Postagens

O uso da internet na educação

                                       Autor: Ademilson Marques de Oliveira Na atualidade depara-se um forte progresso do uso da internet na educação. Mas quando que ela chegou às escolas? Qual sua finalidade? Suas vantagens? E desvantagens? Segundo a historiografia, quem usou primeiramente a internet foram os militares. Entretanto, foi com rapidez que este instrumento se tornou necessário em diversos tipos de comunicação. Neste contexto, chegou às escolas, por volta da metade dos anos 90. Vale ressaltar que umas das principais finalidades da internet na educação, são: tornar a informação mais democrática; possibilitar o acesso das pessoas em instituições de ensino, ainda que distantes geograficamente; flexibilizar horários de estudo, diminuir custeios, facilitar a conecção, interação e a colaboração entres os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, etc. A internet é uma das grandes invenções do homem. Sua presença nos ambientes educacionais elevou os alunos

Quais são os modelos de computadores mais comum na atualidade?

Autor: Ademilson Marques de Oliveira  Segundo pesquisa realizada, por meio da internet, na atualidade, no mercado encontram-se diversas marcas por empresas conceituadas, tais como: HP, Lenovo, Semp Toshiba e Dell. Mas, será que interessante comprar uma dessas máquinas ou adquirir o computador em lojas ou por técnicos que oferecem este tipo de produto. “Os desktops de marcas conceituadas são projetados por engenheiros especializados, que combinam as peças do computador de forma que este obtenha o máximo de desempenho aliado a um custo aceitável. Assim, geralmente não é preciso se preocupar com aquecimento do processador, por exemplo, já que o interior do computador é devidamente ventilado. Por causa destas características, estas máquinas tendem a ter menos problemas do que os computadores montados indiscriminadamente em lojas. Ainda há o fato de o suporte destas empresas, em geral, ser eficiente”. Vale ressaltar a importância dos processadores, visto que ele é o “cérebro” da má

TEORIAS DA PSICOLOGIA DAS APRENDIZAGENS

Imagem
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO  PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  ALUNOS: ADEMILSON MARQUES DE OLIVEIRA LINDOMAR TONINI  LOHAYNNE GOMES MELLO  LUANA BERGER  MELISSA RONCETE Trabalho apresentado às disciplinas de Introdução à Informática: Computador Ferramenta e Teorias da Aprendizagem e Docência no Contexto Digital, do Curso de Pós graduação em Informática na  Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, como requisito parcial para  aprovação nas disciplinas. Para acessar está pesquisa completa, clique em:  EU QUERO APRENDER MAIS!

Será como está sendo a postura do mestre na contemporaneidade?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira Segunda a historiografia, desde a antiguidade já se deparava com estas posturas de mestrias, tanto a do mestre instrutor como a do mestre emancipador. Será como está sendo a postura do mestre na contemporaneidade? A pedagogia dos Sofistas estava voltada para o modelo do mestre instrutor, ou seja, o modelo de educação tradicional, bastante presente em grande parte de nossas escolas, em pleno século XXI. O mestre instrutor é o “dono do saber”; Já o mestre emancipador, proposto por Joseph Jacotot, encaminha os alunos para utilizar sua própria inteligência. Inclusive, ele critica Sócrates, assinalando que ele não propôs a partir do seu método, uma emancipação intelectual. Embora, Sócrates tenha revolucionado o ensino na sua época. Fato que levou a perder a própria vida, ao ser condenado a tomar cicuta. Vale ressaltar algumas posturas do mestre instrutor, tais como: cumprir obrigações. Assume a função de transmissor e reprodutor de conhecime

A postura do mestre na contemporâneidade

Autor: Ademilson Marques de Oliveira   A contemporaneidade nos convida a repensar a prática docente. Neste sentido, será qual postura deve ter o “Mestre Contemporâneo”? Pensar a educação na sociedade da informação, no século, exige considerar um leque de aspectos relativos às tecnologias de informação e comunicação, a começar pelo papel que elas desempenham na construção de uma sociedade que tenha como umas das prioridades principais a inclusão e a justiça social. Neste contexto, enumeram-se algumas ferramentas que podem ser consideradas como recurso de aprendizagem, que colaboram bastante no processo de ensino e aprendizagem, muito utilizado na EAD, que são: Wiki, Blog, Chat, Fórum, You Tube, Vídeo Aula , Web conferencia, entre outras. Estas ferramentas colaboram para a democratização do ensino, e para a fomentação de uma educação emancipadora, onde o mestre encaminha o aluno para utilizar sua própria inteligência. Dessa forma, o mestre contemporâneo, deve buscar s

Qual a relação apresentado por Sócrates, com a postura do professor ou tutor EaD?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira A Relação entre educação e tecnologia não é recente.  Desde os primeiros desenhos elaborados com fins comunicacionais, a tecnologia vem se desenvolvendo de forma constante. Segundo a fala da professora Cláudia Murta, "a reflexão sobre o paradoxo pode nos trazer elementos para abordarmos a metodologia EaD, na medida em que tal metodologia apresenta uma proposta educativa que se afasta daquela contemplada no ensino tradicional. Na EaD, o professor assume uma postura diferenciada. Uma das funções desse tipo de professor é de não entrar em relação com o aluno, como aquele que possui o saber". É importante recordar que a educação a distância ocorre já a séculos. Talvez, até esteja equivocado, mas este modo de educar pode ter começado com o Apóstolo Paulo, pois este escrevia cartas para diversas comunidades, visando levar conhecimento a vários grupos de população. Vale ressaltar que para a historiografia, a ordem cronológica do 

A postura do Mestre na Antiguidade Clássica

Autor: Ademilson Marques de Oliveira Segundo a historiografia, a História da Filosofia e a da Educação andam entrelaçadas. Neste contexto, depara-se na Grécia Antiga, com uma metodologia de educação, denominada de Sofistas e com o método da Maiêutica, pensado por Sócrates. Afinal, como era desenvolvido o método Sofista? E qual é a importância de Sócrates neste cenário? O Saber sofístico acontecia através da transmissão de conhecimentos, por meio de conferências e assembleias. Esses pensadores se consideravam detentores do conhecimento. Usavam a metodologia de provocar reações nos aprendizes, usando estratégias de sedução. Eles visavam estimular seus alunos a serem reprodutores de seus pensamentos. Vale ressaltar que no método sofista, o conhecimento está centralizado no professor. Inconformado com tal conduta surge Sócrates, quebrando paradigmas, com o método da Maiêutica. Para Sócrates, o sujeito é grávido do saber. Portanto, o que ele precisa é de dar a luz, ou se