Fichamento
HOBBES,
Thomas. Capítulos: Leviatã. Tradução de João Paulo Monteiro e Maria
Beatriz Nizza da Silva. _
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FRANCISCO, V.
Bocca. Paixões e Psicanálise: Dimensões Moderna da Natureza Humana. Vitória,
ES: UFES, 2017. __________________________________________________________________________
Hobbes concluiu que o homem
embora vivendo em sociedade, não possui o instinto natural de sociabilidade,
como afirmou Aristóteles. Cada homem sempre encara seu semelhante como um
concorrente que precisa ser dominado. Onde não ouve o domínio de um homem sobre
outro, dirá Hobbes, existirá sempre uma competição
intensa até que esse domínio seja alcançado.
Nesta disputa infindável entre os homens em estado de natureza
foi gerar um estado de guerra e de matança permanente nas comunidades
primitivas. Nas palavras de Hobbes: "o homem é
o lobo do próprio homem". A única solução foi a criação artificial da
sociedade política, administrada pelo Estado. Os homens tiveram que firmar um
contrato entre si, pelo qual um transferia seu poder de governar a si próprio
para um terceiro - o Estado, para que esse governasse a todos, impondo ordem,
segurança, e direção a conturbada vida social. Essas ideias foram apresentadas
por Hobbes em sua obra Leviatã.
Para Hobbes, a única maneira que os
homens tinham para instruir, entre si, um poder comum era conferir toda sua
força e poder a um homem, ou a uma assembleia de homens, que possa reduzir suas
diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. É na autoridade
que consiste a essência do Estado, a qual pode ser assim definida: uma pessoa
de cujos atos uma grande multidão, mediante pactos recíprocos uns com os
outros, foi instituída por cada um como autora, de modo a ela poder usar a
força e os recursos de todos, da maneira que considerar conveniente, para
assegurar a paz e a defesa comum. Àquele que é portador dessa pessoa se chama
Soberano, e dele se diz que possui poder soberano. Todos os restantes são
súditos. Hobbes imagina um estado de natureza
marcado pela violência e pela "guerra de todos contra todos
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