Neste trabalho, reflete-se sobre a angústia da adolescência na perspectiva da Psicanálise Freudiana. Promove-se o diálogo entre temas relacionados à existência humana, tais como ética, afeto e amor. Dessa forma, propôs-se uma investigação voltada para as Ciências Humanas, focalizando-se a fase da adolescência sob o olhar de Sigmund Freud, a fim de se responder a seguinte questão: por que a busca da identidade gera angústias no período da adolescência? Logo, este estudo tem como objetivos estudar a angústia do adolescente e verificar se os inúmeros conflitos emocionais vividos nesta fase decorrem dela. É na adolescência que o sujeito desenvolve os pré-requisitos de crescimento fisiológico, maturidade mental e responsabilidade social que o preparam para experimentar e superar a angústia e ultrapassar a crise de identidade. De tal forma, o procedimento metodológico adotado foi a análise bibliográfica. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa. Conclui-se que ela poderá colaborar com o processo de compreensão de questões próprias dos adolescentes, principalmente, no relacionamento consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o mundo. Portanto, esta pesquisa poderá auxiliar a sociedade e a academia em vários aspectos, como no processo de análise dos adolescentes em processos de terapia psicanalítica, nos tratamentos de sintomas causadores de angústia, na mediação reflexiva de descoberta do que o adolescente é e o que ele quer na sociedade. Ela poderá ser de alta relevância para a academia, visto que as reflexões realizadas neste estudo visam colaborar para pensarmos o processo de ensino e aprendizagem para os adolescentes. Pois, conhecendo qualitativamente este público, é possível desenvolver práticas de aprendizagens mais dinâmica e prazerosa por meio de intervenções adequadas a cada caso. Consequentemente, espera-se que os resultados das aprendizagens sejam mais eficientes e eficazes.
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, na perspectiva de Paulo Freire. O objetivo
deste trabalho é verificar se há possibilidades de utilizar esta rede social
como plataforma de ensino, centralizada no aluno, a fim de verificar se
ela poderá ser utilizada na prática docente, em especial, na rede pública
de ensino.
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) pelos professores podem oferecer soluções satisfatórias às estratégias
de ensino, tanto na modalidade presencial como na modalidade à distância, ou seja, “proveem não apenas a aplicação de recursos para gerenciamento de conteúdos e processos de ensino-aprendizagem em educação à
distância, mas também o uso de TICs, na perspectiva de agregar valor a
processos de educação presencial” (ANJOS, 2012, p. 12).
O tema deste trabalho formula a seguinte questão problema: “é possível utilizar o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, a partir
do pensamento freiriano?”. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar se
há possibilidades de utilizar esta rede social como plataforma de ensino,
centralizada no aluno.
Vale destacar que, Paulo Freire (1921 - 1997) autor e filósofo, reconhecido mundialmente por suas teorias acerca da Educação, é considerado um dos maiores teóricos da educação brasileira. Para Freire (2006), a
maior contribuição de um professor a seu aluno é proporcionar a produção de conhecimento, ou seja, não apenas passar o conhecimento e fazer
com que o aluno aceite, mas promover um pensamento crítico e fazer da
Educação a sua própria liberdade. Assim, há uma troca de experiências e
uma participação ativa entre professores e alunos.
Portanto, nossa pesquisa se justifica pela importância da busca de
inovação na educação, através das possibilidades de uso das redes sociais,
como Facebook, a fim de atender as possíveis demandas surgidas em regiões carentes de tecnologias digitais, voltadas para a educação. Assim,
acredita-se que esta pesquisa é relevante para profissionais de educação e
alunos, principalmente para a população da rede pública de ensino.
Para este estudo optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica e uma análise de curso de letramento digital ofertado
no Facebook. Após o levantamento bibliográfico, foi feito o fichamento
dos textos destacados e, posteriormente, foi realizada a comparação entre
os diversos autores. Finalmente, foi construído o artigo embasado nesses
artigos. Como o tema é bastante rico em informações, priorizaram-se
aquelas que mais se identificavam com a linha de pesquisa do tema adotado para o trabalho.
Logo, após a parte introdutória, são apresentados os referenciais teóricos. Em seguida, será mostrada e fundamentada a metodologia utilizada no trabalho. Posteriormente, é reservada uma seção para a reflexão
acerca dos resultados e discussão. Finalmente, serão apresentada as considerações finais.
Palavras Chave: Informática na Educação; Ensino e Aprendizagem; Paulo Freire.
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
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Como citar este capítulo de livro?
De Oliveira, Ademilson Marques. O FACEBOOK NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE; In: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2022,
v.01, p. 420-438.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700299.
Atualmente, a educação passa por um período que requer mudanças
no modo de conceber o processo de ensino e aprendizagem. Frente às
mudanças que ocorrem a todo o momento, percebe-se a necessidade da
utilização de novas tecnologias digitais na educação, a fim de promover
nos alunos: motivação, criatividade e desejo de busca constante por conhecimentos.
De tal modo, o tema desse artigo formula-se o seguinte problema:
como a informática da educação pode colaborar para a concepção da
aprendizagem criativa? Dessa forma, justifica-se este estudo pela importância de Papert para
a sociedade atual. Isto é para a aprendizagem criativa, bem como para desenvolver ações que vise fomentar o uso eficiente e eficaz da informática
da educação.
Portanto, o objetivo do presente estudo é estimular a utilização de
recursos da informática da educação no processo criativo dos alunos. E
promover reflexão a respeito da formação dos educadores para o uso dos
novos recursos de tecnologias digitais.
A Metodologia trata-se de uma revisão integrativa de natureza qualitativa. A pesquisa qualitativa, segundo Hartmut Gunther constitui: “uma
ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos que
nas diferentes técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente”
(GUNTHER, 2006, p. 202). Para este trabalho, foram realizadas pesquisas com base
em livros, teses, dissertações e artigos que versam sobre o assunto.
Os materiais selecionados para o trabalho foram pesquisas publicadas
nos sites: Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e
Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (BDTD –
IBICT).
Após a leitura do material, foi feito fichamento com os textos destacados e posteriormente foi realizada uma comparação entre os diversos
autores. Finalmente foi construído o artigo. Como o tema é rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais se identificavam com a linha
de pesquisa escolhida para o tema. Enfim, além das partes introdutórias e conclusivas, este estudo está
dividido em mais duas seções: revisão da literatura pertinente ao tema
aprendizagem criativa e a informática da educação como recurso de concepção da criatividade.
Portanto, espera-se que esta pesquisa seja de relevância para todos da
área da educação.
Palavras Chave: Aprendizagem Criativa; Papert; Informática na Educação.
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
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Como citar este capítulo?
De Oliveira, Ademilson Marques. A INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DE CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
NA PERSPECTIVA DE PAPERT. In: REFLEXÕES, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro:
Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 224-238.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700312,
Os softwares de gestão de pessoas são importantes recursos para organização, otimização de espaços e integração de informações dos diversos setores da instituição em um só lugar.
Assim, o tema deste artigo formula-se a seguinte questão problema:
quais as contribuições dos softwares de gestão de pessoas para a mediação
de conflitos em gestão educacional? Portanto, o objetivo aqui é verificar se
softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional, justifica-se, ainda, pela importância do uso dos softwares
de gestão de pessoas para as instituições de educação atuais. Portanto, esta
pesquisa é de relevância para todos da área da educação.
Para este estudo, optou-se em uma pesquisa bibliográfica; com base
em: sites de pesquisa científica, livros, artigos, revistas que versam sobre
o assunto.
Após a leitura dos materiais foi feito fichamento dos textos destacados.
E finalmente foi construído um texto embasado nesses artigos. Como o
tema é bastante rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais
identificavam com linha de pesquisa do tema adotado para o trabalho.
Desse modo, além da parte introdutória e das considerações finais,
esta pesquisa divide-se em mais três seções, onde na primeira parte trata-
-se da gestão de pessoas versus mediação de conflitos na gestão educacional. Na segunda seção, apresenta-se uma reflexão sobre as métricas para a gestão escolar. Finalmente, na terceira parte, abordam-se as contribuições
dos softwares de gestão de pessoas em mediação de conflitos, na gestão
educacional.
Palavras Chave: Educação; Informática na Educação; Gestão de Pessoas; Software.
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Como citar este capítulo de livro?
De Oliveira, Ademilson Marques. SOFTWARE DE GESTÃO DE PESSOAS COMO RECURSO AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS
NA GESTÃO EDUCACIONAL. In: REFLEXÕES, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro:
Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 211-223.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700312.
A escolha deste tema surgiu da importância de se compreender
os adolescentes e de se refletir sobre as tantas angústias e conflitos que
recaem sobre esses indivíduos em suas buscas pela identidade. Entendemos que, quem compreende o mundo e as questões da adolescência,
consegue desenvolver uma comunicação de qualidade com os adolescentes e, assim, tem mais possibilidades de ajudá-los a superar as dificuldades surgidas no processo do desenvolvimento físico, emocional,
social e cognitivo.
Acreditamos que a Psicanálise, criada por Freud, a partir do estudo
do inconsciente, tem muito a colaborar no tratamento de sintomas decorrentes da angústia, pois ela fornece mecanismos que possibilitam melhor
entendimento das subjetividades e das complexidades dos adolescentes. Freud é nascido de família judaica em Freiberg, na Morávia. Porém,
sua família muda-se para Viena em busca de melhor qualidade de vida,
pois lá os judeus tinham melhor aceitação social. Nessa época, Freud tinha
apenas quatro anos de idade. Vale destacar que diversos acontecimentos
ocorriam mundo afora. E alguns merecem destaque: como a Primeira
Guerra Mundial, o início da Segunda Guerra Mundial, além da forte perseguição de Adolf Hitler aos judeus.
Em 1881, Freud formou-se em Medicina, pela Universidade de Viena. E posteriormente, especializou-se em Neurologia. Também é considerado importante Psicólogo austríaco, além de lhe ser atribuído o título
de criador, ou seja, o Pai da Psicanálise.
Por volta do ano de 1895, Freud, juntamente com um amigo, por
nome de Josef Breuer, publicou um estudo sobre histerismo – um forte
descontrole emocional – sustentando que o sujeito histérico, em estado
hipnótico, volta à origem do trauma, iluminando aqueles pontos que geraram a doença durante sua vida e que estão ocultos em suas profundezas.
Portanto, eles perceberam a causa do mal e, em uma espécie de catarse, se
liberta do distúrbio. Vale ressaltar que catarse “significa libertação do que
é estranho à essência ou à natureza de uma coisa e que, por isso, a perturba
ou corrompe” (ABBAGNAMO, 2007, p. 137).
Enfim, para a confecção desse artigo, formulamos a seguinte questão-
-problema: como superar os sintomas gerados pela angústia no período da
adolescência, na perspectiva Freudiana? Pretendemos demonstrar que tais
questões poderão ser superadas com diálogo, ética, afeto e amor.
Procuramos refletir sobre a origem da angústia que, frequentemente,
acomete o adolescente na busca por descobrir o que ele é e o que deseja em sua vida. Isto é, na busca pelo desenvolvimento de sua identidade
individual.
Este trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, já que trabalhamos com fontes secundárias, como livros, páginas da internet, revistas,
artigos científicos, monografias e dissertações. Após a leitura do material
bibliográfico, foram feitos fichamentos dos textos destacados. Posteriormente, cotejamos as ideias dos diversos autores mobilizados e refletimos
sobre elas. Como a adolescência é um tema muito abrangente e bastante
rico em informações, priorizamos aquelas que mais se identificam com
nossa linha de pesquisa.
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Como citar este capítulo de livro?
De Oliveira, Ademilson Marques. AS CONTRIBUIÇÕES DE SIGMUND FREUD NO COMBATE À ANGÚSTIA NA ADOSLESCÊNCIA. In:
DIREITO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 102-116.
Áreas do conhecimento: Psicanálise
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891185.
o final do Renascimento, no século XVII, a Europa passa por profundas transformações, um período em que se desenvolve uma crítica
amadurecida ao período metafísico escolástico que se baseava na transcendência em busca de explicações, relacionadas à existência humana.
Ao mesmo tempo em que Descartes era testemunha da crítica que
se fazia à escolástica, aconteceu um encontro na Nunciatura Apostólica em Paris, no qual o padre Marino Mercenne, considerado o “Secretário
da Europa douta”, juntamente com o cardeal Pierre de Bérulle, solicitou
para que o pensador construísse uma filosofia nova. Uma filosofia que, na
opinião do cardeal de Paris, “fechasse a boca” dos livres pensadores que
estavam criticando a escolástica. Foi isso que motivou Descartes a estabelecer uma nova filosofia. E ao mesmo tempo, libertar a filosofia de todos
aqueles embaraços que a escolástica trazia como herança da Idade Média. Neste contexto, nossa proposta é refletir sobre as contribuições de
René Descartes para a contemporaneidade. Desta forma, propusemos
uma investigação voltada para as Ciências Humanas, a fim de responder a seguinte problemática: quais as contribuições de Descartes para a
contemporaneidade?
O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do filósofo para
o pensamento atual. Justifica-se pela relevância acadêmica, nos mais variados aspectos educacionais.
Para esta pesquisa, optamos pela metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais,
sites e revistas que versam sobre o assunto. Após a leitura do material,
fizemos fichamento com os textos destacados e, posteriormente, a comparação entre os diversos autores. Finalmente, construímos nosso artigo.
Como o tema é bastante rico em informações, priorizaremos aquelas
que mais se identificavam com a linha de pesquisa adorada para o trabalho.
René Descartes, filósofo, cientista e matemático, realizou diversas
descobertas para a humanidade. Apesar da vida intelectual relativamente
curta, trouxe várias contribuições para o campo filosófico e científico. Ele
possibilitou grandes conquistas, pertinentes à Filosofia Moderna, entre
suas diversas obras. Os estudos da metafísica foram considerados um dos
mais duradouros de suas realizações intelectuais.
Justifica-se este trabalho pela relevância de Descartes para a sociedade
atual. Isto desde a máxima “Penso, logo existo”, as coordenadas cartesianas e as diversas contribuições para o desenvolvimento do pensamento
filosófico e científico.
Assim, após nossa introdução, apresentaremos uma análise dos aspectos teóricos referente à temática. Em seguida, refletiremos as contribuições de Descartes para a atualidade. Por fim, após as diversas reflexões,
mostraremos nossas conclusões.
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Como citar este capítulo de livro?
De Oliveira, Ademilson Marques. AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES PARA A CONTEMPORÂNEIDADE. In:
DIREITO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.1, p. 40-53.
Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891185
A gestão democrática e participativa que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. Diante desse contexto, pensamos a seguinte questão-problema para nosso artigo: “Qual é
a importância da gestão democrática de pessoas em instituições educacionais”?
Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional, focado na liderança e na
valorização do capital humano, visando a excelência em serviços prestados
à sociedade. Portanto, são objetivos deste estudo: refletir sobre a gestão
democrática no ambiente educacional, bem como suas características e
benefícios.
Esta pesquisa é de relevância para todos da área da Educação, como
diretores, coordenadores, pedagogos, professores e demais agentes educacionais. Para este trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas
que versam sobre o assunto. Após a leitura do material, foi feito um fichamento com os textos destacados e posteriormente foi realizada uma
comparação entre os diversos autores. Desta forma, procuramos conhecer
os vários conceitos de Gestão Democrática Educacional. Finalmente concluímos que o trabalho coletivo é de fundamental importância, diante das
demandas do dia a dia do ambiente escolar.
Para ler este artigo na íntegra, é só clicar: AQUI
Como citar este capítulo de livro?
De Oliveira, Ademilson Marques. GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO In: VISÕES SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO.01 ed.Rio
de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 630-646.
Áreas do conhecimento: Gestão Educacional; Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891031.