O FACEBOOK NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Resumo: 

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, na perspectiva de Paulo Freire. O objetivo deste trabalho é verificar se há possibilidades de utilizar esta rede social como plataforma de ensino, centralizada no aluno, a fim de verificar se ela poderá ser utilizada na prática docente, em especial, na rede pública de ensino. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) pelos professores podem oferecer soluções satisfatórias às estratégias de ensino, tanto na modalidade presencial como na modalidade à distância, ou seja, “proveem não apenas a aplicação de recursos para gerenciamento de conteúdos e processos de ensino-aprendizagem em educação à distância, mas também o uso de TICs, na perspectiva de agregar valor a processos de educação presencial” (ANJOS, 2012, p. 12). O tema deste trabalho formula a seguinte questão problema: “é possível utilizar o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, a partir do pensamento freiriano?”. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar se há possibilidades de utilizar esta rede social como plataforma de ensino, centralizada no aluno. Vale destacar que, Paulo Freire (1921 - 1997) autor e filósofo, reconhecido mundialmente por suas teorias acerca da Educação, é considerado um dos maiores teóricos da educação brasileira. Para Freire (2006), a maior contribuição de um professor a seu aluno é proporcionar a produção de conhecimento, ou seja, não apenas passar o conhecimento e fazer com que o aluno aceite, mas promover um pensamento crítico e fazer da Educação a sua própria liberdade. Assim, há uma troca de experiências e uma participação ativa entre professores e alunos. Portanto, nossa pesquisa se justifica pela importância da busca de inovação na educação, através das possibilidades de uso das redes sociais, como Facebook, a fim de atender as possíveis demandas surgidas em regiões carentes de tecnologias digitais, voltadas para a educação. Assim, acredita-se que esta pesquisa é relevante para profissionais de educação e alunos, principalmente para a população da rede pública de ensino. Para este estudo optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica e uma análise de curso de letramento digital ofertado no Facebook. Após o levantamento bibliográfico, foi feito o fichamento dos textos destacados e, posteriormente, foi realizada a comparação entre os diversos autores. Finalmente, foi construído o artigo embasado nesses artigos. Como o tema é bastante rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais se identificavam com a linha de pesquisa do tema adotado para o trabalho. Logo, após a parte introdutória, são apresentados os referenciais teóricos. Em seguida, será mostrada e fundamentada a metodologia utilizada no trabalho. Posteriormente, é reservada uma seção para a reflexão acerca dos resultados e discussão. Finalmente, serão apresentada as considerações finais.


Palavras Chave: Informática na Educação; Ensino e Aprendizagem; Paulo Freire.


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Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques. O FACEBOOK NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE; In: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 420-438. 

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700299.

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