os primeiros desenhos elaborados com fins comunicacionais, a tecnologia vem se desenvolvendo de forma constante.
Segundo a fala da professora Cláudia Murta, "a reflexão sobre o paradoxo pode nos trazer elementos para abordarmos a metodologia EaD, na medida em que tal metodologia apresenta uma proposta educativa que se afasta daquela contemplada no ensino tradicional. Na EaD, o professor assume uma postura diferenciada. Uma das funções desse tipo de professor é de não entrar em relação com o aluno, como aquele que possui o saber".
É importante recordar que a educação a distância ocorre já a séculos. Talvez, até esteja equivocado, mas este modo de educar pode ter começado com o Apóstolo Paulo, pois este escrevia cartas para diversas comunidades, visando levar conhecimento a vários grupos de população.
Vale ressaltar que para a historiografia, a ordem cronológica do progresso das tecnologias são: escrita, rádio, televisão, computador e internet.
Na atualidade percebe-se a necessidade de aumentar o número de recursos tecnológicos na escola, em especial de computadores, para que os mesmo sejam utilizados para fins pedagógicos, visando a fomentação de ensino e aprendizagem. O mundo mudou. A sociedade mudou. Os alunos mudaram. O método de ensinar também tem que mudar. Não se pode estar no século XXI, e ao mesmo tempo seguir o modelo do século XX. Aparentemente os alunos não suportam mais o modelo de ensino tradicional.
É importante ter consciência que ao pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos ao universo digital, a começar pelo papel que ele desempenha na construção de uma sociedade que tenha, como umas das prioridades principais a inclusão e a justiça social.
Neste contexto, enumera-se algumas ferramentas que podem ser consideradas como recurso virtual de aprendizagem, que colaboram para potencializar o EaD, que são: Wiki, Blog, Chat, Forum, You Tube, vídeo aula, entre outras. Estas ferramentas colaboram para a democratização de ensino. Ainda estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades, no ensino a distância, bem como, na modalidade semipresencial.

A postura do Mestre na Antiguidade Clássica

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a historiografia, a História da Filosofia e a da Educação andam entrelaçadas. Neste contexto, depara-se na Grécia Antiga, com uma metodologia de educação, denominada de Sofistas e com o método da Maiêutica, pensado por Sócrates. Afinal, como era desenvolvido o método Sofista? E qual é a importância de Sócrates neste cenário?

O Saber sofístico acontecia através da transmissão de conhecimentos, por meio de conferências e assembleias. Esses pensadores se consideravam detentores do conhecimento. Usavam a metodologia de provocar reações nos aprendizes, usando estratégias de sedução. Eles visavam estimular seus alunos a serem reprodutores de seus pensamentos.

Vale ressaltar que no método sofista, o conhecimento está centralizado no professor.

Inconformado com tal conduta surge Sócrates, quebrando paradigmas, com o método da Maiêutica.

Para Sócrates, o sujeito é grávido do saber. Portanto, o que ele precisa é de dar a luz, ou seja, colocar este conhecimento para fora. Sócrates afirmava: “Sei que nada sei”. Dessa forma, fica visível que para ele o conhecimento está centrado no aprendiz. Portanto, filósofo aconselhava: “Conheça-te a ti mesmo”. Vale lembrar que neste caso, a aquisição de conhecimento se dava através por meio do diálogo.

Sócrates diferente dos Sofistas trabalhava com pequenos grupos, preferencialmente, um de cada vez.

A Maiêutica era dividida em três etapas. Primeiro de uma negativa; segundo, da ironia, questionava o conhecimento do seu discípulo, visando produzir um novo saber, suscitando dúvidas, sem oferecer respostas prontas.

Portanto, conclui-se que Sócrates revolucionou a forma de desenvolver as aprendizagens. Quebrou paradigmas ao refutar o modelo sofista. Foi virtuoso e ético até o fim de sua vida, na ocasião em que foi condenado a tomar cicuta.

O aluno aprende, e o professor não ensina, apenas orienta o aprendizado do aluno

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

O aluno não é um mero executor de tarefas determinadas por equipes de trabalho, mas um importante participante de um projeto comum de formação.

Neste sentido, interpreta-se por meio da proposição: “o aluno aprende, e o professor não ensina, apenas orienta o aprendizado do aluno”. A aprendizagem ocorre por meio de interações de diferentes sujeitos, em diferentes contextos temporais/espaciais.

O aluno tem uma postura ativa no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido ocorre a presença da educação emancipadora.

Portanto, neste caso, é indispensável da figura do mestre emancipador. A educação se dá por meio do diálogo. O aluno é o principal protagonista na busca do aprendizado. O professor é mediador neste processo.

De que maneira, o questionamento da postura do mestre pode fundamentar a metodologia EAD ?

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a professora Cláudia Murta, "a EAD deve ser compreendida como uma dimensão da educação, que pode contribuir para mudanças paradigmáticas, que superem a escola tradicional".

Nesta metodologia, o aluno está em um lugar de igualdade diante do mestre. Assim, o mestre é mais um neste processo, não o dono do saber. Inclusive os alunos, nesta perspectiva podem apreender sem mestre. Aprendem através da tensão do seu próprio desejo.

Portanto, o aluno não é um mero expectador de tarefas determinadas por equipes de trabalho, mas um importante participante de um projeto comum de formação. Dessa forma, a postura do mestre deve ser de motivador, estimulador, ou seja, de animar o aluno na buscar do saber, não por meio de respostas prontas, mas sim, através de dúvidas, de indagações. Vale lembrar que o que move o mundo não são respostas, mas perguntas.

Portanto, o questionamento da postura do mestre pode fundamentar a metodologia EAD, por meio da gestão democrática do conhecimento, onde busca-se a pro atividade de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Assim, as competências e habilidades são adquiridas através das trocas de experiências, ou seja, de saberes.

É possível ensinar algo para o qual não existem nem mestres, nem discípulos?

Baseado nas orientações do professor Paulo Freire, assim, respondo esta indagação: Ninguém ensina ninguém, nem a sim mesmo, os homens se ensinam entre si, mediatizados pelo mundo. Portanto, se não há existência de mestres, nem de discípulos, o caminho para emancipação, desenvolvimento cognitivo e humanização é perceber-se como um agente ativo na mudança, que o mundo tanto espera. Isso poderá acontecer por meio do diálogo, entre os envolvidos.

Existe alguma coisa que precisa realmente ser ensinada?

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Para Sócrates é impossível ensinar algo a alguém que ele não saiba. Referente a este assunto surge um paradoxo: De que modo procurarás, Sócrates, aquilo que não sabes absolutamente o que é? Pois procurarás propondo-te que tipo de coisa, entre as coisas que não conheces? Ou, ainda que, no melhor dos casos, a encontres, como saberás que isso que encontrastes é aquilo que não conhecia?

Acredito que o processo de ensino e aprendizagem se dá através do diálogo. O professor deve ser incentivador, motivador, facilitador e estimulador do alunos na instigante aventura da busca de conhecimentos.

Portanto, o centro da atenção deve ser os alunos; e não o professor. As coisas na visão de Sócrates não precisam de ser ensinadas, o que precisa de ser feito é suscitar dúvidas, sem oferecer respostas prontas.

O saber é algo que se pode adquirir ou é algo que já possuímos, mas esquecemos?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

O que talvez, o ser humano tenha é a condição de adquirir o conhecimento, ou seja, o saber. Para que isso ocorra com sucesso precisa-se de mediadores, facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. Acredito que o que nós temos é faculdade de adquirir saberes, através de nossas experiência, esforços, perseverança, dedicação e muito estudo. Portanto, o saber não é inato, mas adquirido, é o que penso no momento.

GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...