Qual a importância da escuta no processo educativo, na visão de Rubens Alves?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Ao pensarmos sobre a escuta no processo educativo, nos faz lembrarmos um dos principais princípios da Metodologia do Ensino da Filosofia, que é dar voz ao outro. Assim, é preciso saber ouvir.

Para Rubens Alves, “É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve”. Será que é possível desenvolver pessoas em um ambiente educativo sem diálogo entre professores e alunos? Dá para dialogar sem estar com os ouvidos atentos?

Vale ressaltar que na atualidade há diversas especializações em Filosofia Infantil. Fatos que enaltece a importância da escuta no processo educativo. É através dela que é possibilitado boas avaliações diagnóstica. Com elas podemos identificar os desacertos, e entrar com plano de ações, visando potencializar a qualidade no ensino.

Segundo Paulo Freire, a educação é uma via de mão dupla. Por isso, a importância do diálogo no processo educativo, entre todos os envolvidos. Para dialogar é preciso saber ouvir.

Então, quando o ser humano começa a ter direito a voz? Quando ele começa a falar. Portanto, a boa relação, em busca de comprometimentos, responsabilidades e resultados positivos, na relação professor/aluno, exige como pré-requisito uma prática efetiva da arte de saber escutar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna