O que é uma educação para a vida, para Rubens Alves?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

A estudarmos a história da humanidade, percebe-se que a educação sempre esteve ligada a vida do homem, direta e indiretamente. Ela se deu de vários modos, através dos mitos, do senso comum, do conhecimento filosófico, do conhecimento teológico, do conhecimento científico, entre outros. Mas afinal, qual o papel da educação?  E a missão do professor? O que é uma educação para a vida?

Para Rubens Alves, “o principal papel da educação é criar nos alunos a alegria de pensar”.
Já o professor Antônio Vidal Nunes, diz que: “A educação tem o papel de preparar as pessoas para que elas possam, mediante o exercício da atividade crítica, avaliar o patrimônio recebido e buscar novas respostas para os seus problemas”. Portanto, a educação não é apenas transmissão de um legado passado, mas preparação para criação, para busca de caminhos novos a partir dos desafios do presente.

Vale ressaltar a ideia de Rubem Alves, sobre o processo de leitura, meio educacional. Ele afirma que: “não se ensina a leitura, mandando alguém ler, mas tem que ser uma relação amorosa, ou seja, prazerosa”.

Para Alves, a principal missão do professor é ensinar o aluno a pensar, criar no aprendiz o espanto, despertar a curiosidade. Inclusive, ele sugere um novo tipo de professor, um professor que nada teria a ensinar, mas que se dedicaria a apontar os assombros que crescem nos desvãos da banalidade cotidiana.

Dessa forma, infere-se que Educação para a vida é aquela que nos oferece condições, ou seja, mecanismos, que realmente usaremos na prática, no dia-a-dia, ou seja, é a que permanece em nossas vidas. É aquela que nos ajudar a compreender, conviver e respeitar a nós mesmo, o outro, a natureza e o mundo. É a que nos ensinar a pensarmos de forma sistematizada. A que nos ensina a buscar novos conhecimentos, a sermos mais eficientes, competentes. A que nos proporciona felicidade. A que nos ajuda a desenvolver ações bem planejadas, sem se arriscarmos.

Fonte:

NUNES, Antônio Vidal. Fundamentos Filosóficos da Educação. Vitória, ES: UFES, 2017.

Vídeo – Rubem Alves / http://www.youtube.com/watch?v=qjyNv42g2XU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna