sábado, 26 de novembro de 2016

SELEÇÃO BRASILEIRA

AUTOR: ADEMILSON MARQUES DE OLIVEIRA


Olimpíada – Rio - 2016

Poesia


Seleção Brasileira: Campeã Olímpica

Seleção brasileira!
Levanta vosso altivo pavilhão
Venceu heróica e invicta,
Oh glorioso campeão!

Conquistou pouco a pouco,
Pelo esforço e o união,
O título nobre e sublime
De forte e audaz campeão!

Os nossos zagueiros são de ouro,
Não teve iguais nas defesas,
Rodrigo Caio, Luan e Marquinhos
Causaram assombro e fizeram surpresas!

Os nossos laterais,
Da defesa ao ataque,
Foram: William, Douglas Santos e Zeca,
Que jogaram com muita arte!
                                                

Jogadores do meio-campo,
Foram maestros na função,
Thiago Maia, Rodrigo Dourado e Rafinha,
Que jogaram com o coração!

Além desses tivemos outros,
São habilidosos e valentes,
Conquistam todo o mundo,
Wallace, Felipe Anderson e Renato Augusto não desmente!

Os nossos atletas,
Jogaram com luz,
O inimigo já tem medo,
Do atacante Gabriel Jesus!

Diz o nosso goleador,
Sempre estou em posição,
Todo o povo já conhece,
O Neimar, campeão!

O Gabriel Barbosa em campo,
É um jogador muito valente,
O seu shoot é certeiro,
Sua carga é resistente!

Vai driblando, vai passando,
Luan avança,
Chegam perto, shootam, é gool!
O adversário não descansa.

Grita o técnico da Seleção:
Pessoal muita atenção,
Está na hora do pesado,
Fazer a combinação!

Fala Fernando Prass, o goleiro.
Eu não brinco, estou ganhando,
Quando shootam, defendo o gool,
Todos ficam comentando.

Também, tivemos o Uilson,
Um grande goleirão!
Defensores do Brasil,
Consagrou-se campeão!

O Brasil teve um grande time,
Com eles não tiveram embaraço,
Quanto eles entravam em campo,
A torcida saia “pro” o abraço!

Os brasileiros (as) foram convocados,
Pra jogarmos com a seleção,
Então, jogamos juntos,
Por isso, somos campeões!


Autor: Ademilson Marques de Oliveira, em 26/11/2016


quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Gestão Educacional Democrática - Apresentação Ciêntífica no IX ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Ciêntífica






Autor: Ademilson Marques de Oliveira


Resumo
O eixo norteador do trabalho realizado pelo gestor educacional visa conduzir, compreender e aplicar um modelo que seja adequado à realidade no qual a escola está inserida, promovendo práticas que fomentem o crescimento e o desenvolvimento do trabalho de todos que atuam na instituição, de modo a obter o máximo de resultados, satisfazendo, da melhor forma possível, às necessidades dos que contribuem e colaboram para que isso ocorra. O tema desse resumo formula-se o seguinte questão problema: “ Qual é a importância da gestão democrática em instituições educacionais?” Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional, que busca a excelência em serviços prestados a sociedade. Este trabalho é de relevância para todos da área da Educação e que querem construir um edifício do conhecimento em administração escolar, na perspectiva democrática. Para este trabalho optou-se em uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. O objetivo desse trabalho é demonstrar a necessidade de conduzir as instituições de ensino de forma democrática. Portanto, gestores escolares são responsáveis pela organização, divisão e distribuição dos trabalhos, planeja­mento e controle de resultados, a motivação, avaliação e feedback de desempenho de subordi­nados, a decisão de quem deve ser admitido, promovido ou demitido, a orientação, educação e treinamento dos novos funcionários/colaboradores e também por organizar o cotidiano escolar, compartilhando e delegando tarefas à equipe pedagógica e administrativa. A atuação do gestor escolar deve ser de liderança, for­mando pessoas que o acompanhem em suas tarefas, além de prepará-las para serem abertas às transformações. Nesse sentido, é necessário que este gestor tenha motivação, responsabilidade, dinamismo, criati­vidade e capacidade de atender às necessidades mais urgentes, o que requer um constante aprendizado, de forma a atualizar-se e conhecer as mais recentes contribuições dos pesquisadores sobre os processos de capacitação de lideranças educacionais, o que justifica a atenção constante a atual à Gestão de Pessoas. Portanto, conclui-se que o trabalho coletivo se apresenta como fundamental, pois a gestão que busca a modernidade, a cidadania e o resgate de valores éticos constitui-se verdadeiramente como democrática e integradora.








IX ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Ciêntífica - As Contribuições de René Descartes




AS CONTRIBUIÇÕES DE RÉNE DESCARTES


Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Resumo

René Descartes, apesar da vida intelectual relativamente curta, trouxe uma série de benefícios para o campo da Filosofia e das Ciências Naturais e contribuiu para a Física, a Matemática, a Óptica, a Meteorologia e a Fisiologia. Descartes proporcionou um dos grandes benefícios para a filosofia moderna. Foram os estudos na metafísica, considerada uma das mais duradouras de suas realizações intelectuais. O tema desse resumo formula-se o seguinte questão problema: “Qual é a importância da demarcação do método cartesiano?”. Justifica-se este trabalho pela importância de Descartes para a sociedade atual. Isto desde a máxima “Penso, logo existo”, as coordenadas cartesianas e além das muitas contribuições para a Filosofia e a Matemática. Este resumo é de relevância para todos que queiram entender o início da era moderna. Para este trabalho optou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Após uma leitura do material, foi feito um fichamento com os textos destacados. Concluiu-se que a demarcação do método cartesiano trouxe uma grande evolução para a história da humanidade. Seu pensamento se mostrou de alto padrão intelectual e complexo, onde toda a filosofia moderna e contemporânea se reporta. Por meio dessa pesquisa identificam-se quatro elementos principais na demarcação cartesiana. O primeiro elemento seria a questão do método, síntese da filosofia e a ciência cartesiana, em que se postulam a metafísica. No segundo aspecto, destacam-se a teoria da criação das verdades eternas por Deus e a teoria da criação continuada, onde há a primeira formulação metafísica do filósofo. O terceiro elemento visualiza-se a metafísica sistemática por meio da dúvida, ponto de partida, ao cogito, primeira certeza. Esses dois aspectos estão em perspectiva quanto a questão Deus. O último elemento analisa as questões divinas, através da identificação do eu e das ideias do homem e de Deus. Por meio das provas de sua existência, e o principio da causalidade e as acusações que Descartes recebe, ao incorrer em círculo e em ateísmo. O Método Cartesiano proposto por Déscartes é um método de construir o objeto. Então percebemos que quando estamos decompondo e recompondo nós estamos exatamente construindo. Portanto a implicação disso, a decorrência desta postura para a educação é justamente essa, se educa a mente do educando, a mente do aprendiz, praticando o método científico.

IX ENCIC - Encontro Nanional Claretiano de Iniciação Ciêntífico - A Importância do Trabalho Artesanal na Região da Grande Vitória, ES





A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO ARTESANAL NA REGIÃO DA GRANDE VITÓRIA – ES

Autores: Ademilson Marques de Oliveira & Herlem Raquel Barbosa Marques

Resumo
Segundo a historiografia, os gregos consideravam o trabalho manual como tarefa árdua, portanto era visto como uma verdadeira tortura. Entretanto, com as mudanças ocorridas na sociedade, o trabalho passou a ser visto como sinônimo de possibilidade de aquisição de riqueza, ou seja, passou a ser entendido como virtude. Nesse trabalho abordaremos profissões desenvolvidas através da arte do artesanato na Grande Vitória. O tema deste resumo formula-se o seguinte questão problema: “Qual é a importância da história do trabalho artesanal para esta região?”. Justifica-se esta temática devido a sua importância para a sociedade capixaba. Estes seguimentos fomentam o desenvolvimento turístico, econômico e social da região. O objetivo desse trabalho é apresentar à sociedade profissionais que desenvolvem suas economias por meios de trabalhos artesanais. Essa pesquisa é relevante para o conhecimento do recorte histórico regional de algumas profissões voltadas para o artesanato no Espírito Santo. Para este trabalho optou-se por uma metodologia de pesquisa de campo. Foram fotografados profissionais artesãos em três municípios que compõe Grande Vitória. As fotografias além de ter uma linguagem própria, ela consegue representar a realidade com mais precisão. A fotografia nos traz uma compreensão melhor do passado. Ela também pode ser usada como forma de documentação, apesar de ser uma imagem congelada, pode ser entendida por todos. A primeira etapa realizada foi pesquisar e selecionar as profissões que seriam retratadas no trabalho. Em todas as saídas a campo a observação foi primordial para o registro de todos os movimentos, buscando não perder nenhum gesto realizado pelo trabalhador. Foram selecionadas quinze profissões: barbeiro, desfiadeira de siri, rendeira de bilro, artesão de vidro, doceira, engraxate, artesão de casaca, pescador, cabouqueiro, redeiro, catraeiro, seleiro, sapateiro, paneleira e pedreiro. Conclui-se que os trabalhos realizados pelos artesãos na Grande Vitória contribuem fortemente para o desenvolvimento social, econômico e turístico da região. Os objetivos foram alcançados. Ou seja, mostramos a existência de algumas profissões que resistem a toda modernidade de hoje, e que mesmo a tanta tecnologia conseguem se manter no mercado de trabalho. Durante as saídas fotográficas conseguimos criar contato com os trabalhadores entrevistados e retratar suas atividades, em vários ângulos, de perspectivas diferentes, mostrando suas alegrias e tristezas.














GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...