segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

 Resumo:

A gestão democrática e participativa que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. Diante desse contexto, pensamos a seguinte questão-problema para nosso artigo: “Qual é a importância da gestão democrática de pessoas em instituições educacionais”? Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional, focado na liderança e na valorização do capital humano, visando a excelência em serviços prestados à sociedade. Portanto, são objetivos deste estudo: refletir sobre a gestão democrática no ambiente educacional, bem como suas características e benefícios. Esta pesquisa é de relevância para todos da área da Educação, como diretores, coordenadores, pedagogos, professores e demais agentes educacionais. Para este trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Após a leitura do material, foi feito um fichamento com os textos destacados e posteriormente foi realizada uma comparação entre os diversos autores. Desta forma, procuramos conhecer os vários conceitos de Gestão Democrática Educacional. Finalmente concluímos que o trabalho coletivo é de fundamental importância, diante das demandas do dia a dia do ambiente escolar.

Palavras Chave: Educação; Gestão Democrática; Liderança.


VÍDEO DE APRESENTAÇÃO




Para ler este artigo na íntegra, é só clicar: AQUI


Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques.
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO
In: VISÕES SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 630-646.

Áreas do conhecimento: Gestão Educacional; Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891031.

O GOOGLE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 Resumo

O Google Sala de Aula é um recurso gratuito e pode ser utilizado através de vários dispositivos tecnológicos, como computador, tablet, celular, lousa digital, entre outros. É um recurso que, aliado às TICs, contribui significativamente com a área da educação, tanto para os discentes como para os docentes. Logo, o tema desta pesquisa é o emprego da ferramenta Google Sala de Aula no ensino e tal temática surge da busca de novos conhecimentos sobre a informática na educação. Esta pesquisa poderá contribuir com os estudos daqueles que buscam compreender a dinâmica do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na atualidade baseado no princípio da educação significativa, voltada para as novas tecnologias. O objetivo deste estudo é refletir sobre as características e os benefícios que o Google Sala de Aula pode proporcionar à educação, ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, busca-se demonstrar à comunidade escolar que é possível utilizar tecnologias de baixo custo, visando a melhorar a qualidade das aulas. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia selecionada para este trabalho. Também procedemos à análise de um minicurso sobre o software Google Sala de Aula voltado para professores, desenvolvido em caráter experimental, pelos alunos do curso de Pós-Graduação em Informática na Educação do IFES, no polo de Santa Teresa-ES. Este artigo, além das seções introdutória e conclusiva, está dividido em três outras seções. Na primeira parte, refletiremos sobre as TICs. Na segunda, será apresentada uma análise do projeto do minicurso Google Sala de Aula. Finalmente, no terceiro item, faremos um levantamento das possibilidades de contribuições deste software, destacando sua importância no processo de ensino e aprendizagem.


Palavras Chave: Tecnologia Educacional; Google Sala de Aula; Capacitação de Professores.


VÍDEO DE APRESENTAÇÃO



Para ler este capítulo de livro na íntegra, clique: AQUI


Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques O GOOGLE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA In: VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE EDUCAÇÃO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 218- 237. Áreas do conhecimento: Informática na Educação Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891017. 

A ética na gestão da qualidade do serviço público

 Resumo

A partir de uma análise reflexiva das concepções éticas, e dialogando com diversos períodos históricos da antiguidade a contemporaneidade, propomos sistematizar nosso pensamento, a fim de trabalhar os pressupostos éticos como necessário para a gestão da qualidade no serviço público. Desta forma, o tema do nosso artigo formula a seguinte questão problema: “Por que a ética é indispensável na gestão da qualidade no serviço público?”. Em seguida, levantamos algumas hipóteses, tais como: Existe verdade absoluta do ponto de vista filosófico? É possível questionar as verdades éticas? Por que a ética é indispensável no serviço público? Qual a importância da ética na gestão da qualidade? Afinal, o nosso objetivo é demonstrar a necessidade da ética nas relações profissionais, a fim de que a instituição possa prestar serviços de excelência aos seus usuários. conclui-se que a ética é um pressuposto essencial para as relações pessoais e profissionais, pertinentes aos eventos da vida cotidiana. Deste modo, ela é primordial no processo da gestão da qualidade, na prestação de serviços públicos de excelência.


Palavras Chave: Gestão Pública; Ética; Qualidade; Serviço Público.


Para ler este texto na íntegra, é só clicar: AQUI


VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO A RESPEITO DO ARTIGO




Como citar este Capítulo de Livro?

Ademilson Marques de Oliveira; MARQUES, HERLEM RAQUEL BARBOSA A ÉTICA NA GESTÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO In: Ciência em Foco - Volume 06.1 ed.Nova Xavantina-MT: PANTANAL EDITORA, 2021, v.VI, p. 166-175. Áreas do conhecimento: Gestão Pública.

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786581460174, Home page: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2021/ciencia-em-foco-volume-vi/ebook.pdf 


Reflexões sobre a juventude Brasileira na perspectiva de São João Paulo II

RESUMO

Neste artigo, refletimos sobre as condições sociais, politica e econômica brasileira, com foco na juventude, na perspectiva de São João Paulo II, baseados em ideias filosóficas,sociológicas e teológicas. Promove-se um diálogo entre essas questões através da interdisciplinaridade com outros temas, como: ética, afeto, amor e solidariedade. Busca-se nesses pressupostos responder a seguinte questão problema: Por que é importante a proposta educativa e evangelizadora de São João Paulo II para a juventude, na superação dos desafios encontrados na sociedade brasileira, no século XXI? O procedimento metodológico adotado foi a análise bibliográfica. Portanto, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Conclui-se que ela poderá colaborar com o processo de compreensão de questões próprias da juventude, assim, ela poderá contribuir, inclusive, com o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas filosóficas e teológicas.

PALAVRAS CHAVE: João Paulo II; Juventude; Sociedade; Filosofia; Teologia.


Para ler o capítulo deste livro na íntegra é só clicar: AQUI


Como citar a referência bibliográfica dessa pesquisa?

Ademilson Marques de Oliveira. REFLEXÕES SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DE SÃO JOÃO PAULO II In: Educação Dilemas Contemporâneos.1 ed.Nova Xavantina-MT: Pantanal Editora, 2021, v.VI, p. 6-16. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786588319598, Home page: https://www.editorapantanal.com.br/ebooks-capitulo.php?ebook_id=educacao-dilemascontemporaneos-volume-vi&ebook_ano=2021&ebook_caps=1&ebook_org=1

domingo, 28 de janeiro de 2024

O GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO DA UFES

Dissertação de Mestrado, de autoria de Ademilson Marques de Oliveira, apresentada ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, em 09 de Agosto de 2023, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Informática da Educação. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt.


Resumo:

Este estudo pertence à área das tecnologias educativas, mais especificamente, se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e impactar no ensino da rede pública de Ensino Superior. Dessa forma, analisou-se como o Google Classroom foi utilizado na Universidade Federal do Espírito Santo para a implementação do ensino remoto em cursos de graduação. Verificou-se, ainda, como se dá o processo de ensino e aprendizagem por meio desse software e se ele é um recurso que influencia positivamente na qualidade da prática docente a fim de sugerir seu uso para outras instituições de ensino enquanto uma ferramenta tecnológica de apoio ao ensino presencial. Este estudo de caso é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior. 


Palavras-chave: Google Classroom. Ensino Remoto. Ensino Superior. UFES. 


Para ler este trabalho completo, é só clicar: AQUI

E para ouvir a apresentação da dissertação, clique no vídeo abaixo. 


O GOOGLE SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Monografia, de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira, apresentada à Coordenadoria do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo, em 2018, Cefor/Reitoria, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. Orientadora: Profª. Drª Mariella Berger Andrade.


Resumo:

Neste trabalho, são apresentados alguns benefícios que as tecnologias podem proporcionar à educação. Dessa forma, propôs-se uma investigação voltada para o tema das tecnologias educativas focalizando-se o software Google Sala de Aula a fim de se responder a seguinte questão-problema: como o software Google Sala de Aula pode colaborar no processo de ensino aprendizagem? Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise bibliográfica e a análise de um minicurso voltado para professores cujo tema é o emprego da referida ferramenta online, portanto, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa. Concluímos que esta pesquisa poderá oferecer suporte para o uso de uma ferramenta que pode tornar o ensino mais atrativo, eficiente e eficaz. 

Palavras-chave: Tecnologias. Educação. Docência. Didática. Aprendizagem. 


Para ler este Trabalho Final de Curso, é só clicar: AQUI


VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO





A NECESSIDADE DA FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES

Monografia de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira, referente à Graduação em Filosofia, apresentado à Universidade Católica de Brasilia, em 2011, como requisito parcial para obtenção do título de Graduado, sob orientação da prof.(a) Rochelle Cisne Frota de Abreu. 


Resumo:

O tema dessa monografia é “Demarcação do Método Cartesiano”. A problemática formulada foi: Qual é a importância da demarcação do método cartesiano? O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância de Descartes para o pensamento atual. Justifica-se este trabalho pela importância de Descartes para a nossa sociedade atual, desde a máxima “Penso, logo existo!” as coordenadas cartesianas, além das muitas contribuições para a filosofia e Matemática. Para este trabalho optou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Concluiu-se que a demarcação do método cartesiano trouxe uma grande evolução para a história da humanidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Demarcação. Método Cartesiano. Descartes.


Para ler este Trabalho de Conclusão de Curso na íntegra, é só clicar: AQUI


VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ARTIGO





GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...