OS PROCESSOS DE BUSCA DA QUALIDADE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado da Revista de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, em julho de 2023.

Resumo

A gestão democrática e participativa da educação - que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais - procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. O tema desse artigo formula a seguinte questão/problema: “Como a gestão escolar pode colaborar na busca por melhoria na qualidade do ensino público?” Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional Democrática, focado da liderança e na qualidade no ensino público. Portanto, é objetivo desse estudo contribuir para o debate sobre a importância da qualificação/aperfeiçoamento na formação de Gestores Escolares e demais pessoas que desejem adquirir conhecimentos em processos de gestão escolar na perspectiva democrática. Este artigo é de relevância para todos da área da Educação, como diretores, coordenadores, pedagogos, professores e demais agentes educacionais. Para este trabalho optou-se como metodologia uma resenha bibliográfica, na qual procuramos conhecer alguns importantes conceitos de Gestão Democrática Educacional. Finalmente conclui-se que o trabalho coletivo se apresenta como uma ação de fundamental importância frente às demandas do dia-a-dia no ambiente escolar. Por outro lado, percebe-se a necessidade da Gestão Democrática como instrumentos motivadores que contribui para a qualidade do ensino público. 

PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gestão Democrática. Qualidade. 

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