A postura do Mestre na Antiguidade Clássica

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a historiografia, a História da Filosofia e a da Educação andam entrelaçadas. Neste contexto, depara-se na Grécia Antiga, com uma metodologia de educação, denominada de Sofistas e com o método da Maiêutica, pensado por Sócrates. Afinal, como era desenvolvido o método Sofista? E qual é a importância de Sócrates neste cenário?

O Saber sofístico acontecia através da transmissão de conhecimentos, por meio de conferências e assembleias. Esses pensadores se consideravam detentores do conhecimento. Usavam a metodologia de provocar reações nos aprendizes, usando estratégias de sedução. Eles visavam estimular seus alunos a serem reprodutores de seus pensamentos.

Vale ressaltar que no método sofista, o conhecimento está centralizado no professor.

Inconformado com tal conduta surge Sócrates, quebrando paradigmas, com o método da Maiêutica.

Para Sócrates, o sujeito é grávido do saber. Portanto, o que ele precisa é de dar a luz, ou seja, colocar este conhecimento para fora. Sócrates afirmava: “Sei que nada sei”. Dessa forma, fica visível que para ele o conhecimento está centrado no aprendiz. Portanto, filósofo aconselhava: “Conheça-te a ti mesmo”. Vale lembrar que neste caso, a aquisição de conhecimento se dava através por meio do diálogo.

Sócrates diferente dos Sofistas trabalhava com pequenos grupos, preferencialmente, um de cada vez.

A Maiêutica era dividida em três etapas. Primeiro de uma negativa; segundo, da ironia, questionava o conhecimento do seu discípulo, visando produzir um novo saber, suscitando dúvidas, sem oferecer respostas prontas.

Portanto, conclui-se que Sócrates revolucionou a forma de desenvolver as aprendizagens. Quebrou paradigmas ao refutar o modelo sofista.  Foi virtuoso e ético até o fim de sua vida, na ocasião em que foi condenado a tomar cicuta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna