Quais as relações entre humanização, desumanização e técnica?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Segundo a historiografia, o ser humano passou por diversas fases de desenvolvimento do pensamento. Neste contexto, quais as relações entre humanização, desumanização e técnica?

A técnica está fortemente ligada com a história do homem. Portanto, entende-se que falar em técnica equivale a falar sobre o universo que no qual estamos inseridos em diversos aspectos, tais como: no campo social, psicológico, econômico e o religioso. Vale ressaltar a necessidade de equilíbrio ao usar a técnica para que ela não ofereça um perigo a humanidade, a natureza, ou seja, ao meio ambiente.

Portanto, a técnica, bem como a cultura são mecanismos complementares da existência humana.

Ao refletirmos sobre a atualidade, de modo pessoal, empírico, penso que, em nosso contexto, nós ainda vivemos algumas contradições, como essa: a tendência em ver o conhecimento técnico cientifico, muito mais como um almoxarifado de informações, como se fosse uma enciclopédia que você vai lá, e capta as informações desejadas.

No vestibular vemos bastante essa ocorrência, talvez, ele nos leva a refletir sobre o aluno assim: você tem muitos conhecimentos, mas na verdade ele nem sempre tem, o que ele tem são muitas informações. Isso até se justificaria no momento em que ele não tivesse acesso as informações, mas, atualmente o que mais temos são bancos de dados, a um toque do dedo, e assim, o sujeito adquire o que ele precisa. Então, pra que gastar energias da mente para ficar sabendo de coisas?

Além de privilegiar os produtos em detrimentos dos processos, o desenvolvimento tecnológico contemporâneo, entrelaçado a pedagogia atual não se livrou de uma metafísica. A nossa cultura é baseada em essências. Ainda é difícil de entender que a criança é um ser em construção, por mais que se negue no discurso, continuamos agindo como se o ser humano devesse reproduzir um protótipo, pois, acredita-se na necessidade de um modelo a ser seguido, e um ponto de chegada a ser alcançado, seguindo uma técnica, por meio de um método.

Por isso, a técnica precisa ser fomentada e aperfeiçoada, mas por outro lado, é necessário de boas reflexões, referente aos modos de desenvolvimento tecnológico, visando criar mecanismos que sirvam de obstáculos, para que ela não seja recursos colaborativos para o processo de desumanização da humanidade.

Talvez, o processo de desenvolvimento tecnológico contemporâneo, não tem conseguido emancipar a humanidade, mas tenha revelado uma face opressora, onde ser humano é manipulado, da mesma forma os recursos naturais, e até mesmo, a dimensão espiritual do homem.


É importante destacar que uma coisa é criticar os exageros do desenvolvimento tecnológico, sem preparar e oferecer condições as pessoas de viverem com dignidade, suas consequências opressoras; Outras coisas é reconhecer que este processo da racionalidade, da velocidade do desenvolvimento da técnica, que este estágio contemporâneo, representa sim, uma conquista, um avanço qualitativo, importante para a humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna