segunda-feira, 22 de junho de 2015

As vantagens e os problemas inerentes a Ética Utilitarista e seus principais pressupostos filosóficos

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Para o Utilitarismo, o que importa é a felicidade. Entende-se por felicidade ausência de dor e prazer; e por infelicidade a privação do prazer. Dessa forma os fins justifica os meios. Esta doutrina privilegia a maioria.

Por outro lado, nem sempre, é bom decidir pela maioria, mas sim, observar a qualidade desta maioria.

Segundo a doutrina Utilitarista, precisamos de maximalizar aquilo que é bom. Para que saibamos se a nossa ação foi boa, precisamos medir a consequência de tal ato.


No entanto, entre tantas vantagens oriunda do Utilitarismo, também é visível uma grande falha: privilegiar o qualitativo em detrimento ao quantitativo. O Utilitarismo por não considerar a minoria, pode cometer injustiças por desprezar a qualidade, considerando apenas a maioria.

Giro Pragmático da Filosofia Alemã

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

O Giro Pragmático da Filosofia Alemã tem como um de seus personagens principais Wittgenstein. Ele é de alta importância para a Filosofia da Linguagem. Este escreveu importantes obras como “O Tratactus e as Investigações Filosóficas”. 

A diferença entre essas duas obras são: uma ele trata a linguagem como uma questão fenomenológica e na outra como uma atividade mais simples, ou seja, a linguagem cotidiana.

Outro fato importante é a Escola de Oxford, ela compreendia que a descrição da realidade é apenas uma das funções para as quais nos servimos da linguagem, esta privilegiou a análise filosófica a partir da linguagem comum. Seus principais pensadores foram: Gilberto Ryle, John Austin, Paul Grice e Peter Strawson.


Já em relação aos problemas da verdade, Habermas buscou solucioná-los através de um esquema pragmático. Ele tenta nos mostrar que as teorias clássicas da verdade não conseguem resolver os problemas associados com os conceitos de verdade. Para Habermas, a verdade é uma pretensão da validade que anexamos aos atos da fala constatativos.

As relações entre as questões lógicas e epistemológicas de acordo com o positivismo lógico

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

As questões lógicas e epistemológicas se relacionam por meio da busca da verdade. Esta verdade é buscada através da lógica, ou seja, da matemática, visando chegar ao conhecimento.

O Filósofo Putnam, é um dos principais filósofos americano. Seus estudos foram voltados para a relação mente-corpo, o seu debate se concentrou no realismo metafísico, que resultou em outro debate, o realismo interno.


Através da influência do positivismo, hoje temos várias áreas de estudo voltado para as ciências humanas, tais como: Sociologia, Antropologia e Psicologia. Pode –se afirmar que foi através do positivismo que seu deu o desenvolvimento científico existente hoje.

Análise, interpretação e definição de fundacionismo clássico e as principais objeções a essa área do conhecimento

Autor: Ademilson Marques de Oliveira 

Sabe-se que o conhecimento se dá através da crença, verdade e justificação, ou seja, a repartição tripartite.

Há uma categoria de crenças sobre as quais temos conhecimentos seguro, chamadas de crenças fundacionais, ou crenças de base, em relação à interpretação dos fenômenos naturais.

Portanto, a forma clássica de fundacionismo baseia-se na afirmação de J. Locke, que diz que todo o nosso conhecimento deriva de nossa experiência sensorial, isto é, experiência imediata.

E, nesse contexto, que se constrói um território metafísico e epistemológico, a partir do método, significa dizer que a justificação da crença se dá em conformidade com as regras ou critérios de conhecimentos. Percebe-se portanto, que pela justificação, a teoria do conhecimento busca a universalidade de suas proposições, a partir da necessidade lógica inerente a matemática, à geometria e à lógica.

O conhecimento se apresenta como um campo demarcado de investigação, possibilitando assim, sua autonomia em relação a outros modos de investigação.


O universo do conhecimento, por conseguinte, se apresenta na ordem lógico-filosófico das razões. Assim, merece destaque, nas ordens das razões, a investigação do abstrato para o concreto. 

Razão e Fé na Filosofia de Santo Tomás de Aquino e a diferenciação do Crer para entender de Santo Agostinho

Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Santo Tomás de Aquino, seguidor da filosofia aristotélica defende que a razão e a fé são áreas de conhecimentos diferentes. Entretanto, uma completa a outra, de forma que estes dois conhecimentos nos permitem alcançar o equilíbrio. 

Assim, é preciso que façamos a experiência de Deus, quanto mais experiência, mais conhecimento. Para Ele nós somos instrumentos para a manifestação de Deus.

Por outro lado, santo Agostinho, platonista, defende a ideia do “crer para entender”, assim, ele não valoriza a experiência.


Para Santo Agostinho, razão e fé estão juntos, portanto, tratados filosóficos e teológicos não podem ser tratados separados.

sábado, 20 de junho de 2015

Quem são as pessoas que queremos educar? Para que sociedade?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Entende-se que a Constituição Federal Brasileira avança para a garantia do direito à vida e dignidade para todos. Contraditoriamente, percebe-se uma forte desigualdade social que gera um grande desrespeito à lei e a vida. Será que isso acontece por que a educação não tem alcançado sua finalidade? Será que a existência de tantas corrupções no Brasil se dá devido à falta de ensino de ética e respeito aos cidadãos as crianças em idade escolar que futuramente serão os representantes da classe política de nosso país? Então, quem queremos educar? Para que sociedade?  

Queremos educar todos os que são sedentos de conhecimentos, os que lutam pelos seus direitos, os buscam na educação princípios para nortearem suas vidas.

No entanto, penso que precisa-se urgentemente reeducar, reconstruir na mente da elite dominante-governantes brasileira, pensamentos de respeito ao cidadão, igualdade de direitos, princípios éticos e morais, valores de honestidade para que não levem o Brasil a viver a crise econômica, ética, política e moral. Um país de elite corrompida e gananciosa, onde o limite da ambição é o infinito levam a miséria e por conseguinte, ao descrédito.


Portanto, queremos educar pessoas para uma sociedade mais desenvolvida economicamente e socialmente. Para isso, é preciso curar o câncer da corrupção, da falta de respeito ao próximo, da ausência de desenvolvimento de pensamento crítico em relação a realidade que o cercam. Queremos uma sociedade mais justa, ética, reflexiva, crítica, democrática e participativa.

O conceito de verdade em Nietzsche e Foucault

Autor: Ademilson Marques de Oliveira 

Nietzsche foi totalmente contra a verdade existente de sua época, de modo especial, as verdades metafísicas, voltadas para a doutrina do cristianismo. Certa vez, Nietzsche estas afirmações: “O evangelho morreu na cruz. A pior desgraça da humanidade é o cristianismo”. Estas são apenas algumas de suas citações onde é demonstrado sua indignação com as verdades existentes. Será que ele tinha razão para tantas inquietações?

Penso que sim, pois acredito que a concepção de verdade onde se divide as classes em pastores e ovelhas, talvez, seja interessante para quem pastoreia, mas não identifico vantagens para os pastoreados.

Nietzsche, o homem dinamite, como ele se identificou, lançou uma nova concepção de verdade, onde coloca-se o homem como sujeito responsável pela suas conquistas. Para ele, o homem pode ser um super-homem, daí a ideia do além-homem.


Já Foucault, defende que as sociedades modernas apresentam uma nova organização de poder que se desenvolveu de fato, a partir do século XVIII. Nessa nova organização, o poder não se encontra apenas no setor político e nas suas formas de repressão, pois esta disseminando pelos vários âmbitos da vida social, resumindo este problema, ela chamou de sociedade disciplinar.

GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...