Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Ao pensarmos sobre a escuta no processo educativo, nos faz lembrarmos um dos principais princípios da Metodologia do Ensino da Filosofia, que é dar voz ao outro. Assim, é preciso saber ouvir.
Para Rubens Alves, “É do silêncio que nasce o ouvir. Só posso ouvir a palavra se meus ruídos interiores forem silenciados. Só posso ouvir a verdade do outro se eu parar de tagarelar. Quem fala muito não ouve”. Será que é possível desenvolver pessoas em um ambiente educativo sem diálogo entre professores e alunos? Dá para dialogar sem estar com os ouvidos atentos?
Vale ressaltar que na atualidade há diversas especializações em Filosofia Infantil. Fatos que enaltece a importância da escuta no processo educativo. É através dela que é possibilitado boas avaliações diagnóstica. Com elas podemos identificar os desacertos, e entrar com plano de ações, visando potencializar a qualidade no ensino.
Segundo Paulo Freire, a educação é uma via de mão dupla. Por isso, a importância do diálogo no processo educativo, entre todos os envolvidos. Para dialogar é preciso saber ouvir.
Então, quando o ser humano começa a ter direito a voz? Quando ele começa a falar. Portanto, a boa relação, em busca de comprometimentos, responsabilidades e resultados positivos, na relação professor/aluno, exige como pré-requisito uma prática efetiva da arte de saber escutar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário