Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Resumo
O eixo norteador do trabalho realizado pelo gestor educacional visa conduzir, compreender e aplicar um modelo que seja adequado à realidade no qual a escola está inserida, promovendo práticas que fomentem o crescimento e o desenvolvimento do trabalho de todos que atuam na instituição, de modo a obter o máximo de resultados, satisfazendo, da melhor forma possível, às necessidades dos que contribuem e colaboram para que isso ocorra. O tema desse resumo formula-se o seguinte questão problema: “ Qual é a importância da gestão democrática em instituições educacionais?” Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional, que busca a excelência em serviços prestados a sociedade. Este trabalho é de relevância para todos da área da Educação e que querem construir um edifício do conhecimento em administração escolar, na perspectiva democrática. Para este trabalho optou-se em uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. O objetivo desse trabalho é demonstrar a necessidade de conduzir as instituições de ensino de forma democrática. Portanto, gestores escolares são responsáveis pela organização, divisão e distribuição dos trabalhos, planejamento e controle de resultados, a motivação, avaliação e feedback de desempenho de subordinados, a decisão de quem deve ser admitido, promovido ou demitido, a orientação, educação e treinamento dos novos funcionários/colaboradores e também por organizar o cotidiano escolar, compartilhando e delegando tarefas à equipe pedagógica e administrativa. A atuação do gestor escolar deve ser de liderança, formando pessoas que o acompanhem em suas tarefas, além de prepará-las para serem abertas às transformações. Nesse sentido, é necessário que este gestor tenha motivação, responsabilidade, dinamismo, criatividade e capacidade de atender às necessidades mais urgentes, o que requer um constante aprendizado, de forma a atualizar-se e conhecer as mais recentes contribuições dos pesquisadores sobre os processos de capacitação de lideranças educacionais, o que justifica a atenção constante a atual à Gestão de Pessoas. Portanto, conclui-se que o trabalho coletivo se apresenta como fundamental, pois a gestão que busca a modernidade, a cidadania e o resgate de valores éticos constitui-se verdadeiramente como democrática e integradora.