Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Segundo a fala da professora Cláudia Murta, "a reflexão sobre o paradoxo pode nos trazer elementos para abordarmos a metodologia EaD, na medida em que tal metodologia apresenta uma proposta educativa que se afasta daquela contemplada no ensino tradicional. Na EaD, o professor assume uma postura diferenciada. Uma das funções desse tipo de professor é de não entrar em relação com o aluno, como aquele que possui o saber".
É importante recordar que a educação a distância ocorre já a séculos. Talvez, até esteja equivocado, mas este modo de educar pode ter começado com o Apóstolo Paulo, pois este escrevia cartas para diversas comunidades, visando levar conhecimento a vários grupos de população.
Vale ressaltar que para a historiografia, a ordem cronológica do progresso das tecnologias são: escrita, rádio, televisão, computador e internet.
Na atualidade percebe-se a necessidade de aumentar o número de recursos tecnológicos na escola, em especial de computadores, para que os mesmo sejam utilizados para fins pedagógicos, visando a fomentação de ensino e aprendizagem. O mundo mudou. A sociedade mudou. Os alunos mudaram. O método de ensinar também tem que mudar. Não se pode estar no século XXI, e ao mesmo tempo seguir o modelo do século XX. Aparentemente os alunos não suportam mais o modelo de ensino tradicional.
É importante ter consciência que ao pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos ao universo digital, a começar pelo papel que ele desempenha na construção de uma sociedade que tenha, como umas das prioridades principais a inclusão e a justiça social.
Neste contexto, enumera-se algumas ferramentas que podem ser consideradas como recurso virtual de aprendizagem, que colaboram para potencializar o EaD, que são: Wiki, Blog, Chat, Forum, You Tube, vídeo aula, entre outras. Estas ferramentas colaboram para a democratização de ensino. Ainda estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades, no ensino a distância, bem como, na modalidade semipresencial.
É importante recordar que a educação a distância ocorre já a séculos. Talvez, até esteja equivocado, mas este modo de educar pode ter começado com o Apóstolo Paulo, pois este escrevia cartas para diversas comunidades, visando levar conhecimento a vários grupos de população.
Vale ressaltar que para a historiografia, a ordem cronológica do progresso das tecnologias são: escrita, rádio, televisão, computador e internet.
Na atualidade percebe-se a necessidade de aumentar o número de recursos tecnológicos na escola, em especial de computadores, para que os mesmo sejam utilizados para fins pedagógicos, visando a fomentação de ensino e aprendizagem. O mundo mudou. A sociedade mudou. Os alunos mudaram. O método de ensinar também tem que mudar. Não se pode estar no século XXI, e ao mesmo tempo seguir o modelo do século XX. Aparentemente os alunos não suportam mais o modelo de ensino tradicional.
É importante ter consciência que ao pensar a educação na sociedade da informação exige considerar um leque de aspectos relativos ao universo digital, a começar pelo papel que ele desempenha na construção de uma sociedade que tenha, como umas das prioridades principais a inclusão e a justiça social.
Neste contexto, enumera-se algumas ferramentas que podem ser consideradas como recurso virtual de aprendizagem, que colaboram para potencializar o EaD, que são: Wiki, Blog, Chat, Forum, You Tube, vídeo aula, entre outras. Estas ferramentas colaboram para a democratização de ensino. Ainda estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades, no ensino a distância, bem como, na modalidade semipresencial.