domingo, 28 de janeiro de 2024

A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS: O QUE O REVELA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

 Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, 2024. ISSN 2447-0961, em janeiro de 2024.


RESUMO

A reflexão a respeito da educação pública brasileira, do ponto de vista historiográfico é de grande valia como vacina contra a ingenuidade. Deste modo, este artigo de revisão busca verificar a trajetória histórica a respeito das políticas educacionais. Portanto, está resenha bibliográfica visa colaborar na construção do conhecimento a fim de pensar as demandas atuais. Este texto, orienta-se a partir da seguinte questão: como o conhecimento histórico da educação brasileira pode colaborar na busca por melhoria da qualidade do ensino público? Portanto, é objetivo deste estudo fazer uma análise da educação brasileira e sua relação com os movimentos sociais referente ao século XX e XXI e verificar os aspectos históricos do uso da informática na educação no Brasil. Por fim, conclui-se, com base no material bibliográfico consultado, que o conhecimento historiográfico apresenta fundamental importância frente às demandas do dia a dia do ambiente escolar. Ele colabora qualitativamente como recurso para elaboração de planejamento estratégico, visto que por meio da relação do passado com o presente, poderá contribuir para a superação das deficiências no ensino e contribuir para concepção de uma educação pública de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, História, Políticas Educacionais.


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OS PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: O QUE REVELA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA?

Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, em Fevereiro de 2023.


Resumo:

A gestão democrática e participativa que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. Este texto, resultado de uma pesquisa, orienta-se a partir da seguinte questão: como a gestão escolar pode colaborar na busca por melhoria na qualidade do ensino público? Portanto, é objetivo deste estudo contribuir para a qualificação/aperfeiçoamento na formação de gestores escolares e demais pessoas que desejem adquirir conhecimentos em processos de gestão escolar na perspectiva democrática. Para este trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica. Desta forma, buscou-se conhecer os vários conceitos de gestão democrática educacional em artigos, teses e dissertações. Por fim, conclui-se, com base no material bibliográfico consultado, que o trabalho coletivo apresenta fundamental importância frente às demandas do dia a dia do ambiente escolar. Entretanto, percebe-se a necessidade da gestão democrática como instrumento motivador que contribui para a qualidade do ensino público.

Palavras-chave: Educação, Gestão democrática, Qualidade.


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Relato de experiência: Covid-19 versus Google Classroom no ensino remoto da UFES

 Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória-ES, v. 28, n. 2, p. 115-130, jul./dez. 2022.


Resumo:

O estado do Espírito Santo, bem com as demais regiões brasileiras, foi afetado pela crise sanitária causada pela Covid 19, que aflige toda a humanidade e, nesse sentido, a Universidade Federal do Espírito Santo, em 2020, precisou adaptar seu funcionamento às novas condições impostas pela pandemia, sobretudo no que se refere ao distanciamento social, que levou à implementação do ensino remoto em grande parte das instituições educacionais brasileiras. Desse modo, nosso estudo parte da seguinte questão problema: por que é importante buscar compreender a perspectiva do aluno no processo de ensino e aprendizagem na utilização do Google Classroom? Assim, buscamos demonstrar a importância de enxergar o aluno como centro da atenção, a fim de proporcionar um ensino qualitativo. As reflexões deste trabalho decorrem de nossa experiência como discentes na disciplina de Biologia/Embriologia, no curso de graduação em Terapia Ocupacional na UFES. Conclui-se que o Classroom é um software de grande valia pois trata-se de uma ferramenta necessária no ensino remoto da UFES. Finalmente, sugere-se curso de aperfeiçoamento do uso dessa ferramenta tecnológica para professores e alunos para seu uso no período pós-pandêmico diante da possibilidade da implementação do ensino híbrido. 

 Palavras-chave: Ensino remoto. Universidade Federal do Espírito Santo. Google Classroom.  


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O GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO DA UFES NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Este artigo, é de autoria de: Ademilson Marques de Oliveira; Marcelo Augusto Rauh Schmitt. Foi publicado na # Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em julho de 2023.

Resumo:

Este estudo pertence à área das tecnologias educativas, mais especificamente, se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e impactar no ensino da rede pública de Ensino Superior. Dessa forma, analisou-se como o Google Classroom foi utilizado na Universidade Federal do Espírito Santo para a implementação do ensino remoto em cursos de graduação. Verificou-se, ainda, como se dá o processo de ensino e aprendizagem por meio desse software e se ele é um recurso que influencia positivamente na qualidade da prática docente, a fim de sugerir seu uso para outras instituições de ensino como uma ferramenta tecnológica de apoio ao ensino presencial. Este estudo de caso é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior. 

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. UFES.

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OS PROCESSOS DE BUSCA DA QUALIDADE EDUCACIONAL NA PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado da Revista de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, em julho de 2023.

Resumo

A gestão democrática e participativa da educação - que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais - procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. O tema desse artigo formula a seguinte questão/problema: “Como a gestão escolar pode colaborar na busca por melhoria na qualidade do ensino público?” Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional Democrática, focado da liderança e na qualidade no ensino público. Portanto, é objetivo desse estudo contribuir para o debate sobre a importância da qualificação/aperfeiçoamento na formação de Gestores Escolares e demais pessoas que desejem adquirir conhecimentos em processos de gestão escolar na perspectiva democrática. Este artigo é de relevância para todos da área da Educação, como diretores, coordenadores, pedagogos, professores e demais agentes educacionais. Para este trabalho optou-se como metodologia uma resenha bibliográfica, na qual procuramos conhecer alguns importantes conceitos de Gestão Democrática Educacional. Finalmente conclui-se que o trabalho coletivo se apresenta como uma ação de fundamental importância frente às demandas do dia-a-dia no ambiente escolar. Por outro lado, percebe-se a necessidade da Gestão Democrática como instrumentos motivadores que contribui para a qualidade do ensino público. 

PALAVRAS-CHAVES: Educação. Gestão Democrática. Qualidade. 

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quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

As Praias de Búzios



Poetizando Búzios: o parto da alma poética

Barulho do mar, que faz pensar,
Que me faz sentir as razões da vida.

Praias boas são a de: João Fernandes, Azeda e Geribá,
Também há as praias de Tartaruga, da Ferradura e a dos Ossos,
Não esqueço mais de lá.

Lugar de gente boa, entre tantas do Brasil,
É a de Búzios, Rio de Janeiro.
Entre nativos e turistas,
Que povo gentil, acolhedor e hospitaleiro!

Lá, o barulho do mar,
Me possibilitou voltar,
No ontem e lembrar,
De imagens queridas!

E a Rua das Pedras?
Que local de emoção!
Onde os turistas se encontram,
Para alegrar o coração.

Assim, descrevo Búzios:
Lugar divino, um templo santo.
Local de bela natureza e gente bonita,
É um verdadeiro encanto.

Foi lá, com o barulho do mar,
Onde pude mergulhar,
No fundo do peito,
Onde a alma se esconde.

Escrito por: Ademilson Marques de Oliveira, em 17/12/2018



segunda-feira, 27 de agosto de 2018

ANÁLISE DO FILME MELHOR É IMPOSSÍVEL

AUTOR: ADEMILSON MARQUES DE OLIVEIRA


O filme, “Melhor é Impossível”, é uma obra de: James Brooks com Jack Nicholson. Nele, depara-se com o personagem Melvin, este apresenta sintomas obsessivos, tais como: fechar a porta por diversas vezes, contando todas as ações. Ele também tem outras manias, como acender e apagar as luzes na mesma proporção que tranca a porta. Fica sempre calçado e com luvas nas mãos. Ao sair de casa, só come com talheres de plásticos. Troca de sabonete várias vezes, ainda que novo, ao lavar as mãos, como se o sabonete fosse descartável. Morre de medo de ser contaminados por pessoas e coisas. Só anda com o olhar fixo ao chão, entre outros.

Diante dos fatos, percebe-se que, estamos diante de um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo, portanto, Melvin, apresenta um quadro de TOC. Ocorre que, o paciente, mesmo depois de diagnosticado rejeita tomar as medicações, de acordo com as orientações do médico psiquiatra.

O TOC é um quadro de sintomas que podemos chamar de psicopatologia, sendo que, por meio de suas manifestações são passíveis de identificação na clínica. Provavelmente o próprio paciente percebe os sintomas, devidos às angústias que são acometidas.

Na medida em que o tempo passava, o Melvin desenvolvia comportamentos agressivos. Porém, certo dia, o senhor Simon Nye, vizinho de Melvin, após sofrer um assalto foi encaminhado ao hospital. Neste contexto, Melvin é solicitado a cuidar do cachorro de estimação do vizinho. Assim, nasceu um afeto entre um cachorro e o seu provedor de cuidados do animal, e esta nova situação moldou o comportamento do Melvin, o que possibilitou o surgimento de uma amizade com Carol e Simon – um sentimento capaz de finalmente fazê-los felizes.

Finalmente, Melvin, se apaixonou por Carol, e, portanto, aos poucos ele se liberta dos sintomas psicossomáticos, parando com alguns rituais. Passando a ser uma pessoa melhor, visando o amor de Carol. Enfim, ele desejava que Carol se apaixonasse por ele.

Aqui vale ressaltar as ideias de Lacan, ele fala que, o desejo se constrói no caminho da demanda. Portanto, toda demanda é demanda de amor. O afeto, desenvolvido no Melvim, no fundo é um desejo, pois ele se relaciona com vazio central no qual pode se localizar a causa do desejo. O desejo como falta representa a coisa ausente que ele visa.

Em uma linguagem mais romântica podemos inferir o poder do amor, ele pode curar as pessoas. O fato é que no filme, os sintomas de Melvin diminuíram significativamente, após se apaixonar por Carol, inclusive passou a ter mais responsabilidades, ao passo que, ele voltou a se medicar, visando ser um ser humano melhor. Ele desejava fazer a sua amada feliz. Com esta mudança de comportamentos, ele esquece um pouco de suas manias, que tinham anteriormente.

Neste sentido vale lembrar de que, o principal efeito de todas as paixões nos homens é que incitam e dispõem a sua alma a querer coisas para as quais elas lhe preparam os corpos.

Por outro lado, para Freud (1909) o significado dos comportamentos de obsessão e de compulsão se dá em decorrência do confronto de dois impulsos diferentes, com a mesma potencialidade. Mas, como podemos entender os sintomas neuróticos da obsessão?

O professor Alberto Murta (2017), sobre o tema, faz uma relação entre a clínica do obsessivo, em relação à clínica de histeria. Na clínica do obsessivo, diferente da clínica da histeria, a questão desloca-se para longe do que diz respeito ao desejo. Pelo contrário, sua questão emerge como uma questão existencial, que se formula da seguinte maneira: “estou vivo ou estou morto?” O progressivo congelamento do obsessivo pode ser explicitado na sua posição de ocupar o morto. No fundo, ele é um morto enjaulado, carregando em quaisquer deslocamentos, sua própria jaula. Em outras palavras, ele se põe como morto para justamente não querer saber nada de seu desejo. (pag. 46).

Segundo Lacan, o sujeito obsessivo apresenta muita complexidade, pois, para ele, o paciente, no mesmo tempo mostra e não mostra o seu real desejo. Dessa forma, surge um questionamento: qual é o status da vida do obsessivo? “Ora, a ilusão, a fantasia mesma que está ao alcance do obsessivo é, afinal de contas, que o Outro como tal consinta em seu desejo”. (LACAN, 1999, p. 429).

Em resumo, o filme, “Melhor é Impossível”, disponibilizou os sintomas e as características da neurose obsessiva, ou melhor, do TOC. O protagonista do filme, Melvin Udall possibilitou excelentes reflexões acerca na clínica do obsessivo, como também, a importância da afetividade, do amor, do carinho e do desejo na vida humana, visto que, percebemos a melhora na qualidade de vida de Melvin, ao fazer a experiência do afeto, ao cuidar do cachorro e posteriormente se apaixonar por Carol.

Entretanto, o filme não relatou a história da vida infantil do protagonista, talvez, seria importante, pois essa doença, talvez, tenha ligação com fatos de sua infância. Porém, os sintomas e comportamentos, são apresentados como na explicação psicanalítica, o que valoriza a análise do filme, do ponto de vista do tema amor e paixão, em filosofia e psicanálise.


Referências Bibliográficas

FREUD, Sigmund. Edição Standart Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 24v.

MURTA, Cláudia; SANTOS, Jorge Augusto Silva; MURTA, Alberto. Amor & Paixão em Filosofia e Psicanálise. UFES. Vitória, 2017.

LACAN, Jacques. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

FILME MELHOR É IMPOSSÍVEL. Disponível em: https://player.vimeo.com/video/24561622. Acessado em: 14/08/2018.

GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...