O GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO DA UFES

Dissertação de Mestrado, de autoria de Ademilson Marques de Oliveira, apresentada ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, em 09 de Agosto de 2023, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Informática da Educação. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt.


Resumo:

Este estudo pertence à área das tecnologias educativas, mais especificamente, se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e impactar no ensino da rede pública de Ensino Superior. Dessa forma, analisou-se como o Google Classroom foi utilizado na Universidade Federal do Espírito Santo para a implementação do ensino remoto em cursos de graduação. Verificou-se, ainda, como se dá o processo de ensino e aprendizagem por meio desse software e se ele é um recurso que influencia positivamente na qualidade da prática docente a fim de sugerir seu uso para outras instituições de ensino enquanto uma ferramenta tecnológica de apoio ao ensino presencial. Este estudo de caso é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior. 


Palavras-chave: Google Classroom. Ensino Remoto. Ensino Superior. UFES. 


Para ler este trabalho completo, é só clicar: AQUI

E para ouvir a apresentação da dissertação, clique no vídeo abaixo. 


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