Qual a relação entre a educação e a arte de ver, segundo Rubens Alves?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Entende-se que uma das tarefas básicas da educação, é possibilitar aos alunos mecanismos para que eles possam conhecer a si mesmo, o outro e o mundo, ou seja, é necessário que eles saibam ver.

De acordo com Alves, o papel da educação é o “ensinar a ver”. Ressalta-se que essa ideia de ensino é voltada para o despertar da curiosidade, do espanto e da paixão pelo busca do conhecimento. Os alunos precisam sentir alegria na escola, ou seja, sentir prazer. Talvez, até fazer amor com o saber.

Portanto, a vida do professor é bem mais do que uma profissão, é uma missão. Por isso, nesta caminhada infinita, na busca do conhecimento, o professor deve ensinar o aluno a pensar, estimular a criatividade e o pensamento crítico. Vale ressaltar que as belezas estão nos olhos de quem as veem. Assim, se dá a necessidade de ensinar o aluno a vê, porque é através do visual que as pessoas entram em contato com as maravilhas e os encantamentos do mundo.

O Sistema Educacional deve procurar identificar as banalidades do cotidiano, e juntos com os alunos, propor meios de desbanalização do banal.

Alves, no texto, a complicada arte de ver, diz que: “a primeira função da educação é ensinar a ver, eu gostaria de sugerir que se criasse um novo tipo de professor, um professor que nada teria a ensinar, mas que se dedicaria a apontar os assombros que crescem nos desvãos da banalidade cotidiana”.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna