AS CONTRIBUIÇÕES DE SIGMUND FREUD NO COMBATE À ANGÚSTIA NA ADOLESCÊNCIA

 Resumo

A escolha deste tema surgiu da importância de se compreender os adolescentes e de se refletir sobre as tantas angústias e conflitos que recaem sobre esses indivíduos em suas buscas pela identidade. Entendemos que, quem compreende o mundo e as questões da adolescência, consegue desenvolver uma comunicação de qualidade com os adolescentes e, assim, tem mais possibilidades de ajudá-los a superar as dificuldades surgidas no processo do desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Acreditamos que a Psicanálise, criada por Freud, a partir do estudo do inconsciente, tem muito a colaborar no tratamento de sintomas decorrentes da angústia, pois ela fornece mecanismos que possibilitam melhor entendimento das subjetividades e das complexidades dos adolescentes. Freud é nascido de família judaica em Freiberg, na Morávia. Porém, sua família muda-se para Viena em busca de melhor qualidade de vida, pois lá os judeus tinham melhor aceitação social. Nessa época, Freud tinha apenas quatro anos de idade. Vale destacar que diversos acontecimentos ocorriam mundo afora. E alguns merecem destaque: como a Primeira Guerra Mundial, o início da Segunda Guerra Mundial, além da forte perseguição de Adolf Hitler aos judeus. Em 1881, Freud formou-se em Medicina, pela Universidade de Viena. E posteriormente, especializou-se em Neurologia. Também é considerado importante Psicólogo austríaco, além de lhe ser atribuído o título de criador, ou seja, o Pai da Psicanálise. Por volta do ano de 1895, Freud, juntamente com um amigo, por nome de Josef Breuer, publicou um estudo sobre histerismo – um forte descontrole emocional – sustentando que o sujeito histérico, em estado hipnótico, volta à origem do trauma, iluminando aqueles pontos que geraram a doença durante sua vida e que estão ocultos em suas profundezas. Portanto, eles perceberam a causa do mal e, em uma espécie de catarse, se liberta do distúrbio. Vale ressaltar que catarse “significa libertação do que é estranho à essência ou à natureza de uma coisa e que, por isso, a perturba ou corrompe” (ABBAGNAMO, 2007, p. 137). Enfim, para a confecção desse artigo, formulamos a seguinte questão- -problema: como superar os sintomas gerados pela angústia no período da adolescência, na perspectiva Freudiana? Pretendemos demonstrar que tais questões poderão ser superadas com diálogo, ética, afeto e amor. Procuramos refletir sobre a origem da angústia que, frequentemente, acomete o adolescente na busca por descobrir o que ele é e o que deseja em sua vida. Isto é, na busca pelo desenvolvimento de sua identidade individual. Este trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, já que trabalhamos com fontes secundárias, como livros, páginas da internet, revistas, artigos científicos, monografias e dissertações. Após a leitura do material bibliográfico, foram feitos fichamentos dos textos destacados. Posteriormente, cotejamos as ideias dos diversos autores mobilizados e refletimos sobre elas. Como a adolescência é um tema muito abrangente e bastante rico em informações, priorizamos aquelas que mais se identificam com nossa linha de pesquisa.


Palavras chave: Psicanálise; Freud; Adolescentes; Angustia.


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Como citar este capítulo de livro?


De Oliveira, Ademilson Marques. AS CONTRIBUIÇÕES DE SIGMUND FREUD NO COMBATE À ANGÚSTIA NA ADOSLESCÊNCIA. In: DIREITO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 102-116. 

Áreas do conhecimento: Psicanálise Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891185.

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