Resumo
A gestão democrática e participativa da educação - que busca e trabalha para a criação de novos
espaços educacionais - procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola
pública de qualidade. O tema desse artigo formula a seguinte questão/problema: “Como a
gestão escolar pode colaborar na busca por melhoria na qualidade do ensino público?”
Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma
Gestão Educacional Democrática, focado da liderança e na qualidade no ensino público.
Portanto, é objetivo desse estudo contribuir para o debate sobre a importância da
qualificação/aperfeiçoamento na formação de Gestores Escolares e demais pessoas que
desejem adquirir conhecimentos em processos de gestão escolar na perspectiva democrática.
Este artigo é de relevância para todos da área da Educação, como diretores, coordenadores,
pedagogos, professores e demais agentes educacionais. Para este trabalho optou-se como
metodologia uma resenha bibliográfica, na qual procuramos conhecer alguns importantes
conceitos de Gestão Democrática Educacional. Finalmente conclui-se que o trabalho coletivo
se apresenta como uma ação de fundamental importância frente às demandas do dia-a-dia no
ambiente escolar. Por outro lado, percebe-se a necessidade da Gestão Democrática como
instrumentos motivadores que contribui para a qualidade do ensino público.
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gestão Democrática. Qualidade.
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