segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

A ética na gestão da qualidade do serviço público

 Resumo

A partir de uma análise reflexiva das concepções éticas, e dialogando com diversos períodos históricos da antiguidade a contemporaneidade, propomos sistematizar nosso pensamento, a fim de trabalhar os pressupostos éticos como necessário para a gestão da qualidade no serviço público. Desta forma, o tema do nosso artigo formula a seguinte questão problema: “Por que a ética é indispensável na gestão da qualidade no serviço público?”. Em seguida, levantamos algumas hipóteses, tais como: Existe verdade absoluta do ponto de vista filosófico? É possível questionar as verdades éticas? Por que a ética é indispensável no serviço público? Qual a importância da ética na gestão da qualidade? Afinal, o nosso objetivo é demonstrar a necessidade da ética nas relações profissionais, a fim de que a instituição possa prestar serviços de excelência aos seus usuários. conclui-se que a ética é um pressuposto essencial para as relações pessoais e profissionais, pertinentes aos eventos da vida cotidiana. Deste modo, ela é primordial no processo da gestão da qualidade, na prestação de serviços públicos de excelência.


Palavras Chave: Gestão Pública; Ética; Qualidade; Serviço Público.


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VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO A RESPEITO DO ARTIGO




Como citar este Capítulo de Livro?

Ademilson Marques de Oliveira; MARQUES, HERLEM RAQUEL BARBOSA A ÉTICA NA GESTÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO PÚBLICO In: Ciência em Foco - Volume 06.1 ed.Nova Xavantina-MT: PANTANAL EDITORA, 2021, v.VI, p. 166-175. Áreas do conhecimento: Gestão Pública.

Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786581460174, Home page: https://editorapantanal.com.br/ebooks/2021/ciencia-em-foco-volume-vi/ebook.pdf 


Reflexões sobre a juventude Brasileira na perspectiva de São João Paulo II

RESUMO

Neste artigo, refletimos sobre as condições sociais, politica e econômica brasileira, com foco na juventude, na perspectiva de São João Paulo II, baseados em ideias filosóficas,sociológicas e teológicas. Promove-se um diálogo entre essas questões através da interdisciplinaridade com outros temas, como: ética, afeto, amor e solidariedade. Busca-se nesses pressupostos responder a seguinte questão problema: Por que é importante a proposta educativa e evangelizadora de São João Paulo II para a juventude, na superação dos desafios encontrados na sociedade brasileira, no século XXI? O procedimento metodológico adotado foi a análise bibliográfica. Portanto, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Conclui-se que ela poderá colaborar com o processo de compreensão de questões próprias da juventude, assim, ela poderá contribuir, inclusive, com o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas filosóficas e teológicas.

PALAVRAS CHAVE: João Paulo II; Juventude; Sociedade; Filosofia; Teologia.


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Como citar a referência bibliográfica dessa pesquisa?

Ademilson Marques de Oliveira. REFLEXÕES SOBRE A JUVENTUDE BRASILEIRA NA PERSPECTIVA DE SÃO JOÃO PAULO II In: Educação Dilemas Contemporâneos.1 ed.Nova Xavantina-MT: Pantanal Editora, 2021, v.VI, p. 6-16. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786588319598, Home page: https://www.editorapantanal.com.br/ebooks-capitulo.php?ebook_id=educacao-dilemascontemporaneos-volume-vi&ebook_ano=2021&ebook_caps=1&ebook_org=1

domingo, 28 de janeiro de 2024

O GOOGLE CLASSROOM NO ENSINO REMOTO DA UFES

Dissertação de Mestrado, de autoria de Ademilson Marques de Oliveira, apresentada ao Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre, em 09 de Agosto de 2023, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Informática da Educação. Orientador: Prof. Dr. Marcelo Augusto Rauh Schmitt.


Resumo:

Este estudo pertence à área das tecnologias educativas, mais especificamente, se concentra no ensino remoto durante o período da pandemia da Covid-19. Buscou-se compreender como o software Google Classroom pode colaborar para a qualidade do processo de ensino e aprendizagem e impactar no ensino da rede pública de Ensino Superior. Dessa forma, analisou-se como o Google Classroom foi utilizado na Universidade Federal do Espírito Santo para a implementação do ensino remoto em cursos de graduação. Verificou-se, ainda, como se dá o processo de ensino e aprendizagem por meio desse software e se ele é um recurso que influencia positivamente na qualidade da prática docente a fim de sugerir seu uso para outras instituições de ensino enquanto uma ferramenta tecnológica de apoio ao ensino presencial. Este estudo de caso é de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Conclui-se que o uso do Google Classroom foi viável no ensino remoto da UFES e poderá colaborar para a potencialização da qualidade do ensino híbrido na educação superior. 


Palavras-chave: Google Classroom. Ensino Remoto. Ensino Superior. UFES. 


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E para ouvir a apresentação da dissertação, clique no vídeo abaixo. 


O GOOGLE SALA DE AULA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Monografia, de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira, apresentada à Coordenadoria do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Informática na Educação do Instituto Federal do Espírito Santo, em 2018, Cefor/Reitoria, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Informática na Educação. Orientadora: Profª. Drª Mariella Berger Andrade.


Resumo:

Neste trabalho, são apresentados alguns benefícios que as tecnologias podem proporcionar à educação. Dessa forma, propôs-se uma investigação voltada para o tema das tecnologias educativas focalizando-se o software Google Sala de Aula a fim de se responder a seguinte questão-problema: como o software Google Sala de Aula pode colaborar no processo de ensino aprendizagem? Os procedimentos metodológicos adotados foram a análise bibliográfica e a análise de um minicurso voltado para professores cujo tema é o emprego da referida ferramenta online, portanto, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa. Concluímos que esta pesquisa poderá oferecer suporte para o uso de uma ferramenta que pode tornar o ensino mais atrativo, eficiente e eficaz. 

Palavras-chave: Tecnologias. Educação. Docência. Didática. Aprendizagem. 


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VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO





A NECESSIDADE DA FILOSOFIA DE RENÉ DESCARTES

Monografia de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira, referente à Graduação em Filosofia, apresentado à Universidade Católica de Brasilia, em 2011, como requisito parcial para obtenção do título de Graduado, sob orientação da prof.(a) Rochelle Cisne Frota de Abreu. 


Resumo:

O tema dessa monografia é “Demarcação do Método Cartesiano”. A problemática formulada foi: Qual é a importância da demarcação do método cartesiano? O objetivo desse trabalho é demonstrar a importância de Descartes para o pensamento atual. Justifica-se este trabalho pela importância de Descartes para a nossa sociedade atual, desde a máxima “Penso, logo existo!” as coordenadas cartesianas, além das muitas contribuições para a filosofia e Matemática. Para este trabalho optou-se em uma metodologia de pesquisa bibliográfica, com base em livros, artigos, monografias, dissertações, teses, jornais e revistas que versam sobre o assunto. Concluiu-se que a demarcação do método cartesiano trouxe uma grande evolução para a história da humanidade. 

PALAVRAS-CHAVE: Demarcação. Método Cartesiano. Descartes.


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VÍDEO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ARTIGO





Google Classroom in the Teaching and Learning Process From Piaget's Perspective

Este artigo é de autoria de: Ademilson Marques de Oliveira; Marcelo Augusto Rauh Schmitt. Ele foi publicado na Revista International Journal of Arts and Social Science. ISSN: 2581-7922, Volume 6 Issue 9, September 2023.


Summary

Faced with the new demands of education in the current scenario, we seek, in this article, to understand the following question: what is the importance of understanding Piaget's constructivism for the systematization of classes in Google Classroom? Our objective is to demonstrate the need to understand Piaget's theory of constructivism for education mediated by Digital Information and Communication Technologies. The methodology used is bibliographical research and we concluded that the constructivist theory brought a great contribution to the evolution of the use of informatics in education. Thus, Piaget's studies can support studies of the teaching and learning process in the context of information technology in education, and, in particular, can support a teaching practice specifically focused on the use of Google Classroom. 

Keyword: Piaget; Google Classroom; teaching; learning.


VÍDEO DE APRENTAÇÃO



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A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E SEUS ASPECTOS HISTÓRICOS: O QUE O REVELA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA?

 Este artigo, é de autoria de, Ademilson Marques de Oliveira. Ele foi publicado na Revista Contemporânea, v. 4, n. 1, 2024. ISSN 2447-0961, em janeiro de 2024.


RESUMO

A reflexão a respeito da educação pública brasileira, do ponto de vista historiográfico é de grande valia como vacina contra a ingenuidade. Deste modo, este artigo de revisão busca verificar a trajetória histórica a respeito das políticas educacionais. Portanto, está resenha bibliográfica visa colaborar na construção do conhecimento a fim de pensar as demandas atuais. Este texto, orienta-se a partir da seguinte questão: como o conhecimento histórico da educação brasileira pode colaborar na busca por melhoria da qualidade do ensino público? Portanto, é objetivo deste estudo fazer uma análise da educação brasileira e sua relação com os movimentos sociais referente ao século XX e XXI e verificar os aspectos históricos do uso da informática na educação no Brasil. Por fim, conclui-se, com base no material bibliográfico consultado, que o conhecimento historiográfico apresenta fundamental importância frente às demandas do dia a dia do ambiente escolar. Ele colabora qualitativamente como recurso para elaboração de planejamento estratégico, visto que por meio da relação do passado com o presente, poderá contribuir para a superação das deficiências no ensino e contribuir para concepção de uma educação pública de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, História, Políticas Educacionais.


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GESTÃO EDUCACIONAL: COMO OS SOFTWARES DE GESTÃO DE PESSOAS PODEM COLABORAR NO PROCESSO MEDIAÇÃO DE CONFLITOS?

  RESUMO O objetivo desse estudo é verificar se os softwares de gestão de pessoas colaboram na mediação de conflitos na gestão educacional. ...