segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

O FACEBOOK NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

Resumo: 

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, na perspectiva de Paulo Freire. O objetivo deste trabalho é verificar se há possibilidades de utilizar esta rede social como plataforma de ensino, centralizada no aluno, a fim de verificar se ela poderá ser utilizada na prática docente, em especial, na rede pública de ensino. O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) pelos professores podem oferecer soluções satisfatórias às estratégias de ensino, tanto na modalidade presencial como na modalidade à distância, ou seja, “proveem não apenas a aplicação de recursos para gerenciamento de conteúdos e processos de ensino-aprendizagem em educação à distância, mas também o uso de TICs, na perspectiva de agregar valor a processos de educação presencial” (ANJOS, 2012, p. 12). O tema deste trabalho formula a seguinte questão problema: “é possível utilizar o Facebook como ambiente virtual de aprendizagem, a partir do pensamento freiriano?”. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar se há possibilidades de utilizar esta rede social como plataforma de ensino, centralizada no aluno. Vale destacar que, Paulo Freire (1921 - 1997) autor e filósofo, reconhecido mundialmente por suas teorias acerca da Educação, é considerado um dos maiores teóricos da educação brasileira. Para Freire (2006), a maior contribuição de um professor a seu aluno é proporcionar a produção de conhecimento, ou seja, não apenas passar o conhecimento e fazer com que o aluno aceite, mas promover um pensamento crítico e fazer da Educação a sua própria liberdade. Assim, há uma troca de experiências e uma participação ativa entre professores e alunos. Portanto, nossa pesquisa se justifica pela importância da busca de inovação na educação, através das possibilidades de uso das redes sociais, como Facebook, a fim de atender as possíveis demandas surgidas em regiões carentes de tecnologias digitais, voltadas para a educação. Assim, acredita-se que esta pesquisa é relevante para profissionais de educação e alunos, principalmente para a população da rede pública de ensino. Para este estudo optou-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, bibliográfica e uma análise de curso de letramento digital ofertado no Facebook. Após o levantamento bibliográfico, foi feito o fichamento dos textos destacados e, posteriormente, foi realizada a comparação entre os diversos autores. Finalmente, foi construído o artigo embasado nesses artigos. Como o tema é bastante rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais se identificavam com a linha de pesquisa do tema adotado para o trabalho. Logo, após a parte introdutória, são apresentados os referenciais teóricos. Em seguida, será mostrada e fundamentada a metodologia utilizada no trabalho. Posteriormente, é reservada uma seção para a reflexão acerca dos resultados e discussão. Finalmente, serão apresentada as considerações finais.


Palavras Chave: Informática na Educação; Ensino e Aprendizagem; Paulo Freire.


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Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques. O FACEBOOK NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE; In: EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 420-438. 

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700299.

A INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DE CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA NA PERSPECTIVA DE PAPERT

 Resumo:

Atualmente, a educação passa por um período que requer mudanças no modo de conceber o processo de ensino e aprendizagem. Frente às mudanças que ocorrem a todo o momento, percebe-se a necessidade da utilização de novas tecnologias digitais na educação, a fim de promover nos alunos: motivação, criatividade e desejo de busca constante por conhecimentos. De tal modo, o tema desse artigo formula-se o seguinte problema: como a informática da educação pode colaborar para a concepção da aprendizagem criativa? Dessa forma, justifica-se este estudo pela importância de Papert para a sociedade atual. Isto é para a aprendizagem criativa, bem como para desenvolver ações que vise fomentar o uso eficiente e eficaz da informática da educação. Portanto, o objetivo do presente estudo é estimular a utilização de recursos da informática da educação no processo criativo dos alunos. E promover reflexão a respeito da formação dos educadores para o uso dos novos recursos de tecnologias digitais. A Metodologia trata-se de uma revisão integrativa de natureza qualitativa. A pesquisa qualitativa, segundo Hartmut Gunther constitui: “uma ciência baseada em textos, ou seja, a coleta de dados produz textos que nas diferentes técnicas analíticas são interpretados hermeneuticamente” (GUNTHER, 2006, p. 202).  Para este trabalho, foram realizadas pesquisas com base em livros, teses, dissertações e artigos que versam sobre o assunto. Os materiais selecionados para o trabalho foram pesquisas publicadas nos sites: Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Ciência e Tecnologia (BDTD – IBICT). Após a leitura do material, foi feito fichamento com os textos destacados e posteriormente foi realizada uma comparação entre os diversos autores. Finalmente foi construído o artigo. Como o tema é rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais se identificavam com a linha de pesquisa escolhida para o tema. Enfim, além das partes introdutórias e conclusivas, este estudo está dividido em mais duas seções: revisão da literatura pertinente ao tema aprendizagem criativa e a informática da educação como recurso de concepção da criatividade. Portanto, espera-se que esta pesquisa seja de relevância para todos da área da educação.

Palavras Chave: Aprendizagem Criativa; Papert; Informática na Educação.


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Como citar este capítulo?

De Oliveira, Ademilson Marques. A INFORMÁTICA DA EDUCAÇÃO COMO RECURSO DE CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA NA PERSPECTIVA DE PAPERT. In: REFLEXÕES, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 224-238. 

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700312,


SOFTWARE DE GESTÃO DE PESSOAS COMO RECURSO AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA GESTÃO EDUCACIONAL

Resumo:

Os softwares de gestão de pessoas são importantes recursos para organização, otimização de espaços e integração de informações dos diversos setores da instituição em um só lugar. Assim, o tema deste artigo formula-se a seguinte questão problema: quais as contribuições dos softwares de gestão de pessoas para a mediação de conflitos em gestão educacional? Portanto, o objetivo aqui é verificar se softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional, justifica-se, ainda, pela importância do uso dos softwares de gestão de pessoas para as instituições de educação atuais. Portanto, esta pesquisa é de relevância para todos da área da educação. Para este estudo, optou-se em uma pesquisa bibliográfica; com base em: sites de pesquisa científica, livros, artigos, revistas que versam sobre o assunto. Após a leitura dos materiais foi feito fichamento dos textos destacados. E finalmente foi construído um texto embasado nesses artigos. Como o tema é bastante rico em informações, priorizaram-se aquelas que mais identificavam com linha de pesquisa do tema adotado para o trabalho. Desse modo, além da parte introdutória e das considerações finais, esta pesquisa divide-se em mais três seções, onde na primeira parte trata- -se da gestão de pessoas versus mediação de conflitos na gestão educacional. Na segunda seção, apresenta-se uma reflexão sobre as métricas para a gestão escolar. Finalmente, na terceira parte, abordam-se as contribuições dos softwares de gestão de pessoas em mediação de conflitos, na gestão educacional.


Palavras Chave: Educação; Informática na Educação; Gestão de Pessoas; Software.


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Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques. SOFTWARE DE GESTÃO DE PESSOAS COMO RECURSO AUXILIAR NA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NA GESTÃO EDUCACIONAL. In: REFLEXÕES, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2022, v.01, p. 211-223. 

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9798886700312.

AS CONTRIBUIÇÕES DE SIGMUND FREUD NO COMBATE À ANGÚSTIA NA ADOLESCÊNCIA

 Resumo

A escolha deste tema surgiu da importância de se compreender os adolescentes e de se refletir sobre as tantas angústias e conflitos que recaem sobre esses indivíduos em suas buscas pela identidade. Entendemos que, quem compreende o mundo e as questões da adolescência, consegue desenvolver uma comunicação de qualidade com os adolescentes e, assim, tem mais possibilidades de ajudá-los a superar as dificuldades surgidas no processo do desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Acreditamos que a Psicanálise, criada por Freud, a partir do estudo do inconsciente, tem muito a colaborar no tratamento de sintomas decorrentes da angústia, pois ela fornece mecanismos que possibilitam melhor entendimento das subjetividades e das complexidades dos adolescentes. Freud é nascido de família judaica em Freiberg, na Morávia. Porém, sua família muda-se para Viena em busca de melhor qualidade de vida, pois lá os judeus tinham melhor aceitação social. Nessa época, Freud tinha apenas quatro anos de idade. Vale destacar que diversos acontecimentos ocorriam mundo afora. E alguns merecem destaque: como a Primeira Guerra Mundial, o início da Segunda Guerra Mundial, além da forte perseguição de Adolf Hitler aos judeus. Em 1881, Freud formou-se em Medicina, pela Universidade de Viena. E posteriormente, especializou-se em Neurologia. Também é considerado importante Psicólogo austríaco, além de lhe ser atribuído o título de criador, ou seja, o Pai da Psicanálise. Por volta do ano de 1895, Freud, juntamente com um amigo, por nome de Josef Breuer, publicou um estudo sobre histerismo – um forte descontrole emocional – sustentando que o sujeito histérico, em estado hipnótico, volta à origem do trauma, iluminando aqueles pontos que geraram a doença durante sua vida e que estão ocultos em suas profundezas. Portanto, eles perceberam a causa do mal e, em uma espécie de catarse, se liberta do distúrbio. Vale ressaltar que catarse “significa libertação do que é estranho à essência ou à natureza de uma coisa e que, por isso, a perturba ou corrompe” (ABBAGNAMO, 2007, p. 137). Enfim, para a confecção desse artigo, formulamos a seguinte questão- -problema: como superar os sintomas gerados pela angústia no período da adolescência, na perspectiva Freudiana? Pretendemos demonstrar que tais questões poderão ser superadas com diálogo, ética, afeto e amor. Procuramos refletir sobre a origem da angústia que, frequentemente, acomete o adolescente na busca por descobrir o que ele é e o que deseja em sua vida. Isto é, na busca pelo desenvolvimento de sua identidade individual. Este trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, já que trabalhamos com fontes secundárias, como livros, páginas da internet, revistas, artigos científicos, monografias e dissertações. Após a leitura do material bibliográfico, foram feitos fichamentos dos textos destacados. Posteriormente, cotejamos as ideias dos diversos autores mobilizados e refletimos sobre elas. Como a adolescência é um tema muito abrangente e bastante rico em informações, priorizamos aquelas que mais se identificam com nossa linha de pesquisa.


Palavras chave: Psicanálise; Freud; Adolescentes; Angustia.


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De Oliveira, Ademilson Marques. AS CONTRIBUIÇÕES DE SIGMUND FREUD NO COMBATE À ANGÚSTIA NA ADOSLESCÊNCIA. In: DIREITO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 102-116. 

Áreas do conhecimento: Psicanálise Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891185.

AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES PARA A CONTEMPORANEIDADE

 Resumo:

o final do Renascimento, no século XVII, a Europa passa por profundas transformações, um período em que se desenvolve uma crítica amadurecida ao período metafísico escolástico que se baseava na transcendência em busca de explicações, relacionadas à existência humana. Ao mesmo tempo em que Descartes era testemunha da crítica que se fazia à escolástica, aconteceu um encontro na Nunciatura Apostólica em Paris, no qual o padre Marino Mercenne, considerado o “Secretário da Europa douta”, juntamente com o cardeal Pierre de Bérulle, solicitou para que o pensador construísse uma filosofia nova. Uma filosofia que, na opinião do cardeal de Paris, “fechasse a boca” dos livres pensadores que estavam criticando a escolástica. Foi isso que motivou Descartes a estabelecer uma nova filosofia. E ao mesmo tempo, libertar a filosofia de todos aqueles embaraços que a escolástica trazia como herança da Idade Média. Neste contexto, nossa proposta é refletir sobre as contribuições de René Descartes para a contemporaneidade. Desta forma, propusemos uma investigação voltada para as Ciências Humanas, a fim de responder a seguinte problemática: quais as contribuições de Descartes para a contemporaneidade? O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância do filósofo para o pensamento atual. Justifica-se pela relevância acadêmica, nos mais variados aspectos educacionais. Para esta pesquisa, optamos pela metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais, sites e revistas que versam sobre o assunto. Após a leitura do material, fizemos fichamento com os textos destacados e, posteriormente, a comparação entre os diversos autores. Finalmente, construímos nosso artigo. Como o tema é bastante rico em informações, priorizaremos aquelas que mais se identificavam com a linha de pesquisa adorada para o trabalho. René Descartes, filósofo, cientista e matemático, realizou diversas descobertas para a humanidade. Apesar da vida intelectual relativamente curta, trouxe várias contribuições para o campo filosófico e científico. Ele possibilitou grandes conquistas, pertinentes à Filosofia Moderna, entre suas diversas obras. Os estudos da metafísica foram considerados um dos mais duradouros de suas realizações intelectuais. Justifica-se este trabalho pela relevância de Descartes para a sociedade atual. Isto desde a máxima “Penso, logo existo”, as coordenadas cartesianas e as diversas contribuições para o desenvolvimento do pensamento filosófico e científico. Assim, após nossa introdução, apresentaremos uma análise dos aspectos teóricos referente à temática. Em seguida, refletiremos as contribuições de Descartes para a atualidade. Por fim, após as diversas reflexões, mostraremos nossas conclusões.


Palavras Chave: Filosofia; Renê Descartes; Idade Moderna; Contemporaneidade.


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Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques. AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES PARA A CONTEMPORÂNEIDADE. In: DIREITO E SOCIEDADE.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.1, p. 40-53. 

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891185



GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO

 Resumo:

A gestão democrática e participativa que busca e trabalha para a criação de novos espaços educacionais procura superar as dificuldades inerentes à concretização de uma escola pública de qualidade. Diante desse contexto, pensamos a seguinte questão-problema para nosso artigo: “Qual é a importância da gestão democrática de pessoas em instituições educacionais”? Justifica-se este trabalho pela importância de competência e habilidades voltadas para uma Gestão Educacional, focado na liderança e na valorização do capital humano, visando a excelência em serviços prestados à sociedade. Portanto, são objetivos deste estudo: refletir sobre a gestão democrática no ambiente educacional, bem como suas características e benefícios. Esta pesquisa é de relevância para todos da área da Educação, como diretores, coordenadores, pedagogos, professores e demais agentes educacionais. Para este trabalho, optou-se por uma pesquisa bibliográfica; com base em: livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Após a leitura do material, foi feito um fichamento com os textos destacados e posteriormente foi realizada uma comparação entre os diversos autores. Desta forma, procuramos conhecer os vários conceitos de Gestão Democrática Educacional. Finalmente concluímos que o trabalho coletivo é de fundamental importância, diante das demandas do dia a dia do ambiente escolar.

Palavras Chave: Educação; Gestão Democrática; Liderança.


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Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques.
GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO
In: VISÕES SOBRE O ENSINO E A EDUCAÇÃO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 630-646.

Áreas do conhecimento: Gestão Educacional; Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891031.

O GOOGLE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

 Resumo

O Google Sala de Aula é um recurso gratuito e pode ser utilizado através de vários dispositivos tecnológicos, como computador, tablet, celular, lousa digital, entre outros. É um recurso que, aliado às TICs, contribui significativamente com a área da educação, tanto para os discentes como para os docentes. Logo, o tema desta pesquisa é o emprego da ferramenta Google Sala de Aula no ensino e tal temática surge da busca de novos conhecimentos sobre a informática na educação. Esta pesquisa poderá contribuir com os estudos daqueles que buscam compreender a dinâmica do desenvolvimento do ensino e da aprendizagem na atualidade baseado no princípio da educação significativa, voltada para as novas tecnologias. O objetivo deste estudo é refletir sobre as características e os benefícios que o Google Sala de Aula pode proporcionar à educação, ao processo de ensino e aprendizagem. Além disso, busca-se demonstrar à comunidade escolar que é possível utilizar tecnologias de baixo custo, visando a melhorar a qualidade das aulas. A pesquisa bibliográfica foi a metodologia selecionada para este trabalho. Também procedemos à análise de um minicurso sobre o software Google Sala de Aula voltado para professores, desenvolvido em caráter experimental, pelos alunos do curso de Pós-Graduação em Informática na Educação do IFES, no polo de Santa Teresa-ES. Este artigo, além das seções introdutória e conclusiva, está dividido em três outras seções. Na primeira parte, refletiremos sobre as TICs. Na segunda, será apresentada uma análise do projeto do minicurso Google Sala de Aula. Finalmente, no terceiro item, faremos um levantamento das possibilidades de contribuições deste software, destacando sua importância no processo de ensino e aprendizagem.


Palavras Chave: Tecnologia Educacional; Google Sala de Aula; Capacitação de Professores.


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Como citar este capítulo de livro?

De Oliveira, Ademilson Marques O GOOGLE SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA In: VISÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE EDUCAÇÃO.01 ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2021, v.01, p. 218- 237. Áreas do conhecimento: Informática na Educação Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Vários, ISBN: 9786589891017. 

GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...