quinta-feira, 20 de março de 2014

Caminhos de Paz: Juntos pela cultura da paz no Espírito Santo

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

A Palavra de Deus diz: “É para liberdade que Cristo no libertou" (GL5,1).

Com é triste depararmos com índice de violência contra as mulheres tão grande em nosso Estado. O Espírito Santo é o Estado que mais tem cometido este tipo de violência. Será de onde que nasce está cultura de violência? Por que não darmos lugar a cultura da Paz em nossos corações? Quantas vidas de mulheres estão sendo tiradas por homens possessivos? Também, não podemos esquecer de que existem mulheres com esta personalidade, obcecadas pelo a sede insaciável do ter, do ódio e da ganância. Será que o mundo está em caos? Talvez, sim! O que virá depois desse caos? Não sabemos! Então como descobrir o caminho do bem e evitar o caminho do mal?  É preciso que se desenvolva a ética da solidariedade e a moral do amor.

Diante de todas estas reportagens fico a pensar, como deve estar os corações dos familiares e amigos das vítimas. Qual a vantagem que têm colocar fim na vida de uma pessoa? A vida com seus princípios e valores está cada vez mais banalizados! Por que será? Vida é dom de "Deus", somente Ele pode tirar, pois foi Ele quem nos deu!

O Estado do ES tem desenvolvidos vários programas de proteção as mulheres; mas não está alcançando a plenitude. Portanto, faço meu apelo a toda sociedade de bem: vamos fazer de tudo para que a cultura da Paz seja reinada em nosso meio. Vamos cuidar melhor da educação de nossas crianças, de nossos adolescentes e jovens. E, se for necessário, que trabalhem também a educação dos pais de nossas crianças, adolescentes e jovens. Que nossas escolas, igrejas, associações, emissoras de televisão e de rádio juntamente com a sociedade pesem mecanismos que sirva de obstáculos para estas práticas criminosas. É bom que todas as Instituições públicas e privadas estejam engajadas neste processo de desenvolvimento da cultura da paz.

É necessário mudar, sob pena de a civilização brasileira desaparecer em meio à violência e ao descrédito na sua própria capacidade de se organizar. É urgente agir em busca de um padrão social equilibrado.

Não estamos aqui para julgar ninguém; já basta o sofrimento de todos, situação que nos entristecem. Enfim, espera-se que haja compromisso de mudança. Mudar a história triste, atual, de nosso Estado! Que deem um basta em todo tipo de violência em espécie que contém vida, de modo especial: o SER-HUMANO.

Uma crescente e fecunda revolução amorosa (e cultural) irá fincando as estacas dos que nos garantirá sobrevida: a ética da solidariedade, a moral do respeito à alteridade (contra a discriminação e o preconceito), a política do amor ao próximo.

Enfim, só o que comove, move.




quinta-feira, 19 de julho de 2012

Ainda que seja noite, o sol existe

Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Além da janela,
Não vejo paz,
Por que será?

Será que nós não teremos jamais?

Além da janela,
Não vejo riqueza,
Por que?
Por que tanta pobreza?

Além da janela,
Não vejo segurança,
E por que querem que
Tenhamos confiança?

Além da janela,
Vejo marginalização,
Será que essas pessoas
Não merecem educação?

Além da janela,
Vejo o homem destruindo a natureza,
E eu pergunto a eles:
Por que destruir toda essa beleza?

Para os que sofrem,
Pedimos clemência.
Até quando vamos ter
Que aguentar tanta violência?

Além da janela,
Vejo um mundo cruel,
Será que algum dia
Vamos merecer o céu?

Além da janela,
Rola uma pergunta no ar.
Quando tudo isso,
Irá acabar?

Além da janela,
Há uma esperança a buscar,
Porque mesmo na escuridão,
O sol há brilhar.


"Esta poesia foi pensada em 2003, e conquistei o 1º lugar no Concurso Literário do Instituto de Filosofia Dom Felício - CEARP - de Ribeirão Preto, SP, Brasil."

Viva Plenamente: Diga não às drogas e sim ao amor e à vida

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

 

O que sei sobre a vida é que o amor a torna plena e cheia de significado. Por que então destruir o que é belo, mudar a essência do ser e negar o direito de viver plenamente? As drogas são substâncias malditas, pois levam à autodestruição e à morte sem que se perceba. É preciso evitar o caminho das drogas, pois elas só trazem destruição e vazio. Viver é mais do que simplesmente existir, é amar, crescer e aproveitar cada momento com verdadeira plenitude.

Da vida, o que sei da vida?
Da vida, o que você sabe?
O amor é cheio de vida,
De gosto de querer crescer.

Por que destruir o que é belo?
Mudar o seu jeito de ser;
Manchar o direito à vida,
Sem vida não dá pra viver.

Droga, substância maldita!
Com drogas jamais irás vencer,
Com drogas, você se acaba aos poucos.
E morre sem perceber.

Pra que drogas? Viva a Vida!

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

 

Amigos, peço cuidado,

Das drogas devem evitar,

Amigos tenham cautela

façam a vida dilatar.

 

O caminho para o buraco,

É mais curto, podem crer.

Procurem fugir da morte,

Pois, o melhor mesmo é viver.

 

Temos tantas coisas boas,

Que podemos cultivar.

Pra que drogas em nossas vidas,

Se elas podem nos matar? 


Fujam das drogas, por favor! 

Tenham cuidado, se preservem! 

A vida é um bem maior! 


O caminho para destruição, 

É mais curto do que se pensa. 

Escolham viver com sabedoria, 

Longe das drogas, tenham crença. 


Temos tantos momentos preciosos, 

Para desfrutar e aproveitar. 

Não permitam que as drogas estraguem, 

O que podemos conquistar.



 

sábado, 7 de abril de 2012

Sartre: A liberdade e a existência humana em destaque

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Para Sartre, nada pode esmagar o homem, nada lhe vem de fora, ou de dentro, que deva simplesmente aceitar ou receber. O homem não tem uma natureza que deva necessariamente seguir. O homem não é um ser, mas um fazer e a sua única condenação é a de ter de se fazer até os seus últimos detalhes.
Todo o "sartrismo" parece está baseado num enorme equívoco, numa leitura deficiente ou má compreensão da obra da Heidegger. É o próprio Heidegger quem observa em seu trabalho "Carta sobre o humanismo": "Sartre enuncia o princípio fundamental do Existencialismo da seguinte maneira: a existência precede a essência. Toma, portanto, existência e essência no sentido da metafísica que, desde Platão, afirmava que a essência precede a existência. Ora, a inversão de um enunciado metafísico continua a ser um enunciado metafísico. com isto, ele se aprofunda no pensar metafísico do esquecimento do ser".
Parece que Sartre em lugar de integrar e fundamentar o homem no ser procurou ao contrário resumir o ser na realidade humana. Talvez esse primeiro e grande equívoco filosófico, segue-se toda a atitude do existencialismo de Sartre, com sua noção atrofiada da liberdade e da situação humana, com o evidente menoscabo das dimensões da cultura e da história, e com sua concepção ateísta do destino do homem.
Penso que não foi muito esclarecido o modo como Sartre defende que, apesar de defender a liberdade radical e que a existência precede a essência, portanto, que criamos os valores, mesmo assim, o existencialismo é um humanismo. Ele fala de uma moral existencialista.
É importante notar que o pensamento de Sartre trouxe contribuições significativas para a filosofia e para a compreensão da liberdade individual. Sua ênfase na responsabilidade do ser humano em criar seu próprio significado e sua crítica à alienação e à inautenticidade são aspectos importantes a serem considerados. 
No entanto, é crucial também reconhecer as limitações de sua abordagem e buscar uma compreensão mais ampla e integrada da condição humana, que leve em consideração tanto a liberdade quanto a interdependência e a relação do ser humano com o mundo e com os outros. Assim, a reflexão crítica sobre o existencialismo de Sartre pode nos ajudar a aprofundar nossa compreensão da complexidade e da diversidade da experiência humana.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Além das Ideias: O Realismo Platônico como Fundamento da Realidade

Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Diferente de Descartes, que define ideias como atos do pensamento, e do conceito de Kant, que diz que ideias são meros entes do nosso pensamento, ou entes da razão. A ideia platônica é algo real. Mais do que isso: as ideias platônicas são o que há de mais real, são os princípios supremos de toda a realidade.

As ideias platônicas são realidades supremas, que contém as formas das coisas sensíveis. Elas são protótipos que encerram em si o sentido mais próprio de tudo quanto percebemos. Segundo Platão, nada do que está sujeito à geração e à corrupção pode constituir o ser das coisas em sentido mais próprio. Podemos dizer que as coisas que percebemos têm um ser, mas não é o ser. O devir só é enquanto vem a participar das ideias.

Platão atribuiu as suas ideias a um estatuto de realidade transcendente, da mesma forma como Sócrates considerava a alma. Segundo Platão a ideia só pode ser aprendida por aquilo que em nós lhe é mais semelhante, isto é, pela alma. Assim como o homem é fundamentalmente a alma, as coisas sensíveis são, em última análise, as ideias das quais elas participam.

Ainda Platão considerava o movimento como ideia. Diz-se que uma coisa se move (que está assim, sujeita aos movimentos), ela não o faz senão enquanto participa do gênero ou ideia do  movimento. Aqui está a refutação de uma segunda tese de Parmênides: o movimento existe e é um gênero ou ideia suprema pela qual podemos pensar o fato, inquestionável, de que as coisas (sensíveis) se movem.

Assim, enquanto um homem ainda não era gerado, mais vem a gerar-se, o seu movimento de geração participa da ideia de movimento. Isso faz com que um dado se possa transformar-se sem que, ao mesmo tempo, perca o seu atributo de ser, a saber, é ser enquanto movimento, isto é, como movimento, enquanto gênero ou ideia participa do ser.

Segundo a tese do diálogo existem cinco gêneros supremos: ser, mesmo (identidade), outro (alteridade), movimento (vir-a-ser ou devir) e repouso (imobilidade). Admitidos como seres os quatros últimos, o ser, tendo que ser dito de todos, absorve contra Parmênides, tanto a mobilidade do ser enquanto a sua multiplicidade. A teoria do não ser de Parmênides é relativizado, pois inegavelmente, quando dizermos que algo é outro, dizemos não ser homem e, assim, dizemos o que não é, mas não em sentido absoluto, mas relativamente a outro ser.

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Autor: Ademilson Marques de Oliveira


A contribuição de Sócrates para a história da Metafísica é tanto negativo quanto positivo. A diferença entre esses dois pontos é que analisando o lado negativo percebemos que Sócrates não aceita a Teoria dos Físicos, fazendo assim seus sucessores, principalmente Platão e Aristóteles, que foram ousados aos buscar os princípios supremos das coisas além da natureza corpórea, abrindo caminho para o conhecimentos suprassensíveis. 

No entanto, a doutrina da alma de Sócrates apontava para uma visão nova e transcendente, na medida em que a alma socrática transcende o corpo, como uma entidade sobre natural e, ao menos incorpórea. A partir da tese apontada por Sócrates sobre a Metafísica, Platão introduziu seus próprios pensamentos, numa perspectiva espiritualista totalmente nova, e é nela que Metafísica surgirá com todas as suas cores, num legado imortal para a história da disciplina. 

Porém, não podemos negar um forte apelo ético no pensamento de Platão, podendo assim afirmar que a ética é o verdadeiro centro gravitacional do seu pensamento. Sendo essa a sua marca fundamental, consequentemente sua tese é elevada importância, pois trata sobre a doutrina da transcendência da alma, (a alma da qual ele procurava demonstrar a imortalidade no Fédon). Isso mostra que Platão teria seguido os mesmos passos deixados por Sócrates, seu mestre, mas foi além do seu antecessor. Sócrates afirmou positivamente a existência de uma alma transcendente, ele criou outras ideias como os princípios de todas as coisas, defendendo, assim, outras realidades transcendentes.

Após a segunda navegação platônica é que se pode falar em imaterial, suprassensível e que nos possibilita o entendimento que o verdadeiro SER é constituído pela realidade inteligível, segunda a fundamentação da metafísica, em Platão. 

A contribuição de Sócrates para a história da Metafísica é ambígua, apresentando aspectos negativos e positivos. Por um lado, Sócrates rejeitou a Teoria dos Físicos, dando espaço para seus discípulos, principalmente Platão e Aristóteles, explorarem princípios além da natureza corpórea e avançarem no conhecimento suprassensível. Por outro lado, a doutrina da alma de Sócrates trouxe uma visão transcendente inovadora, na qual a alma é vista como uma entidade sobrenatural e não corpórea.

DESAFIOS E APRENDIZADOS: RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DO IFRS

RESUMO : Em 2020, a pandemia de COVID-19 impôs a rápida transição para o ensino remoto no Brasil. Este estudo tem como objetivo analisar o ...