A postura do mestre na contemporâneidade

Autor: Ademilson Marques de Oliveira
 
A contemporaneidade nos convida a repensar a prática docente. Neste sentido, será qual postura deve ter o “Mestre Contemporâneo”?

Pensar a educação na sociedade da informação, no século, exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação, a começar pelo papel que elas desempenham na construção de uma sociedade que tenha como umas das prioridades principais a inclusão e a justiça social.

Neste contexto, enumeram-se algumas ferramentas que podem ser consideradas como recurso de aprendizagem, que colaboram bastante no processo de ensino e aprendizagem, muito utilizado na EAD, que são: Wiki, Blog, Chat, Fórum, You Tube, Vídeo Aula , Web conferencia, entre outras.

Estas ferramentas colaboram para a democratização do ensino, e para a fomentação de uma educação emancipadora, onde o mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria inteligência.

Dessa forma, o mestre contemporâneo, deve buscar superar o modelo representado na configuração tradicional, onde o centro do saber é o professor; e passar a entender o que centro do conhecimento está ligado a todos os envolvidos no processo educativo. Assim, consideram-se como agentes ativos neste caminho: alunos, professores, pedagogos, coordenadores, tutores, enfim, toda a comunidade escolar.

Portanto, espera-se que o mestre contemporâneo trate o aluno em pé de igualdade. Neste contexto, o docente é um mediador, facilitador, incentivador, e motivador.

Na atualidade percebe-se a necessidade de aumentar o número de recursos tecnológicos na escola, em especial de computadores, para que os mesmo sejam utilizados para fins pedagógicos. Além de desenvolver e fomentar políticas de formação continuada, destinada aos profissionais de educação, visando ofertar uma educação de excelência, aos que buscam por ela. Neste processo, vale ressaltar, a necessidade de respeito mútuo, e considerar que o desenvolvimento da aprendizagem se dá por meio do diálogo, respeito e pelo encantamento por busca de conhecimentos. Vale ressaltar a importância do uso da Informática na Educação, ou seja, as novas tecnologias, como recursos pedagógicos.

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