domingo, 28 de janeiro de 2024

O GOOGLE SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Monografia, de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira, apresentada à Coordenadoria do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo, em 2018, Cefor/Reitoria, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. Orientadora: Profª. Drª Mariella Berger Andrade.


Resumo:

Neste trabalho, são apresentados alguns benefícios que as tecnologias podem proporcionar à educação. Dessa forma, propôs-se uma investigação voltada para o tema das tecnologias educativas focalizando-se o software Google Sala de Aula a fim de se responder a seguinte questão-problema: como o software Google Sala de Aula pode colaborar no processo de ensino aprendizagem? Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise bibliográfica e a análise de um minicurso voltado para professores cujo tema é o emprego da referida ferramenta online, portanto, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa. Concluímos que esta pesquisa poderá oferecer suporte para o uso de uma ferramenta que pode tornar o ensino mais atrativo, eficiente e eficaz. 

Palavras-chave: Tecnologias. Educação. Docência. Didática. Aprendizagem. 


Para ler este Trabalho Final de Curso, é só clicar: AQUI


VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO





A NECESSIDADE DA FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES

Monografia de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira, referente à Graduação em Filosofia, apresentado à Universidade Católica de Brasilia, em 2011, como requisito parcial para obtenção do título de Graduado, sob orientação da prof.(a) Rochelle Cisne Frota de Abreu. 


Resumo:

O tema dessa monografia é “Demarcação do Método Cartesiano”. A problemática formulada foi: Qual é a importância da demarcação do método cartesiano? O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância de Descartes para o pensamento atual. Justifica-se este trabalho pela importância de Descartes para a nossa sociedade atual, desde a máxima “Penso, logo existo!” as coordenadas cartesianas, além das muitas contribuições para a filosofia e Matemática. Para este trabalho optou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Concluiu-se que a demarcação do método cartesiano trouxe uma grande evolução para a história da humanidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Demarcação. Método Cartesiano. Descartes.


Para ler este Trabalho de Conclusão de Curso na íntegra, é só clicar: AQUI


VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ARTIGO





Google Classroom in the Teaching and Learning Process From Piaget's Perspective

Este artigo é de autoria de: Ademilson Marques de Oliveira; Marcelo Augusto Rauh Schmitt. Ele foi publicado na Revista International Journal of Arts and Social Science. ISSN: 2581-7922, Volume 6 Issue 9, September 2023.


Summary

Faced with the new demands of education in the current scenario, we seek, in this article, to understand the following question: what is the importance of understanding Piaget's constructivism for the systematization of classes in Google Classroom? Our objective is to demonstrate the need to understand Piaget's theory of constructivism for education mediated by Digital Information and Communication Technologies. The methodology used is bibliographical research and we concluded that the constructivist theory brought a great contribution to the evolution of the use of informatics in education. Thus, Piaget's studies can support studies of the teaching and learning process in the context of information technology in education, and, in particular, can support a teaching practice specifically focused on the use of Google Classroom. 

Keyword: Piaget; Google Classroom; teaching; learning.


VÍDEO DE APRENTAÇÃO



Para ler este artigo na íntegra é clicar: AQUI

A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS: O QUE O REVELA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

 Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, 2024. ISSN 2447-0961, em janeiro de 2024.


RESUMO

A reflexão a respeito da educação pública brasileira, do ponto de vista historiográfico é de grande valia como vacina contra a ingenuidade. Deste modo, este artigo de revisão busca verificar a trajetória histórica a respeito das políticas educacionais. Portanto, está resenha bibliográfica visa colaborar na construção do conhecimento a fim de pensar as demandas atuais. Este texto, orienta-se a partir da seguinte questão: como o conhecimento histórico da educação brasileira pode colaborar na busca por melhoria da qualidade do ensino público? Portanto, é objetivo deste estudo fazer uma análise da educação brasileira e sua relação com os movimentos sociais referente ao século XX e XXI e verificar os aspectos históricos do uso da informática na educação no Brasil. Por fim, conclui-se, com base no material bibliográfico consultado, que o conhecimento historiográfico apresenta fundamental importância frente às demandas do dia a dia do ambiente escolar. Ele colabora qualitativamente como recurso para elaboração de planejamento estratégico, visto que por meio da relação do passado com o presente, poderá contribuir para a superação das deficiências no ensino e contribuir para concepção de uma educação pública de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, História, Políticas Educacionais.


Para ler este artigo na íntegra, é só clicar: AQUI


OS PROCESSOS DA GESTÃO ESCOLAR NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA: O QUE REVELA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA REALIZADA?

Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, em Fevereiro de 2023.


Resumo:

A gestão democrática e participativa que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. Este texto, resultado de uma pesquisa, orienta-se a partir da seguinte questão: como a gestão escolar pode colaborar na busca por melhoria na qualidade do ensino público? Portanto, é objetivo deste estudo contribuir para a qualificação/aperfeiçoamento na formação de gestores escolares e demais pessoas que desejem adquirir conhecimentos em processos de gestão escolar na perspectiva democrática. Para este trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica. Desta forma, buscou-se conhecer os vários conceitos de gestão democrática educacional em artigos, teses e dissertações. Por fim, conclui-se, com base no material bibliográfico consultado, que o trabalho coletivo apresenta fundamental importância frente às demandas do dia a dia do ambiente escolar. Entretanto, percebe-se a necessidade da gestão democrática como instrumento motivador que contribui para a qualidade do ensino público.

Palavras-chave: Educação, Gestão democrática, Qualidade.


Para ler este artigo na íntegra é só clicar: AQUI

Relato de experiência: Covid-19 versus Google Classroom no ensino remoto da UFES

 Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória-ES, v. 28, n. 2, p. 115-130, jul./dez. 2022.


Resumo:

O estado do Espírito Santo, bem com as demais regiões brasileiras, foi afetado pela crise sanitária causada pela Covid 19, que aflige toda a humanidade e, nesse sentido, a Universidade Federal do Espírito Santo, em 2020, precisou adaptar seu funcionamento às novas condições impostas pela pandemia, sobretudo no que se refere ao distanciamento social, que levou à implementação do ensino remoto em grande parte das instituições educacionais brasileiras. Desse modo, nosso estudo parte da seguinte questão problema: por que é importante buscar compreender a perspectiva do aluno no processo de ensino e aprendizagem na utilização do Google Classroom? Assim, buscamos demonstrar a importância de enxergar o aluno como centro da atenção, a fim de proporcionar um ensino qualitativo. As reflexões deste trabalho decorrem de nossa experiência como discentes na disciplina de Biologia/Embriologia, no curso de graduação em Terapia Ocupacional na UFES. Conclui-se que o Classroom é um software de grande valia pois trata-se de uma ferramenta necessária no ensino remoto da UFES. Finalmente, sugere-se curso de aperfeiçoamento do uso dessa ferramenta tecnológica para professores e alunos para seu uso no período pós-pandêmico diante da possibilidade da implementação do ensino híbrido. 

 Palavras-chave: Ensino remoto. Universidade Federal do Espírito Santo. Google Classroom.  


Para ler este artigo na íntegra, é só clicar: AQUI . Ou NESTE LINK 

O GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO DA UFES NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES

Este artigo, é de autoria de: Ademilson Marques de Oliveira; Marcelo Augusto Rauh Schmitt. Foi publicado na # Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em julho de 2023.

Resumo:

Este estudo pertence à área das tecnologias educativas, mais especificamente, se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e impactar no ensino da rede pública de Ensino Superior. Dessa forma, analisou-se como o Google Classroom foi utilizado na Universidade Federal do Espírito Santo para a implementação do ensino remoto em cursos de graduação. Verificou-se, ainda, como se dá o processo de ensino e aprendizagem por meio desse software e se ele é um recurso que influencia positivamente na qualidade da prática docente, a fim de sugerir seu uso para outras instituições de ensino como uma ferramenta tecnológica de apoio ao ensino presencial. Este estudo de caso é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior. 

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. UFES.

Prezado (a) Leitor (a), para ler este artigo na íntegra, é só clicar: AQUI


.

GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...