Autor: Ademilson Marques de Oliveira
Segundo Welte, na religião, o ser humano se encontra determinado e referido a Deus. No entanto, em um tempo de crescente ceticismo e descrença em Deus, é importante identificar como Deus pode ser vivido na religião a partir das experiências humanas comuns.
Welte propõe que existem três experiências fundamentais que permitem falar, de forma geral, sobre a experiência do divino: a experiência da existência, a experiência do nada e a experiência do sentido.
A primeira proposição considerada por ele para encontrar indícios da experiência religiosa é a existência, ou seja, o fato de estarmos presentes em nosso mundo. A segunda proposição, a experiência fundamental, é a percepção de que houve um tempo em que não estávamos aqui e haverá um tempo em que não estaremos mais, o que ele chama de experiência do nada. Já a terceira proposição, a presença íntima do nada na existência tem importantes implicações, que inclui a constante busca por sentido em diversas áreas de nossas vidas.
Welte destaca que o postulado justificado da existência humana está na raiz de nossa existência, mesmo que sua necessidade e justificação muitas vezes nos escapem. A exigência ética presente em nossa consciência sugere a necessidade de um sentido fundamental. Há, portanto, uma distância significativa entre o nada como ocultação absoluta e o sagrado da religião em sua abordagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário