Cinema, Filmes e Psicanálise



Autor: Ademilson Marques de Oliveira

Resumo: Pretendemos abordar neste estudo uma reflexão sobre filmes cinematográficos, voltados para o terror e fazer uma análise do ponto de vista da Psicanálise, visando identificar se filmes dessa categoria podem colaborar para o desenvolvimento de histerias. E, caso seja positivo, pretende-se apresentar meios de se prevenir e resguardar a saúde mental. Também, buscaremos discutir o comportamento da indústria cultural, a partir do pensamento de alguns filósofos que falam sobre o assunto. O método utilizado é o levantamento de dados bibliográficos e visualização de filmes. Conclui-se que o medo, de forma geral, inclusive os provocados por filmes de terror podem gerar fortes emoções e, assim, poderá gerar alguns desequilíbrios emocionais, de cunho passional.

Palavras chaves: Cinema, Filmes, Psicanálise, Ciência, Saúde Mental.

Introdução
A partir da proposta deste trabalho, pensou-se em desenvolver um estudo, onde fosse discutido os papeis da industrial cultural, na visão de Theodor Adorno, sem perder o foco da visão psicanalítica, a respeito das imagens, filmes e cinemas.

Neste aspecto selecionamos os filmes: O filme escolhido para este trabalho tem como título “Geleira Sangrenta de 2018” e o “O Demônio da Rua Willow”.

Desta forma, o seguinte questão problema é proposto: Os filmes de terror pode ocasionar em algumas pessoas, doenças como histeria ou transtorno de pânico, se elas ficarem com muito medo?

Para respondermos esta problemática, dedicaremos a questões voltadas para Psicanálise, Neuroanatomia e Filosofia.

Com esta análise pretendemos encontrar possibilidades de viver com melhor qualidade de vida, visando se evitar a provocação de doenças emocionais.

Discussão do assunto
Em uma visão psicanalítica, percebe-se que a industrial cultural, termo pensado por Theodor Adorno, talvez, tenha feito de certa forma, uma imposição que determina valores e modelos de comportamentos da sociedade. Isso, aparentemente faz com que a criatividade do homem possa ser bloqueada, onde passa aceitar passivamente os fins estabelecidos pelos detentores dos veículos de comunicação, por meio de imagens e cenas cinematográficas. Esses comportamentos das redes de cinema podem causar prazer ou desprazer às pessoas, pois provocam fortes emoções, podendo acarretar traumas, dependendo da sensibilidade de cada um, o que poderá ser geradores de doenças.

O filme escolhido para este trabalho tem como título “Geleira Sangrenta de 2018”, categoria filme de terror. Ele relata que nos Alpes austríacos, um misterioso e fantasioso evento começa a ocorrer: das montanhas do local, um líquido estranho e bizarro começa a escorrer. Um grupo de cientistas é enviado para solucionar a misteriosa problemática do vazamento, que está afetando a vida selvagem do local de maneira assustadora.  Outro filme, que merece destaque é: “O Demônio da Rua Willow, que também é de terror. Ambos, em diversas situações poderão levar algumas pessoas a crise de medo e fobias, levando a pessoas a pânico. Essa situação poderá  movimentar o lado passional do sujeito, na visão psicanalítica freudiana. Talvez, isso poderá levar ao desenvolvimento de histerias, como por exemplo o transtorno de pânico.

Valem ressaltar que, os ataques de pânicos são causados por transtorno de pânico, eles caracterizam-se pela ocorrência repentina, os quais, por sua vez, podem ser definidos por fortes emoções, que geram desequilíbrio emocional, causando mal-estar ou medo.  Isso gera sintomas relacionados as doenças psicossomáticas, tais como: muito medo de perder o controle e de morrer, sensação de sufocamento, tremores, taquicardia e até desmaio, entre outros.   

Os profissionais que tratam a saúde mental têm grandes desafios, um deles é avançar nas pesquisas pré-clínicas, no campo, talvez, da Neurociência. Ela poderá ser um caminho para ajudar a solucionar esta problemática, em razão da produção científica disponibilizada por ela. 

É preciso combater o mau do medo exagerado, pois ele pode inibir a qualidade de vida das pessoas. Será como que ocorre a movimentação da rede central do medo?  Segundo estudos publicados na Revista Brasileira de Psiquiatria, pelos pesquisadores: Marco André Mezzasalma; Alexandre M Valença; Fabiana L Lopes; Isabella Nascimento; Walter A Zin; Antonio E Nardi acontece assim: 

A informação sensorial passa para o estímulo condicionado, e atravessa o tálamo anterior até o núcleo lateral da amígdala, sendo, então, transferido para o núcleo central da amígdala. O núcleo central da amígdala atua como ponto central para disseminação de informações, que então coordenam as respostas autonômicas e comportamentais. Vias eferentes do núcleo central da amígdala possuem diferentes destinos: o núcleo parabraquial, produzindo aumento no ritmo respiratório; o núcleo lateral do hipotálamo, ativando o sistema nervoso simpático e causando ativação autonômica e descarga simpática; o locus ceruleus, resultando em um aumento da liberação de norepinefrina com consequente aumento na pressão arterial, frequência cardíaca e resposta comportamental ao medo; o núcleo paraventricular do hipotálamo, causando aumento na liberação de adrenocorticóides; e a substância cinzenta periaquedutal, responsável por respostas comportamentais adicionais, incluindo comportamentos de defesa e paralisia postural. (Rev. Bras. Psiquiatr. vol.26 no. 3 São Paulo Sept. 2004).

Há relatos de pessoas que após assistirem filmes de terror, tiveram muito medo, inclusive até de desligar a televisão, perderam o sono e tiveram a sensação de insegurança. Fatos como esses são hipóteses que poderá causar algum tipo de histeria ou doenças psicossomáticas, até mesmo transtorno de pânico, por conta do desequilíbrio emocional desenvolvido. 

Vale ressaltar que o ataque de pânico é originado de uma emoção forte, devido ao medo. Esse sentimento atinge o Sistema Nervoso Central, pois, na rede do medo estão algumas estruturas encefálicas responsáveis por identificar estas sensações. Pode-se citar como exemplo: o hipotálamo, a ínsula, o córtex pré-frontal, o tálamo e etc. Portanto, é importante ser seletivo nas escolhas de imagens, filmes e cinemas, visando à prevenção da saúde mental.

Considerações finais
Freud orienta sobre os sintomas das histerias, das doenças psicossomáticas, ou seja, aquelas ligadas a questões emocionais.  

Diante do que ele ensina, entende-se a necessidade do equilíbrio emocional e das paixões, ou seja, do movimento passional, visando viver com uma melhor qualidade de vida, por isso, a importância de saber selecionar imagens, filmes e programas de TV de qualidade, visando evitar possibilidades de enfraquecimento da saúde mental, emocional, para que possa viver melhor. 

Referencia bibliográfica:
Associação Psiquiátrica Americana. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM-IV-TR. Trad. Claudia Dornelles. 4ª ed. rev. Artmed, Porto Alegre, pp. 419-431, 2002.       

BOCCA, Francisco Verardi. Paixões e Psicanálise: Dimensões Modernas da Natureza Humana. Vitória-ES: UFES, Secretaria de Ensino à Distância, 2017.
PERES, Daniel Omar. A Ética da Psicanálise. Vitória-ES: UFES, Secretaria de Ensino à Distância, 2017.

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Do Romantismo até nossos dias. Vol. 3. 8ª ed. São Paulo: Paulus, 2007.


SIKTER, Andras, FRECSKA, Ede, BRAUN, Ivan Mario et al. O papel da hiperventilação: a hipocapnia no patomecanismo do distúrbio de pânico. Rev. Bras. Psiquiatria, 2006. ISSN 1516-4446. In press 2006. 

SOARES FILHO, Gastão Luiz Fonseca, VALENCA, Alexandre Martins e NARDI, Antonio Egidio. Dor torácica no transtorno de pânico: sintoma somático ou manifestação de doença arterial coronariana? Rev. psiquiatr. clín., 2007, vol.34, no.2, p.97-101. ISSN 0101-6083.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História dos beija-flores no ES, Brasil: Ícone cheio de cores e flores

A Contribuição de Sócrates para a História da Metafísica

Filosofia da Religião: A Dessacralização da Natureza na Era Moderna