Postagens

As quatro definições de metafísica de Aristóteles comparadas com a proposta metafísica de Platão

Autor: Ademilson Marques de Oliveira  Na filosofia de Aristóteles encontramos quatro definições, a saber: Como em ciência investigativa e reflexiva dos princípios e das primeiras causas, subdividida em causa material, formal, eficiente e final. Como ciência que questiona o ente enquanto aquilo do qual ele é constituído, ou seja, o ser do ente. Como ciência que investiga as substâncias. Aristóteles ainda em metafísica fala da ciência que investiga o supra sensível, ou seja, aquela que excede a percepção física e empírica do objeto. Por outro lado, as ideias de Platão são o que há de mais real. São os princípios supremos de toda realidade que contém as formas sensíveis. Ele atribui as suas ideias ao estatuto das realidades transcendente. Platão, trata de um mundo ideal e do mundo real. Para ele, o mundo ideal, ou seja, o universo das ideias é um mundo perfeito; Já o mundo real, ou seja, o mundo material. É o mundo das imperfeições. Aristóteles aceita a navegação

Crítica das éticas dos deveres prima facie as propostas deontológicas quanto as consequencialistas

  Autor: Ademilson Marques de Oliveira Introduz numa primeira instância, como pressuposto a boa vontade. Uma ação praticada por dever deve ter o seu dever moral, não no próximo que como ela se quer atingir, mas na máxima que a determina; não depende portanto da realidade do objeto da ação, mas somente do princípio do querer segundo o qual a ação, abstraindo de todos os objetos da faculdade de desejar, foi praticada.

As vantagens e os problemas inerentes a Ética Utilitarista e seus principais pressupostos filosóficos

  Autor: Ademilson Marques de Oliveira Para o Utilitarismo, o que importa é a felicidade. Entende-se por felicidade ausência de dor e prazer; e por infelicidade a privação do prazer. Dessa forma os fins justifica os meios. Esta doutrina privilegia a maioria. Por outro lado, nem sempre, é bom decidir pela maioria, mas sim, observar a qualidade desta maioria. Segundo a doutrina Utilitarista, precisamos de maximalizar aquilo que é bom. Para que saibamos se a nossa ação foi boa, precisamos medir a consequência de tal ato. No entanto, entre tantas vantagens oriunda do Utilitarismo, também é visível uma grande falha: privilegiar o qualitativo em detrimento ao quantitativo. O Utilitarismo por não considerar a minoria, pode cometer injustiças por desprezar a qualidade, considerando apenas a maioria.

Giro Pragmático da Filosofia Alemã

  Autor: Ademilson Marques de Oliveira O Giro Pragmático da Filosofia Alemã tem como um de seus personagens principais Wittgenstein. Ele é de alta importância para a Filosofia da Linguagem. Este escreveu importantes obras como “O Tratactus e as Investigações Filosóficas”.  A diferença entre essas duas obras são: uma ele trata a linguagem como uma questão fenomenológica e na outra como uma atividade mais simples, ou seja, a linguagem cotidiana. Outro fato importante é a Escola de Oxford, ela compreendia que a descrição da realidade é apenas uma das funções para as quais nos servimos da linguagem, esta privilegiou a análise filosófica a partir da linguagem comum. Seus principais pensadores foram: Gilberto Ryle, John Austin, Paul Grice e Peter Strawson. Já em relação aos problemas da verdade, Habermas buscou solucioná-los através de um esquema pragmático. Ele tenta nos mostrar que as teorias clássicas da verdade não conseguem resolver os problemas associados com os concei

As relações entre as questões lógicas e epistemológicas de acordo com o positivismo lógico

  Autor: Ademilson Marques de Oliveira As questões lógicas e epistemológicas se relacionam por meio da busca da verdade. Esta verdade é buscada através da lógica, ou seja, da matemática, visando chegar ao conhecimento. O Filósofo Putnam, é um dos principais filósofos americano. Seus estudos foram voltados para a relação mente-corpo, o seu debate se concentrou no realismo metafísico, que resultou em outro debate, o realismo interno. Através da influência do positivismo, hoje temos várias áreas de estudo voltado para as ciências humanas, tais como: Sociologia, Antropologia e Psicologia. Pode –se afirmar que foi através do positivismo que seu deu o desenvolvimento científico existente hoje.

Análise, interpretação e definição de fundacionismo clássico e as principais objeções a essa área do conhecimento

Autor: Ademilson Marques de Oliveira  Sabe-se que o conhecimento se dá através da crença, verdade e justificação, ou seja, a repartição tripartite. Há uma categoria de crenças sobre as quais temos conhecimentos seguro, chamadas de crenças fundacionais, ou crenças de base, em relação à interpretação dos fenômenos naturais. Portanto, a forma clássica de fundacionismo baseia-se na afirmação de J. Locke, que diz que todo o nosso conhecimento deriva de nossa experiência sensorial, isto é, experiência imediata. E, nesse contexto, que se constrói um território metafísico e epistemológico, a partir do método, significa dizer que a justificação da crença se dá em conformidade com as regras ou critérios de conhecimentos. Percebe-se portanto, que pela justificação, a teoria do conhecimento busca a universalidade de suas proposições, a partir da necessidade lógica inerente a matemática, à geometria e à lógica. O conhecimento se apresenta como um campo demarcado de investigação,

Razão e Fé na Filosofia de Santo Tomás de Aquino e a diferenciação do Crer para entender de Santo Agostinho

Autor: Ademilson Marques de Oliveira Santo Tomás de Aquino, seguidor da filosofia aristotélica defende que a razão e a fé são áreas de conhecimentos diferentes. Entretanto, uma completa a outra, de forma que estes dois conhecimentos nos permitem alcançar o equilíbrio.  Assim, é preciso que façamos a experiência de Deus, quanto mais experiência, mais conhecimento. Para Ele nós somos instrumentos para a manifestação de Deus. Por outro lado, santo Agostinho, platonista, defende a ideia do “crer para entender”, assim, ele não valoriza a experiência. Para Santo Agostinho, razão e fé estão juntos, portanto, tratados filosóficos e teológicos não podem ser tratados separados.