Qual a relação entre os modelos de educação: Sofistas, Sócrates, Ensino Tradicional e Modalidade EAD?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

A postura dos Sofistas se aproxima do modelo de ensino tradicional, ou seja, a educação bancária, onde o professor é o centro das atenções e o aluno é como uma tábua rasa. Por outro lado, o método de Sócrates, nos ensina que o aluno é o centro das atenções. Aqui o professor é o mediador da aprendizagem.
A postura do professor em EAD deve ser de animador, facilitador, motivador, incentivador e de estimulador dos alunos, no processo da construção do edifício do conhecimento.
Na atualidade, percebe-se que o mundo mudou. A sociedade mudou. Os alunos mudaram. O método de ensinar também tem que mudar. Não se pode estar no século XXI, e ao mesmo tempo seguir o modelo do século XX. Aparentemente os alunos não suportam mais o modelo de ensino tradicional.
Neste contexto, enumera-se algumas ferramentas que podem ser consideradas como recurso virtual de aprendizagem, que colaboram para potencializar o EaD, que são: Wiki, Blog, Chat, Forum, You Tube, vídeo aula, entre outras. Estas ferramentas colaboram para a democratização de ensino. Ainda estimulam o desenvolvimento de competências e habilidades, no ensino a distância, bem como, na modalidade semipresencial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna