A INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DE CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA NA PERSPECTIVA DE PAPERT

 Resumo:

Atualmente, a educação passa por um período que requer mudanças no modo de conceber o processo de ensino e aprendizagem. Frente às mudanças que ocorrem a todo o momento, percebe-se a necessidade da utilização de novas tecnologias digitais na educação, a fim de promover nos alunos: motivação, criatividade e desejo de busca constante por conhecimentos. De tal modo, o tema desse artigo formula-se o seguinte problema: como a informática da educação pode colaborar para a concepção da aprendizagem criativa? Dessa forma, justifica-se este estudo pela importância de Papert para a sociedade atual. Isto é para a aprendizagem criativa, bem como para desenvolver ações que vise fomentar o uso eficiente e eficaz da informática da educação. Portanto, o objetivo do presente estudo é estimular a utilização de recursos da informática da educação no processo criativo dos alunos. E promover reflexão a respeito da formação dos educadores para o uso dos novos recursos de tecnologias digitais. A Metodologia trata-se de uma revisão integrativa de natureza qualitativa. A pesquisa qualitativa, segundo Hartmut Gunther constitui: “uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos que nas diferentes técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente” (GUNTHER, 2006, p. 202).  Para este trabalho, foram realizadas pesquisas com base em livros, teses, dissertações e artigos que versam sobre o assunto. Os materiais selecionados para o trabalho foram pesquisas publicadas nos sites: Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (BDTD – IBICT). Após a leitura do material, foi feito fichamento com os textos destacados e posteriormente foi realizada uma comparação entre os diversos autores. Finalmente foi construído o artigo. Como o tema é rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais se identificavam com a linha de pesquisa escolhida para o tema. Enfim, além das partes introdutórias e conclusivas, este estudo está dividido em mais duas seções: revisão da literatura pertinente ao tema aprendizagem criativa e a informática da educação como recurso de concepção da criatividade. Portanto, espera-se que esta pesquisa seja de relevância para todos da área da educação.

Palavras Chave: Aprendizagem Criativa; Papert; Informática na Educação.


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Como citar este capítulo?

De Oliveira, Ademilson Marques. A INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DE CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA NA PERSPECTIVA DE PAPERT. In: REFLEXÕES, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 224-238. 

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700312,


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