O uso da internet na educação

                                       Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Na atualidade depara-se um forte progresso do uso da internet na educação. Mas quando que ela chegou às escolas? Qual sua finalidade? Suas vantagens? E desvantagens?

Segundo a historiografia, quem usou primeiramente a internet foram os militares. Entretanto, foi com rapidez que este instrumento se tornou necessário em diversos tipos de comunicação. Neste contexto, chegou às escolas, por volta da metade dos anos 90.

Vale ressaltar que umas das principais finalidades da internet na educação, são: tornar a informação mais democrática; possibilitar o acesso das pessoas em instituições de ensino, ainda que distantes geograficamente; flexibilizar horários de estudo, diminuir custeios, facilitar a conecção, interação e a colaboração entres os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, etc.

A internet é uma das grandes invenções do homem. Sua presença nos ambientes educacionais elevou os alunos ao status de coautores da busca da informação e o professor, neste caso, deve ter uma postura de mediador da aprendizagem, visando a aquisição do conhecimento.

Dessa forma, os discentes de hoje podem usufruir do aprendizado colaborativo, tendência da contemporaneidade. Isso é visível no YouTube, Blogs, WebQuest, Webconferência, no cursos em EaD, ou seja, em uma diversidade de tecnologias da informação e comunicação.

Por outro lado, talvez, há também alguns pontos negativos, como exemplos: na seleção de produtos de má qualidade. Para José Monoel Moran: Há informações demais e conhecimento de menos no uso da Internet na educação. E há uma certa confusão entre informação e conhecimento”. De fato, temos muitos bancos de dados a um toque do dedo. Então, para que gastar energias da mente pra ficar sabendo de coisas? 

Entende-se que na informação, os dados são organizados dentro de uma lógica, ou seja, de um código, em fim, de uma estrutura determinada. “Conhecer é integrar a informação no nosso referencial, no nosso paradigma, apropriando-a, tornando-a significativa para nós. O conhecimento não se passa, o conhecimento se cria, constrói-se”.


Fonte:


http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2290


http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19651997000200006

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