Postagens

A POLÍTICA FREUDIANA

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira Ao refletirmos sobre a política freudiana, o criador da psicanálise, algumas características, ligada ao espírito da época merecem ser relembrados, considerando que Freud viveu entre os anos de 1856 a 1939.  Então, pergunta-se: qual é a origem familiar de Freud? Quais os principais eventos que aconteciam no mundo naquela época? Em que ele é formado? Quando e como surgiu a psicanálise? Qual a contribuição da política em Freud? Segundo a historiografia, Freud é nascido de família judaica em Freiberg (na Morávia). Porém, sua família muda-se para Viena em busca de melhor qualidade de vida. Lá os judeus tinham melhor aceitação social. Nesta época Freud tinha apenas quatro anos. Vale destacar que diversos acontecimentos aconteciam do mundo afora, mas alguns merecem destaque, tais como: a “Primeira Guerra Mundial” e o início da “Segunda Guerra Mundial”, além da forte perseguição de Adolf Hitler, aos judeus. Freud formou-se em Medic

A TEORIA DO PROGRESSO EM FREUD

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira Sigmund Freud é uma referência fundamental para a compreensão da modernidade e seus impasses. Será o que Freud refere em relação à Teoria do Progresso? Ao fazermos um paralelismo profundo entre mental e social, talvez, poderemos encontrar elementos suficientes para esta reflexão. Neste contexto, entende-se que o sujeito é um conjunto de competências e habilidades adquiridas ao longo da vida, por meio de diversas formas de interação, através do relacionamento com a natureza, com o mundo e consigo mesmo, ou seja, o processo acontece influenciado pelo meio. Dessa forma, a teoria do Freud coloca o sujeito, na condição de um ser em construção, sujeito a imperfeições. Por outro lado, é desenvolvido no sujeito, no aspecto social, personalidades psíquicas e patológicas.  Vale ressaltar que, neste processo, o comportamento do sujeito se dá por uma via de mão dupla. Ele é influenciado, mas, também influencia seus costumes,

A Filiação de Freud ao Estatuto das Ciências Naturais

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira Ao abordarmos as ideias do fundador da psicanálise, algumas características, ligada ao espírito da época merecem ser relembrados, considerando que Freud viveu entre os anos de 1856 a 1939.   Então, pergunta-se: qual é a origem familiar de Freud? Quais os principais eventos que aconteciam no mundo naquela época? Em que ele é formado? Quando e como surgiu a psicanálise? Como se deu a filiação de Freud ao estatuto das ciências naturais, bem como a articulação entre enfoque quantitativo e qualitativo que o aparelho neurológico demanda? Segundo a historiografia, Freud é nascido de família judaica em Freiberg (na Morávia). Porém, sua família muda-se para Viena em busca de melhor qualidade de vida. Lá os judeus tinham melhor aceitação social. Nesta época Freud tinha apenas quatro anos. Vale destacar que diversos acontecimentos aconteciam do mundo afora, mas alguns merecem destaque, tais como: a “Primeira Guerra Mundial” e o início da “Segunda Guer

O uso da internet na educação

                                       Autor: Ademilson Marques de Oliveira Na atualidade depara-se um forte progresso do uso da internet na educação. Mas quando que ela chegou às escolas? Qual sua finalidade? Suas vantagens? E desvantagens? Segundo a historiografia, quem usou primeiramente a internet foram os militares. Entretanto, foi com rapidez que este instrumento se tornou necessário em diversos tipos de comunicação. Neste contexto, chegou às escolas, por volta da metade dos anos 90. Vale ressaltar que umas das principais finalidades da internet na educação, são: tornar a informação mais democrática; possibilitar o acesso das pessoas em instituições de ensino, ainda que distantes geograficamente; flexibilizar horários de estudo, diminuir custeios, facilitar a conecção, interação e a colaboração entres os protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, etc. A internet é uma das grandes invenções do homem. Sua presença nos ambientes educacionais elevou os alunos

Quais são os modelos de computadores mais comum na atualidade?

Autor: Ademilson Marques de Oliveira  Segundo pesquisa realizada, por meio da internet, na atualidade, no mercado encontram-se diversas marcas por empresas conceituadas, tais como: HP, Lenovo, Semp Toshiba e Dell. Mas, será que interessante comprar uma dessas máquinas ou adquirir o computador em lojas ou por técnicos que oferecem este tipo de produto. “Os desktops de marcas conceituadas são projetados por engenheiros especializados, que combinam as peças do computador de forma que este obtenha o máximo de desempenho aliado a um custo aceitável. Assim, geralmente não é preciso se preocupar com aquecimento do processador, por exemplo, já que o interior do computador é devidamente ventilado. Por causa destas características, estas máquinas tendem a ter menos problemas do que os computadores montados indiscriminadamente em lojas. Ainda há o fato de o suporte destas empresas, em geral, ser eficiente”. Vale ressaltar a importância dos processadores, visto que ele é o “cérebro” da má

TEORIAS DA PSICOLOGIA DAS APRENDIZAGENS

Imagem
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO  PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO  ALUNOS: ADEMILSON MARQUES DE OLIVEIRA LINDOMAR TONINI  LOHAYNNE GOMES MELLO  LUANA BERGER  MELISSA RONCETE Trabalho apresentado às disciplinas de Introdução à Informática: Computador Ferramenta e Teorias da Aprendizagem e Docência no Contexto Digital, do Curso de Pós graduação em Informática na  Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo, como requisito parcial para  aprovação nas disciplinas. Para acessar está pesquisa completa, clique em:  EU QUERO APRENDER MAIS!

Será como está sendo a postura do mestre na contemporaneidade?

 Autor: Ademilson Marques de Oliveira Segunda a historiografia, desde a antiguidade já se deparava com estas posturas de mestrias, tanto a do mestre instrutor como a do mestre emancipador. Será como está sendo a postura do mestre na contemporaneidade? A pedagogia dos Sofistas estava voltada para o modelo do mestre instrutor, ou seja, o modelo de educação tradicional, bastante presente em grande parte de nossas escolas, em pleno século XXI. O mestre instrutor é o “dono do saber”; Já o mestre emancipador, proposto por Joseph Jacotot, encaminha os alunos para utilizar sua própria inteligência. Inclusive, ele critica Sócrates, assinalando que ele não propôs a partir do seu método, uma emancipação intelectual. Embora, Sócrates tenha revolucionado o ensino na sua época. Fato que levou a perder a própria vida, ao ser condenado a tomar cicuta. Vale ressaltar algumas posturas do mestre instrutor, tais como: cumprir obrigações. Assume a função de transmissor e reprodutor de conhecime