A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS: O QUE O REVELA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

 Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, 2024. ISSN 2447-0961, em janeiro de 2024.


RESUMO

A reflexão a respeito da educação pública brasileira, do ponto de vista historiográfico é de grande valia como vacina contra a ingenuidade. Deste modo, este artigo de revisão busca verificar a trajetória histórica a respeito das políticas educacionais. Portanto, está resenha bibliográfica visa colaborar na construção do conhecimento a fim de pensar as demandas atuais. Este texto, orienta-se a partir da seguinte questão: como o conhecimento histórico da educação brasileira pode colaborar na busca por melhoria da qualidade do ensino público? Portanto, é objetivo deste estudo fazer uma análise da educação brasileira e sua relação com os movimentos sociais referente ao século XX e XXI e verificar os aspectos históricos do uso da informática na educação no Brasil. Por fim, conclui-se, com base no material bibliográfico consultado, que o conhecimento historiográfico apresenta fundamental importância frente às demandas do dia a dia do ambiente escolar. Ele colabora qualitativamente como recurso para elaboração de planejamento estratégico, visto que por meio da relação do passado com o presente, poderá contribuir para a superação das deficiências no ensino e contribuir para concepção de uma educação pública de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, História, Políticas Educacionais.


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